Guia Fórmula E 2024: Evans e Cassidy colocam amizade de infância à prova na Jaguar

Amigos de longa data e agora parceiros de equipe na Jaguar, Mitch Evans e Nick Cassidy têm carro e habilidades para buscar o título da Fórmula E em 2024. Resta saber se a amizade será um combustível na briga pela taça ou o motivo de uma implosão interna

Será que a amizade pode sobreviver a uma disputa intensa e que envolve o maior objetivo da vida de um piloto profissional — ser campeão? É possível que uma relação amistosa de anos sirva como potencializadora de habilidades já existentes em prol de um objetivo em comum? Ou será que o pensamento de buscar a vitória acima de tudo, no fim, é o que sempre impera? Em 2024, a Jaguar vai precisar ao menos avaliar as respostas para algumas dessas perguntas, já que resolveu juntar os neozelandeses Mitch Evans e Nick Cassidy em sua garagem.

O contexto da chegada de Cassidy é muito claro: a Jaguar perdeu o título do Mundial de Equipes para a Envision porque só teve um piloto com quem podia contar, justamente Mitch. Sam Bird, além de inconstante e pouquíssimo confiável ao longo dos últimos dois anos, piorou as coisas de maneira catastrófica ao bater no próprio companheiro de equipe duas vezes, em Hyderabad e Jacarta. Ou seja, além de pouco ajudar, ainda atrapalhou a caminhada de Evans — que ficou sem o título mais uma vez.

Então, a Jaguar resolveu mudar. Não renovou com Bird, que se mandou para a McLaren, e optou por um piloto que já conhece o conjunto britânico depois de ter disputado sua melhor temporada na Fórmula E. Com quatro vitórias — mesmo número de Mitch, os que mais venceram em 2023 —, Cassidy foi o grande ponto de força da Envision no campeonato. A diferença é que o neozelandês tinha Sébastien Buemi ao lado. Se passou longe de ser brilhante, o suíço ao menos contribuiu bastante na pontuação do time.

Todo fã de automobilismo conhece histórias sobre companheiros de equipe que dividiram o mesmo espaço ao longo dos anos. O caso mais recente, talvez, seja o de Lewis Hamilton e Nico Rosberg na Mercedes — um paralelo justo, já que os dois também eram muito próximos na época do kart e no início de suas carreiras.

Maiores vencedores de 2023, Evans e Cassidy vão se reunir na Jaguar em 2024 (Foto: Fórmula E)

Evans e Cassidy não apenas nasceram no mesmo país, mas possuem histórias de certa forma parecidas. Separados por menos de dois meses, os dois voltam a compartilhar a mesma garagem aos 29 anos de idade, 12 anos depois de defenderem a mesma equipe em uma temporada completa pela última vez.

A edição de 2011 da Toyota Racing Series, categoria neozelandesa de monopostos, uniu os dois na Giles Motorsport. Evans vinha de de um título emocionante na temporada anterior, conquistado sobre Earl Bamber por apenas três pontos, enquanto Cassidy fazia seu ano de novato. Em uma edição absolutamente dominada por Mitch, que venceu sete de 15 corridas e foi ao pódio em todas que completou, o bicampeonato veio. E o ‘rookie’ ficou logo atrás, triunfando em duas das últimas três provas.

Nos anos seguintes, os dois até voltariam a defender a mesma equipe, mas Evans não tornou a disputar a categoria em um ano completo e a comparação passa a ser inútil. Ainda assim, vale destacar que Cassidy, assim como o compatriota, acumulou o bicampeonato em 2012 e 2013. Depois de passar por várias categorias diferentes, tanto em monopostos quanto no endurance, os dois voltaram a se encontrar no grid da Fórmula E em 2021. E, dois anos depois, um acidente na pista poderia ter encerrado a relação para sempre.

Evans e Cassidy buscam seus primeiros títulos na Fórmula E. A Jaguar também. Chegou a hora? (Foto: Fórmula E)

Voltemos ao eP de Roma 2 de 2023, então. Um dia depois de Mitch vencer e Nick chegar em segundo, Cassidy liderava o campeonato, mas ocupava a segunda posição na corrida que fechava o fim de semana italiano — e que tinha o futuro campeão Jake Dennis na ponta. Evans, em uma pista na qual sempre pode ser considerado o favorito, era o terceiro. Um erro, entretanto, praticamente encerrou as chances de título para os dois.

Mitch errou na freada de uma das curvas mais fechadas do circuito e literalmente passou por cima do carro de Cassidy. Em um acidente impressionante, os dois monopostos ficaram severamente avariados. Enquanto Evans abandonou, Nick tentou voltar para a corrida de qualquer jeito. No fim, terminou em 14º e não somou pontos. Lá na frente, Dennis venceu, colocou 25 tentos na bagagem e deu um passo enorme em direção ao título.

Segundo palavras do próprio Cassidy ao portal inglês The Race, a batida poderia ter encerrado a relação dos dois. Em Mônaco, onde Nick e Mitch moram, os pilotos se encontraram em um café e conversaram por mais de uma hora sobre o desastre. Segundo ele, não restaram mágoas, e isso seria uma clara demonstração de como a relação pode sobreviver à competitividade.

A batida que praticamente tirou Evans e Cassidy da briga pelo título (Vídeo: Fórmula E/GRANDE PRÊMIO)

Em 2024, a amizade dos neozelandeses será posta à prova mais do que nunca. Com um conjunto que vai entrar para brigar pelo título, a intenção da Jaguar é ter dois pilotos confiáveis e que contribuam com pontos, para que enfim o sonho do Mundial de Equipes seja alcançado. Paralelamente, ambos sabem que podem almejar a taça de Pilotos. Resta saber como essa execução vai acontecer.

Teremos ordens de equipe? Um vai ajudar o outro? E, no fim das contas, a amizade vai ser mais forte do que a vontade — e a decepção, já que apenas um vence — de ser campeão? 12 anos depois, mais maduros e em outro estágio de carreira, apenas Evans e Cassidy podem dizer. E a resposta, muito mais do que em palavras, virá na pista.

A temporada 2023/24 da Fórmula E está marcada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. No ano que vem, a categoria ainda passa por DiriyahHyderabadSão PauloTóquioMisanoMônacoBerlimXangaiPortland e Londres. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista do ano AO VIVO e COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.