Fórmula E flerta com caos ao não punir Jean-Èric Vergne por direção perigosa

Jean-Èric Vergne se envolveu em dois incidentes polêmicos com Mitch Evans no eP de Diriyah 1, mas saiu sem punição em ambos. JP Nascimento analisa as consequências da decisão da Fórmula E de aliviar o francês

Jean-Èric Vergne gerou duas situações controversas na primeira corrida da Fórmula E no eP de Diriyah, mas saiu sem punição em ambas. Na primeira, o francês espremeu Mitch Evans — que saía do modo ataque — na parede, mantendo a linha habitual de corrida e quebrando um ‘acordo’ entre pilotos de dar espaço a quem deixa a zona de ativação da potência extra.

Na última volta, o neozelandês botou de lado para tentar a ultrapassagem sobre o rival, que se mexeu no último momento — quando já estava em frenagem — e gerou um movimento a mais de Mitch. Com o susto, Evans perdeu o controle da traseira do carro e fritou os pneus, perdendo a tangência da curva e o pódio — caiu de terceiro para quinto.

Os dois incidentes, entretanto, foram considerados lances de corrida pela direção de prova da Fórmula E, o que faz com que novas situações do tipo tenham mais probabilidade de acontecer no futuro — até que um acidente maior aconteça.

No vídeo desta semana, JP Nascimento opina sobre os lances e analisa: permitir este tipo de manobra é flertar com o caos, e o mais apropriado seria uma punição ao francês por pilotar de maneira perigosa. Assista!

Fórmula E retorna agora entre os dias 15 e 16 de março, com o eP de São Paulo, que terá cobertura ‘in loco‘ do GRANDE PRÊMIO. O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.