Fórmula E anuncia Campeonato de Fábricas e distribui terceiro troféu em 2024

Nova chance de título na Fórmula E terá briga entre as seis fábricas envolvidas no campeonato e conta pontos desde a Cidade do México, apesar da estreia no Brasil

A Fórmula E tem uma nova chance de títulos na temporada 2024. Além do Mundial de Pilotos e do Mundial de Equipes, categoria agora tem o Campeonato de Fábricas. Anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) do eP de São Paulo, direto do Anhembi. As seis fábricas atualmente na categoria disputam o caneco do fim do ano.

Na briga, estão Jaguar, Porsche, Stellantis, Nissan, ERT e Mahindra, todas as fabricantes de trem força. A contagem de DS e Maserati estão incutidas no Grupo Stellantis, já que ambas usam o mesmo trem de força que sofre apenas de mudança de batismo de uma para outra equipe por questões de mercado.

A contagem será feita a partir dos dois carros de melhor colocação que usam cada um dos motores. Os dois melhores que usam Jaguar, Porsche, Nissan, Stellantis, Mahindra e ERT. A classificação de cada corrida para a contagem do Campeonato de Fábricas, então, terá 12 carros que seguirão a contagem tradicional de pontos da corrida: 25 para o vencedor até 1 tento para o décimo colocado. Pontos para pole-position e melhor volta também irão para a conta.

Para que fique claro, é importante destacar um exemplo. Se, numa corrida específica, Jaguar e Envision [que usa motores Jaguar] terminarem nas quatro primeiras posições e um carro da Nissan aparecer em quinto, a classificação da corrida estritamente para o Campeonato de Fábricas irá excluir terceiro e quarto colocados — já que apenas dois carros com cada motor podem ser contabilizados — e subir a Nissan para o terceiro posto.

Fórmula E está em São Paulo (Foto: Guilherme Bloisi/GRANDE PRÊMIO)

Apesar do anúncio ter sido feito somente em São Paulo, o campeonato de Fábricas já conta com as pontuações das três primeiras provas do ano. Com a equipe oficial sobrando no Mundial de Equipes, a Jaguar lidera o Campeonato de Fábricas, seguida pela Porsche, Stellantis, Nissan, ERT e a Mahindra, zerada.

“Estamos muito animados em anunciar o Campeonato de Fábricas para a décima temporada da Fórmula E. Faz tempo que projetamos algo assim, e esse anúncio configura um marco na evolução do campeonato, porque captura o espírito competitivo que alimenta a Fórmula E”, falou o cofundador e Executivo-esportivo Alberto Longo.

“Nossas fábricas estão no coração desta jornada, empurrando os limites da tecnologia e sustentabilidade do esporte a motor. A contribução delas é vital para formatar o futuro das corridas, mas também em engenharia avançada para as corridas. O troféu celebrará as inovações, bem como o compromisso em nos levar adiante num caminho de maior sustentabilidade”, completou.

“Com o lançamento do Campeonato de Fábricas, estamos entrando numa nova era da Fórmula E, que amplifica nossa dedicação à inovação. A Fórmula E como Campeonato Mundial entrega uma das escalações mais impressionantes de fábricas no esporte a motor”, afirmou Ian James, chefe da McLaren e presidente da FETAMA (sigla em inglês para a Associação de Equipes e Fabricantes da Fórmula E).

“É ótimo reconhecer e premiar as contribuições que essas fábricas deram ao nosso campeonato no passado, presente e futuro. A adição deste troféu não apenas intensifica o cenário competitivo, como põe luz na engenharia avançada de cada equipe”, continuou.

O GRANDE PRÊMIO cobre o eP de São Paulo ‘in loco‘ e com grande equipe ao longo do fim de semana. Nesta sexta-feira, 15 de março, o primeiro treino livre está marcado para as 16h15 (de Brasília, GMT-3). No sábado, o segundo treino livre começa às 7h15, seguido pela classificação a partir das 9h. A transmissão da corrida começa às 13h. O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

FÓRMULA E CHEGA NO BRASIL + BEARMAN BRILHA E RED BULL ARDE NA F1 2024 | TTGP #127
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.