Evans domina classificação e crava pole para eP de Santiago. Massa é 4º

O treino de classificação para o eP de Santiago, primeiro da categoria em 2020, terminou com uma Superpole um tanto quanto surpreendente e a pole dominante para a Jaguar de Mitch Evans

Após um começo pouco promissor em Ad Diriyah e treinos livres sem brilho no Chile, Santiago viu uma nova figura dominar uma atividade importante: Mitch Evans, da Jaguar, anotou duas voltas na casa de 1min04s. Impressionante se levado em conta que ninguém mais conseguiu sequer uma no treino classificatório na manhã deste sábado (18), em Santiago. 
 
O piloto da Nova Zelândia já havia sobrado na fase de grupos da classificação, com 0s25 mais rápido que o segundo colocado, Maxmilian Günther. Já na Superpole, cravou 1min04s827 e fez 0s27 melhor que o segundo colocado, novamente Günther. Assim, mesmo sem a pole – que Alexander Sims fizera nas duas etapas da Arábia Saudita -, a BMW permanece na primeira fila. 
 
O terceiro lugar ficou com Pascal Wehrlein e a Mahindra, ao passo que Felipe Massa colocou a Venturi na quarta colocação. Os quatro carros impulsionados por motor Mercedes terminaram no top-10, mas Massa foi quem mais se destacou. Oliver Turvey e Sébastien Buemi fecharam o grupo que foi à Superpole, enquanto Edoardo Mortara, Nyck de Vries, Stoffel Vandoorne e António Félix da Costa fecharam o top-10.
A situação de Lucas Di Grassi é mais complicada: após bater no muro durante o grupo 1 – instantes depois de Oliver Rowland fazer o mesmo -, o piloto da Audi larga somente na última fila, 23ª colocação. Atrás dele, somente Ma Qing Hua, que não conseguiu treinar por conta da batida do TL2.
 
O eP de Santiago tem largada marcada para as 16h (de Brasília).
Mitch Evans (Foto: Jaguar)

Grupo 1 – Alexander Sims, Stoffel Vandoorne, Sam Bird, Oliver Rowland, Lucas Di Grassi e André Lotterer

 

O primeiro corajoso a sair para a pista foi André Lotterer, mas a volta do alemão realmente foi alta, como de costume para quem abre o treino. Rapidamente, Vandoorne cravou um giro 0s2 mais rápido. Entretanto, as coisas piorariam logo em seguida. 
 
Rowland perdeu o ponto de freada e acertou a Nissan no muro, enquanto Di Grassi passou na sequência, perdeu a traseira e fez o mesmo. Como resultado, os dois vão começar a corrida no fim do grid. Atrapalhados, Sims e Bird terminaram logo atrás de Lotterer e praticamente sem possibilidades de Superpole. 
 
Grupo 2 – Edoardo Mortara, Robin Frijns, Nyck de Vries, Daniel Abt, James Calado e Jean-Éric Vergne
 
Calado e Abt saíram na frente e abriram o grupo no calor chileno. O piloto da Jaguar não impressionou e anotou apenas 1min06s3, mas o alemão respondeu melhor e colocou a Audi como segunda colocada naquele momento. 
 
Atrás dos dois, enquanto isso, Mortara ultrapassava Frijns durante a volta rápida de ambos. Naturalmente, foi muito melhor: pulou para a dianteira, 1min05s547. Frijns patinava na pista, foi muito mal, terminou acima de 1min09s. De Vries também foi bem, terminou grudado em Mortara. O bicampeão Vergne foi ligeiramente mais lento, fechando em 1min05s625.
Nicky de Vries (Foto: Mercedes)
Grupo 3 – António Félix da Costa, Brendon Hartley, Jérôme D'Ambrosio, Mitch Evans, Pascal Wehrlein e Maximilian Günther
 
A terceira chave mostrou disposição dos representantes serem mais rápidos. Evans saiu na frente e mais veloz. Com ritmo impressionante, o piloto da Jaguar sobrou e colocou 1min04s941 no relógio para assumir o controle da sessão. Günther foi rápido também, pulou para segundo, mas só chegou o suficiente para 0s228. Wehrlein foi outro rápido e subiu para o terceiro posto momentâneo.
 
