Fórmula E altera regra em corridas com Pit Boost e libera uso do Modo Ataque

A Fórmula E havia proibido o uso do Modo Ataque em corridas com Pit Boost até que a ativação nos boxes fosse feita, mas voltou atrás e decidiu manter o formato atual

Antes mesmo de estrear oficialmente na Fórmula E, o Pit Boost teve as regras ligeiramente alteradas nesta quarta-feira (11), em reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor. A mudança, na verdade, se refere ao uso do Modo Ataque nas corridas que incluem o uso do Pit Boost: a partir de agora, a ativação do já tradicional aumento de potência poderá ser feito a partir da segunda volta.

Nas definições do regulamento esportivo anterior, a Fórmula E havia definido que o uso do Modo Ataque estaria proibida antes da entrada no pit-lane e a ativação completa do Pit Boost. No entanto, o Conselho decidiu por separar os dois, e o Modo Ataque seguirá no formato atual, podendo ser ativado a na volta 2.

O Pit Boost é a grande aposta da Fórmula E para trazer de volta os pit-stops na temporada 2024/25. Cada piloto terá de ir ao pit-lane e fazer uma carga obrigatória de 30s, que vai gerar duas ativações de potência extra ao longo da prova — que vai elevar o carro de 300 kW para 350 kW. O plano é usar a tecnologia apenas nas rodadas duplas, sempre em uma das corridas do fim de semana.

As definições exatas serão dadas pela Fórmula E a cada etapa, sempre com pelo menos 21 dias de antecedência, segundo o artigo 37.4 do regulamento esportivo. A previsão atual de estreia é para a rodada dupla de Jedá, entre os dias 14 e 15 de fevereiro.

A Fórmula E iniciou a temporada 2024/25 no último fim de semana, em São Paulo (Foto: Fórmula E)

Além disso, o Conselho também resolveu dar uma ajudinha para as equipes no teto de gastos em caso de batidas fortes. De acordo com a atualização do regulamento financeiro, as esquadras terão uma isenção de € 100 mil (cerca de R$ 631 mil) caso a pancada gere a necessidade de trocar a célula de sobrevivência. Essa cláusula está limitada a dois usos por time, ou € 200 mil (R$ 1,2 milhão), por temporada.

Fórmula E 2024/25 volta a acelerar nos dias 10 e 11 de janeiro do próximo ano, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, para a segunda etapa do calendário. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa do evento e transmite todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS pelo YouTube.

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