Fórmula E admite preocupação com pneus, mas espera “boa briga” no calor de São Paulo
A Fórmula E estreia novo composto, mais macio, neste fim de semana, no eP de São Paulo. Em conversa exclusiva com o GRANDE PRÊMIO, o cofundador Alberto Longo destacou o forte calor da capital paulista como uma grande dúvida para a prova
O eP de São Paulo, neste fim de semana, abre a temporada 2024/25 da Fórmula E, mas também carrega o peso de ser a primeira apresentação do novo carro da categoria elétrica, o Gen3 Evo, e a introdução de pneus mais macios, que prometem agitar ainda mais as corridas. Alberto Longo, cofundador do certame, falou com exclusividade ao GRANDE PRÊMIO sobre as novidades.
Depois de alguns dias de testes em Jarama, na Espanha, com temperaturas amenas, os pilotos e equipes da Fórmula E enfrentam o desafio de acelerar sob forte calor e ameaça de chuva em São Paulo. Apesar disso, a preocupação de Longo é com o rendimento dos pneus diante do clima na capital paulista.
Relacionadas
“As baterias sempre vão sofrer com altas temperaturas, mas a preocupação é com os pneus. É incrível, pode performar bem em condições de pista seca, mas na pista molhada não é o que esperamos. Até hoje, só fizemos duas ou três corridas com pista molhada. Nos preocupamos é como ele vai render no seco e com a segurança. Este composto é o exemplo perfeito de como podemos combinar essas duas coisas”, afirmou.
“Se [o pneu] não performar bem, é o mesmo para todo mundo e teremos uma boa briga na pista, que as pessoas vão gostar de acompanhar em casa”, seguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Longo ainda falou sobre as preocupações com os novos pneus, mais macios, mas admitiu estar tranquilo porque administrar compostos é algo que está presente no meio do esporte a motor há décadas.
“Poupar pneu tem sido um desafio, em geral, para todos os pilotos e engenheiros no esporte a motor nos últimos 25 anos. Não somos diferentes. Queríamos um pneu que tivesse performance melhor do que no ano passado, esse objetivo foi alcançado. Agora, com um pneu mais macio, se degrada mais rápido. Mas temos os melhores e mais profissionais pilotos, então vão dar conta”, finalizou o dirigente.
O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades pelo YouTube e faz a cobertura completa e com presença IN LOCO da equipe de transmissão, Geferson Kern, Pedro Henrique Marum e JP Nascimento, bem como Daniel Balsa, Giovani Danjo, Grazielly Costa, Guilherme Bloisi, Pedro Luis Cuenca, Renato Ribeiro, Rodrigo Berton, Thiago Rocha e Victor Martins. Nesta sexta-feira (6), o primeiro treino livre está marcado para as 16h45 (de Brasília, GMT-3). No sábado (7), os pilotos retornam para o segundo treino livre às 7h15, enquanto que a classificação será às 9h30. A transmissão da corrida no Anhembi começa a partir das 13h. O Briefing debate as atividades tanto depois do TL1 de sexta-feira quanto da corrida, no sábado.

