Hankook garante pneus “aprovados em testes rigorosos” após medo de desgaste na Fórmula E
Os pneus mais macios da Fórmula E para a temporada 2024/25 causaram preocupações sobre o desgaste no paddock. Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, porém, a Hankook — fornecedora oficial da categoria — garantiu que a borracha está pronta para encarar condições inesperadas
Além de um novo carro — o Gen3 Evo — e várias outras novidades, a temporada 2024/25 da Fórmula E também trouxe uma evolução nos pneus da categoria. A Hankook, fábrica sul-coreana que atua como fornecedora da modalidade, produziu compostos um pouco mais macios do que na última temporada, retirando um material mais rígido que fazia parte da composição.
A maior suavidade dos pneus, obviamente, ajuda a aumentar a velocidade, mas também gera uma preocupação incomum na Fórmula E: o desgaste. Como a categoria preza pela sustentabilidade, adotar slicks como os da F1 soa como desperdício, devido ao alto nível de degradação.
Na atual temporada, porém, tem sido diferente, e as conversas antes da abertura em São Paulo indicavam uma preocupação específica sobre o nível de desgaste após a prova. Em entrevista concedida ao GRANDE PRÊMIO, a Hankook explicou que o composto é preparado já levando em consideração cenários extremos e citou a chuva como exemplo.
“Os circuitos da Fórmula E apresentam uma variedade de desafios, entre mudanças de condições climáticas e tipos diferentes de asfalto. Para se adaptar, a Hankook manteve um design já comprovado da banda de rodagem que canaliza a água de forma eficiente, garantindo aderência em condições de pista molhada”, garantiu.
“Ainda que alguns pilotos tenham dúvidas sobre os compostos, a performance de chuva depende principalmente do desenho da malha, não apenas do composto. Os pneus passaram por testes rigorosos em condições de chuva e foram aprovados com a supervisão da FIA, reforçando a confiança da Hankook em sua performance — mesmo em condições adversas”, completou.
A primeira corrida da temporada da Fórmula E terminou com vitória de Mitch Evans, da Jaguar. António Félix da Costa, da Porsche, chegou em segundo, e Taylor Barnard, da McLaren, completou o pódio. Aos 20 anos, o inglês se tornou o piloto mais jovem a terminar uma prova entre os três primeiros na categoria.
A Fórmula E 2024/25 volta a acelerar nos dias 10 e 11 de janeiro do próximo ano, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, para a segunda etapa do calendário. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa do evento e transmite todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS pelo YouTube.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.