Fórmula E retira pontos de frenagem e alonga retas para eP de Berlim de 2024

A Fórmula E decidiu alterar o traçado do eP de Berlim para o ano que vem, com pista e retas maiores, menos pontos de frenagem e alteração do local do grid de largada. Intenção é aproximar circuito alemão de layouts que fizeram sucesso em 2023

Única cidade presente em todas as nove temporadas da Fórmula E, Berlim terá uma nova pista no ano que vem, na décima edição da categoria. Nesta terça-feira (28), a modalidade de monopostos elétricos apresentou um traçado diferente para a etapa alemã e a aproximou de modelos que deram certo em outros locais, como Cidade do Cabo, Portland e São Paulo — com retas maiores, mais largas e menos pontos de frenagem.

As mudanças possibilitam uma corrida mais veloz, com mais disputas entre os carros, e a retirada de alguns pontos de frenagem faz com que a dispute ganhe um ar estratégico maior — já que será necessário se preocupar mais com a regeneração de energia.

A reta principal também foi alterada, e passará a ser no lado oposto da pista. Com a extensão subindo para 2,585 km, o número de curvas passou de 10 para 15, mas o último setor perdeu o ponto mais forte de frenagem do circuito. Agora, o trecho inclui uma sequência de raio longo, e os principais pontos de regeneração de energia serão nas curvas 6, 7 e 9.

“O novo traçado de Berlim mantém a alma do circuito antigo, ao mesmo tempo em que apresenta desafios a pilotos e equipes”, disse Pablo Martino, diretor de assuntos esportivos da Fórmula E. “E vai testar verdadeiramente a habilidade ao volante, assim como a eficiência e o consumo de energia”, apostou.

O novo traçado da Fórmula E para o eP de Berlim (Arte: Fórmula E)

“A combinação entre curvas de alta, média e baixa velocidade vai aumentar as opções de acerto, dando diferentes vantagens aos pilotos em diferentes pontos da pista. Enquanto isso, duas grandes zonas de ultrapassagem significam que as corridas animadas estão garantidas”, completou.

Em 2023, o traçado — então com 2,355 km — gerou um novo recorde de oito líderes diferentes em uma mesma corrida da categoria, e o fim de semana apresentou 362 ultrapassagens nas duas provas somadas.

Em sistema de rodada dupla, o eP de Berlim está programado para acontecer entre os dias 11 e 12 de maio de 2024. A corrida, inclusive, reserva um choque de datas importante com o WEC, que também realizará as 6 Horas de Spa no dia 11. Desta forma, pilotos como Sébastien Buemi, Robin Frijns e Nico Müller devem se ausentar da primeira perna da etapa alemã.

O fim de semana de Berlim trouxe 362 ultrapassagens em 2023 (Foto: Fórmula E)

Por outro lado, nomes como António Félix da Costa, Norman Nato, Jean-Èric Vergne e Stoffell Vandoorne priorizam a Fórmula E por motivos contratuais e estarão normalmente em Berlim.

A temporada 2023/24 da Fórmula E está marcada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. No ano que vem, a categoria ainda passa por Diriyah, Hyderabad, São Paulo, Tóquio, Misano, Mônaco, Berlim, Xangai, Portland e Londres.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.