Já a outra Mahindra, de D'Ambrosio, teve problemas e obrigou o belga a encostar na volta lançada. Da Costa fez 1min05s574 e já ficou sem possibilidades de Superpole, assim como Hartley, que rodou acima de 1min06s.
 
Grupo 4 – Felipe Massa, Sébastien Buemi, Oliver Turvey, Neel Jani, Ma Qing Hua e Nico Müller
 
Embora o grupo final não tenha tido os dois mais rápidos na pista, teve metade dos representantes da Superpole. Um deles não foi Ma, porém, que nem saiu para a pista por conta dos problemas causados pela batida de mais cedo.
 
Mas Buemi, após uma etapa péssima na Arábia Saudita, deu resposta e cravou o terceiro tempo mais veloz – embora quase 0s5 atrás de Evans. E Massa fez o mesmo, um pouquinho atrás, mas na quarta colocação geral. Turvey, na rejeitada NIO, engrenou o quinto tempo mais rápido. Jani não entrou na Superpole, mas viveu o melhor momento na Fórmula E até agora com a 12ª colocação e melhor que o companheiro de Porsche. 
 
Superpole: Evans, Günther, Buemi, Massa, Turvey e Wehrlein
O primeiro a sair foi Wehrlein, em busca dos primeiros pontos significativos para a Mahindra após um começo difícil. O tempo não foi nada impressionante: 1min05s645. O próximo foi Turvey, ligeiramente mais lento, ao passo que Massa fez um tempo rigorosamente igual a Wehrlein. Buemi não foi tão bem e caiu para trás do trio.
 
Os ponteiros da fase inicial, contudo, não decepcionaram: Günther anotou 1min05s1, o que era convincente. Mas Evans foi bem melhor, fez 1min04s8 e garantiu a pole-position. 

Fórmula E 2020, eP de Santiago, Chile, Treino de Classificação:

1 M EVANS Jaguar   1:04.827  
2 M GÜNTHER BMW   1:05.102 +0.275
3 P WEHRLEIN Mahindra   1:05.645 +0.818
4 F MASSA Venturi Mercedes   1:05.645 +0.818
5 O TURVEY NIO   1:05.788 +0.961
6 S BUEMI Nissan   1:05.809 +0.798
7 E MORTARA Venturi Mercedes   1:05.547 +0.982
8 N DE VRIES Mercedes   1:05.560 +0.720
9 S VANDOORNE Mercedes   1:05.566 +0.733
10 A.F DA COSTA DS Techeetah   1:05.574 +0.739
11 J.E VERGNE DS Techeetah   1:05.625 +0.747
12 N JANI Porsche   1:05.696 +0.869
13 D ABT Audi   1:05.745 +0.918
14 A LOTTERER Porsche   1:05.801 +0.974
15 A SIMS BMW   1:05.848 +1.021
16 S BIRD Virgin Audi   1:05.886 +1.059
17 B HARTLEY Dragon Penske   1:06.126 +1.299
18 J CALADO Jaguar   1:06.305 +1.478
19 N MÜLLER Dragon Penske   1:06.367 +1.540
20 J D'AMBROSIO Mahindra   1:07.692 +2.865
21 R FRIJNS Virgin Audi   1:09.089 +4.262
22 O ROWLAND Nissan   1:18.239 +13.137
23 L DI GRASSI Audi   1:26.526 +20.881
24 M QING HUA NIO   1:19.831 +14.186

#GALERIA(10007)
 

Paddockast #46
OS 10 MELHORES PILOTOS DA DÉCADA

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar