Fórmula E descarta garantia de permanência em Miami após 2025: “Não sei se é o melhor”
CEO da Fórmula E, Jeff Dodds disse que a manutenção de um local no calendário da categoria é boa para a fidelização do público, mas admitiu que também vê com bons olhos a oportunidade de mudar e atrair uma nova base de fãs
A Fórmula E curte as férias após o fim da temporada 2023/24, que terminou em julho com o título de Pascal Wehrlein, da Porsche, e sabe que terá mudanças importantes no calendário para a próxima edição. Uma delas, inclusive, diz respeito à casa da categoria nos Estados Unidos, com a saída de Portland e a entrada de Homestead, em Miami. E, em um dos dois maiores mercados do mundo para carros elétricos, o país da América do Norte pode receber em breve mais de uma etapa por ano, seguindo o caminho da F1.
Segundo Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, pensar em manter a mesma pista por um longo período de tempo faz sentido para a fidelização do público, mas também gera outras questões. Uma delas diz respeito à atração de novos fãs, preocupação da categoria para o futuro.
“Para ser honesto, não tenho certeza se é [o melhor caminho]”, disse Dodds ao portal RacingNews365 ao ser questionado se a melhor ideia seria ter uma pista nos EUA recebendo a categoria todo ano. “O lado bom de ter uma pista contínua, como Tempelhof, em Berlim, é que as pessoas se acostumam. Sabem que será lá, criamos consistência no calendário e as multidões podem ir ano após ano”, relatou.
“No entanto, há duas coisas: às vezes, você cansa um pouco do local e não necessariamente atrai novos fãs para assistir por causa dos requisitos de transporte”, explicou o CEO da Fórmula E.
Esse caso se relaciona diretamente com os Estados Unidos, país de dimensões continentais que só recebeu a categoria em Portland nos últimos dois anos. Na opinião de Dodds, correr no local oferece uma série de possibilidades, com várias cidades inseridas na história do esporte a motor e interessadas em receber a Fórmula E.
“Se você olhar para os Estados Unidos, provavelmente 20 cidades poderiam receber a Fórmula E. Então, não é fácil como dizer: ‘Vamos correr no Reino Unido, Londres é obviamente a primeira escolha’. Pode-se ter Manchester, Birmingham, talvez Edimburgo e Cadiff, mas Londres é a primeira escolha óbvia”, pontuou.
“Mas, nos Estados Unidos, temos Nova York, Los Angeles, Miami, Atlanta, Detroit, Phoenix, Dallas… você pode pensar em mais e mais. Há muitas grandes cidades que reúnem herança automobilística e que poderiam receber uma corrida”, analisou.
Segundo Dodds, é muito difícil esperar que fãs distantes sejam atraídos às corridas devido às distâncias envolvidas no transporte americano. Com isso, faria mais sentido ter mais de uma etapa no local, possibilitando que grupos diferentes possam fazer parte dos eventos.
“Então, minha visão é de que os EUA precisam de mais de uma corrida. Precisam de pelo menos duas, talvez mais do que isso. A boa notícia é que temos várias cidades americanas interessadas em organizar uma corrida. Mas acho difícil dizer que vamos seguir no mesmo local sempre, porque temos todas essas cidades interessadas, com seus próprios mercados e bases de fãs diferentes”, explicou.
“Voar de um lado do país ao outro leva horas, é como voar por metade da Europa. Leva muito tempo. Então, você dificilmente vai atrair um fã de Nova York com uma corrida em Los Angeles. Por isso, acho que precisamos de mais de uma corrida, e estou aberto a mudanças no local”, admitiu.
Por fim, Dodds disse que a ideia de ter duas corridas no país pode ser tornada realidade a partir da 12ª temporada da Fórmula E, programada para começar no fim de 2025. O CEO garantiu que a categoria tem conversas em andamento com mais de uma cidade nos EUA.
“As negociações do calendário são realmente complexas. Como vocês devem imaginar, é como jogar xadrez. Mas temos conversas em andamento com cidades o suficiente nos Estados Unidos para pensar em ter duas pistas lá na 12ª temporada”, finalizou o CEO da Fórmula E.
A Fórmula E entra de férias e retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.