Fórmula E confirma mudança para 2025 e substitui Diriyah por pista da F1 em Jedá
Com obras no entorno da pista de Diriyah, a Fórmula E vai mudar de local na Arábia Saudita em 2025 e partir para Jedá, que recebe a disputa da Fórmula 1 desde 2021
A Fórmula E confirmou nesta terça-feira (3) uma mudança importante para a temporada 2024/25 da categoria, que tem início marcado para dezembro. Diriyah, que recebe a etapa da Arábia Saudita desde 2018, foi substituída no calendário por Jedá, pista que ocupa a programação da Fórmula 1 desde 2021 e vai hospedar a rodada dupla dos dias 14 e 15 de fevereiro.
Os arredores da pista de Diriyah estão em obra, o que significa que a Fórmula E já sabia que teria de usar um traçado diferente em 2025. No entanto, a mudança foi além disso e envolveu até a troca de local. Assim, é a quarta pista da F1 confirmada no calendário da categoria elétrica, ao lado de Cidade do México, Mônaco e Xangai.
Com 6,1 km e 27 curvas, o Circuito de Jedá Corniche foi idealizado pelo arquiteto Carsten Tilke e está na Fórmula 1 desde 2021. O traçado ainda prevê um desenho menor, de 3,4 km e 12 curvas, mas a Fórmula E ainda não anunciou oficialmente o layout que será utilizado em 2025.
Um fator em comum entre Diriyah e Jedá é o fato de as duas pistas receberem corridas à noite. Como a prova da Fórmula 1 também é realizada no horário noturno, a iluminação artificial para o evento não será um problema.
A Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2