Fórmula E inicia testes da Era Gen3 com equipes espalhadas pela Europa

A Fórmula E já deu o pontapé inicial na testagem dos carros Gen3, que vão passar a fazer parte da categoria no ano que vem. Nas primeiras etapas, o foco é observar a regeneração do motor frontal e o desgaste dos novos pneus Hankook

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A Fórmula E se prepara para uma verdadeira revolução na próxima temporada, com a implementação dos carros Gen3 na categoria. E os primeiros testes já começaram a ser feitos com o novo monoposto — ao menos, pelas equipes fornecedoras. DS, Nissan e Porsche já começaram os trabalhos de confiabilidade em testes realizados na Europa nesta segunda-feira (13).

O local exato dos testes não foi divulgado pelas equipes, que sequer registraram o momento em suas mídias sociais. O mistério se dá porque a Fórmula E divide os testes em dois grupos: as equipes que estão sediadas no Reino Unido testam na ilha, enquanto as de fora fazem suas sessões dentro do continente.

Na semana passada, as equipes sediadas na Inglaterra já haviam feito seus primeiros testes: a Jaguar levou Sam Bird e Nick Cassidy — que vai continuar na Envision em 2023, mas aproveitou o direito das equipes clientes a quatro dias de testes para pegar no carro Gen3 pela primeira vez —, enquanto a Mahindra teve Oliver Rowland e a NIO fez a testagem com Oliver Turvey.

Assim, o chamado “Teste Continental” — por envolver as equipes europeias de fora do Reino Unido — contou com voltas dos três times na pista, todos eles ainda sem seus pilotos principais. A DS, inclusive, rodou o programa com uma equipe exclusiva de testagem, independente de seu time de corrida — mas com engenheiros que trabalham dos dois lados.

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A Mahindra também já realizou seus primeiros testes com seu novo carro, o M9Electro (Foto: Mahindra)

Em relação ao carro da montadora francesa, o piloto de testes e gerente esportivo, James Rossiter, será o responsável por pilotar o novo monoposto — até porque a dupla de pilotos da equipe que será formada entre DS e Penske para o ano que vem ainda veste outras cores.

Jean-Èric Vergne só vai pegar no carro após completar a sequência de corridas compreendidas entre o eP de Marrakech e o de Nova York — com uma disputa do Mundial de Endurance entre as duas etapas —, enquanto Stoffel Vandoorne vai entrar no cockpit apenas depois de cumprir seu vínculo com a Mercedes, que vai até agosto — final de temporada na Fórmula E.

A Nissan, por sua vez, ainda trabalha para concluir a reestruturação da equipe após comprar a parte que pertencia à e.dams, com o objetivo de assumir o controle total do time a partir do ano que vem. Assim, o responsável por guiar o carro da equipe nos testes é o britânico Jann Mardenboough, piloto de simulador da escuderia.

O motivo para não ter um dos pilotos titulares na testagem é justamente o fato de que a Nissan ainda não tem uma dupla assegurada para o ano que vem. A equipe já sabe que vai perder Sébastien Buemi — de saída para a Envision —, mas ainda não garantiu a permanência definitiva de Maximilian Günther — que tende a ficar — e ainda analisa opções para fechar os dois assentos. Desta forma, o reserva francês Stéphane Sarrazin também pode assumir o carro durante os testes do Gen3.

O ER9, carro Gen3 da NIO para a próxima temporada (Foto: NIO)

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Por fim, a Porsche. Primeira equipe a divulgar imagens de seu monoposto Gen3 em teste realizado na fábrica de Weissach, a equipe utilizou o piloto de fábrica francês Frédéric Makowiecki, vencedor da classe LMGTE nas 24 Horas de Le Mans junto a Gianmaria Bruni e Richard Lietz.

O feedback de Makowiecki é bastante considerado na Porsche, já que o piloto possui experiência como testador de pneus e já participou de um teste de novatos da própria equipe em 2020, em Marrakech. Vale destacar que os testes dos compostos serão vitais para o ano que vem, quando a Fórmula E trocará de fornecedor oficial e vai passar a receber pneus da Hankook — até o final da temporada, o acordo ainda é com a Michelin.

A dupla de pilotos da equipe já está fechada para o ano que vem, mas um dos titulares ainda não pode participar dos testes. Trata-se de António Félix da Costa, que ainda vive os últimos meses de contrato com a DS Techeetah e vai ocupar o cargo de André Lotterer — este de saída para o WEC — a partir do ano que vem. Do outro lado da garagem, Pascal Wehrlein permanece para mais uma temporada.

“[A Porsche vai] checar o hardware, os sistemas e as funções, se tudo está funcionando como esperado”, explicou Florian Modlinger, diretor da Porsche na Fórmula E. “Não é apenas um teste de confiabilidade, claramente é um ponto da lista, mas existe muito mais a checar. Com a Hankook, um novo fornecedor de pneus chegou, e um alvo claro é aprender e entender o mais rápido possível as necessidades desses pneus e como você tira o máximo dele. A regeneração no motor frontal é o próximo tópico. A freada será um fator chave de performance”, completou.

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