Fórmula E planeja retorno a SP em dezembro e vira opção de abertura da temporada

Após a etapa agendada para este sábado, a Fórmula E deve retornar a São Paulo ainda em 2024, no mês de dezembro. Mundial até cogita abertura no Brasil caso plano de eP de Los Angeles não se concretize

A Fórmula E visitará São Paulo novamente neste sábado (16), no circuito de rua montado no Sambódromo do Anhembi. E o retorno do Mundial ao Brasil deve acontecer ainda em 2024. O GRANDE PRÊMIO apurou que a categoria elétrica deve correr na maior cidade do país novamente em dezembro, e com chances até de ser a abertura da temporada 2024-25.

A categoria negocia com Los Angeles, nos Estados Unidos, para sediar a abertura do próximo campeonato. O planejamento, inclusive, é de uma ‘tripleta’ americana, que eventualmente passe por São Paulo e posteriormente para a Cidade do México. Caso os planos da corrida na Califórnia não se concretizem, o Brasil passa a ser uma opção viável para abrir a temporada.

Um fato que facilita a realização da prova em dezembro é o Carnaval. Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, o eP de São Paulo está marcado para março, mas, como o evento acontece no Complexo do Anhembi e faz uso do Sambódromo, inclusive para a pista, tudo depende do evento. O período de preparações para o desfile das escolas de samba faz com que o Anhembi esteja indisponível para a Fórmula E dois meses antes e um mês depois do Carnaval. No ano passado e no atual, a festa aconteceu em meados de fevereiro, com o eP de São Paulo realizado pouco mais de 30 dias depois — em 2024, por exemplo, o Carnaval termina dia 13 de fevereiro, enquanto a corrida acontece em 16 de março.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ingressos para o eP de São Paulo? Graças ao GRANDE PRÊMIO, você compra com 20% de desconto (Foto: Fórmula E)

Só que, em 2025, a situação muda um pouco de figura: o Carnaval está marcado para os dias 1 a 4 de março, o que praticamente impossibilita a realização da corrida, salvo algum acordo de última hora, até o mês de abril, quando a Fórmula E já costuma abrir a perna europeia da temporada. Além disso, tornaria quase obrigatório que a categoria saísse das Américas rumo ao Japão e talvez outra praça oriental antes de voltar ao Brasil. Um óbvio desafio logístico e financeiro. Como o Anhembi também estará reservado para as escolas de samba nos dois meses anteriores, a única alternativa para evitar abril seria correr ainda em dezembro de 2024, servido de segunda etapa do campeonato. A Cidade do México já começou a comercializar ingressos para o eP com a data de 11 de janeiro de 2025 na cabeça.

Como a Fórmula E deseja voltar a iniciar seus campeonatos em dezembro, a data não entraria em choque com a disputa da Major League Baseball (MLB), maior liga do beisebol nos Estados Unidos. O último jogo da World Series, grande final da temporada, acontece entre o fim de outubro e o início de novembro. Caso seja necessário e envolva os Dodgers, o sétimo e último jogo da World Series será realizado no dia 2 de novembro de 2024, o que não impactaria nos planos da categoria elétrica.

Fórmula E retorna agora entre os dias 15 e 16 de março, com o eP de São Paulo, que terá cobertura ‘in loco‘ do GRANDE PRÊMIO. O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO20.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.