Fórmula E define Misano como ‘quebra-galho’ para vaga de Roma e fica na Itália em 2024

Em busca de uma substituta para o eP de Roma, a Fórmula E foi atrás de circuitos permanentes e escolheu Misano por conta da boa estrutura para sediar uma rodada dupla em abril de 2024

A Fórmula E segue em busca de uma etapa para substituir o ePrix de Roma, que deixa o calendário após anos de destaque na categoria. Agora, próxima de revelar o cronograma definitivo da próxima temporada, a classe de carros elétricos parece ter se definido e escolhido o Circuito Marco Simoncelli, em Misano, para acelerar nos dias 13 e 14 de abril de 2024.

Misano vence uma disputa interna com as conterrâneas Vallelunga e Ímola, ambas na Itália, de acordo com o site The Race. A pista permanente localizada próxima ao Mar Adriático é palco de etapas da MotoGP desde 1980 — sendo de maneira contínua desde 1993, sob o nome de GP de San Marino.

A escolha de Misano se deve à moderna infraestrutura no paddock para pilotos, equipes e transmissões, além de espaço VIP de qualidade para patrocinadores utilizarem. Com isso, atenderia as demandas da Fórmula E para uma rodada dupla em abril do próximo ano.

Enquanto isso, por exemplo, Vallelunga sofreu com a falta de atualizações no circuito e também pressão política por conta de questões ambientais, mesmo que pesasse a seu favor o fato de estar próxima a Roma.

Misano é conhecido por receber a MotoGP em setembro (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A mudança de pista em solo italiano acontece após o assustador acidente na corrida realizada em Roma no último mês de julho, quando diversos pilotos se envolveram em uma batida no trecho de alta velocidade da pista. A categoria busca uma nova casa na Itália após a saída de Roma do calendário, em uma decisão baseada na segurança dos pilotos — que, por sua vez, não foram consultados sobre o tema e revelaram surpresa com a retirada da capital italiana da programação.

No calendário revelado pela Fórmula E no último mês de outubro — que ainda passará por alterações antes do início oficial da temporada —, a etapa italiana prevê uma rodada dupla nos dias 13 e 14 de abril, e o susto com a sequência de batidas no apertado circuito de Roma levou a categoria a considerar uma ida a pistas permanentes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.