Fórmula E anuncia NXT Gen Cup, categoria de carros elétricos de turismo, como satélite

Há uma nova parceria na cidade! NXT Gen Cup, categoria de carros elétricos de turismo, foi anunciada como satélite pela Fórmula E pouco menos de dois meses antes da estreia da temporada

A Fórmula E tem uma nova categoria-satélite! O campeonato dos monopostos movidos à baterias elétricas anunciou, na manhã desta sexta-feira (9), parceria com a recém-criada NXT Gen Cup, categoria de carros elétricos de turismo, que fará parte de uma estrutura encabeçada pela Fórmula E.

De acordo com a Fórmula E, a nova parceira tem status de classe júnior. Ou seja, tem como maior função o desenvolvimento de jovens pilotas e pilotos no âmbito dos carros elétricos. Diferente, portanto, da antiga Jaguar eTrophy, que era um campeonato independente embora sempre realizado em eventos da Fórmula E.

Inicialmente, a categoria vai viajar apenas em pistas europeias e terá eventos acoplados à Fórmula E, mas também fora dela. O calendário contempla Misano, Mônaco, Berlim e Londres ao lado da Fórmula E, bem como Norisring e Hockenheim, onde será satélite do DTM. A etapa italiana abre os trabalhos no fim de semana de 13 e 14 de abril.

O fim de semana da categoria conta com dois treinos livres, uma classificação e duas corridas de 16 minutos de duração, com baterias de 30 kWh e até 230 cv. A expectativa da categoria é contar com boa parte do grid formado por pilotos mais jovens que 18 anos. Os anúncios serão feitos a partir da semana que vem.

Categoria de carros elétricos de turismo passa a fazer parte do universo da Fórmula E (Foto: NXT Gen Cup)

“Estamos excitados em apresentar a NXT Gen Cup depois do incrível sucesso deles no ano de estreia, em 2023. A adição de uma categoria júnior totalmente elétrico à parte europeia de nosso calendário vai contribuir para o desenvolvimento de jovens talentos, uma parte importante do nosso esporte, e dar a eles a oportunidade de andar no mesmo palco que nossos pilotos e equipes”, afirmou Alberto Longo, cofundador e diretor-administrativo da Fórmula E.

“Para a NXT Gen Cup, sair de uma ideia no papel e agora correr ao lado do DTM e da Fórmula E em dois anos é surreal e inspirador por conta do trabalho duro de todos os envolvidos”, comentou Frederik Lestrup, criador da NXT GEN CUP.

“Junto com Fórmula E e DTM, criamos um calendário espetacular e que vai proporcionar uma base robusta para nossos pilotos começarem suas carreiras. Quero agradecer a todos que fizeram isso ser possível e estamos muito motivos para o começo de nossa mais empolgante temporada até agora”, finalizou.

Fórmula E retorna agora entre os dias 15 e 16 de março, com o eP de São Paulo, que terá cobertura ‘in loco‘ do GRANDE PRÊMIO. O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

NXT Gen Cup 2024, Calendário:

113 e 14/abrilMisano
227/abrilMônaco
311 e 12/maioBerlim
45, 6 e 7/julhoNorisring
520 e 21/julhoLondres
618, 19 e 20/outubroHockenheim
FÓRMULA E tem PREJUÍZO MONSTRUOSO com ROMBO no campeonato | GP às 10
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.