Fórmula E substitui Troféu de Fabricantes por Mundial de Construtores para 2024/25

Inaugurado em 2024, o Troféu de Fabricantes dará lugar ao Mundial de Construtores a partir da próxima temporada da Fórmula E, com um novo formato de regras. Definição do regulamento esportivo também acertou termos de uso da nova tração integral

A reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA, na última semana, definiu algumas mudanças no regulamento esportivo da Fórmula E a partir da temporada 2024/25, que começa no dia 7 de dezembro, em São Paulo. Entre as várias alterações, a que chama mais atenção é a introdução de um Mundial de Construtores no lugar do Troféu de Fabricantes, que estreou em 2024.

Ajustando a fórmula que se iniciou no eP de São Paulo deste ano, a Fórmula E vai abolir o Troféu de Fabricantes e executar algumas mudanças para o modelo de disputa do Mundial de Construtores. Primeiramente, os três pontos da pole e o tento extra pela volta mais rápida não vão mais contar para a disputa.

Mais uma vez, apenas os dois melhores carros de cada fabricante somarão pontos, mas com uma diferença: aqueles que terminarem no top-10 e não contribuírem na contagem serão excluídos da lista, o que fará o construtor imediatamente abaixo ganhar posições.

Por exemplo, caso a corrida termine com um 1-2-3-4 da Porsche, com dois carros da equipe de fábrica e dois da Andretti, seguido por dois carros da Jaguar, a marca alemã receberá 43 pontos (25 pela vitória e 18 pelo segundo lugar), enquanto os felinos somarão 27 tentos (15 pelo terceiro posto e 12 pelo quarto).

Na única edição do Troféu de Fabricantes, em 2024, o título ficou com a Jaguar (Foto: Fórmula E)

A primeira introdução de uma competição focada nos fornecedores de trens de força aconteceu este ano, com o Troféu de Fabricantes, que acabou vencido pela Jaguar. O time inglês também levou o Mundial de Equipes, enquanto o de Pilotos ficou com Pascal Wehrlein, da Porsche.

Entre as outras alterações no regulamento esportivo, a Fórmula E definiu os parâmetros de uso da tração integral, principal novidade do carro Gen3 Evo, que vai estrear na pré-temporada de Valência. O dispositivo só poderá ser usado pelos pilotos nas largadas (até atingir 110 km/h), com o modo ataque ativado e nos duelos da classificação.

Além disso, o uso da tração integral está terminantemente proibido no pit-lane e no caso de largadas em movimento, e também não poderá acontecer no caminho para o grid antes das corridas. A categoria também oficializou o aumento de duração dos treinos livres, que passarão de 30 para 40 minutos.

Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com a pré-temporada na pista de Valência, que terá cobertura IN LOCO do GRANDE PRÊMIO, diretamente da Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.

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