Dennis é 2º e conquista título da Fórmula E 2023. Evans vence caótico eP de Londres 1

A Fórmula E tem um novo dono e ele é Jake Dennis, que nem precisou da vitória em Londres para faturar o título inédito. Mitch Evans foi valente e venceu uma corrida caótica neste sábado

Jake Dennis é campeão da Fórmula E 2023. O britânico da Andretti garantiu o título da categoria com uma corrida de antecedência graças ao segundo lugar conquistado no eP de Londres 1 deste sábado (29), vencido por Mitch Evans.

A corrida foi bastante acidentada, com duas bandeiras vermelhas, uma delas impressionante graças a um engavetamento provocado por um toque de Sébastien Buemi e Norman Nato. Os dois pilotos brasileiros pontuaram na corrida, com Sérgio Sette Câmara em 5º e Lucas Di Grassi em 7º.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O fim de semana da Fórmula E em Londres segue neste domingo (30) com a etapa final da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO inicia as transmissões 30 minutos antes de cada prova, ou seja, a partir das 12h30, AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

Mitch Evans venceu a quarta etapa na temporada 2023 da Fórmula E (Foto: Fórmula E)

Saiba como foi a corrida 1 em Londres:

Líder e vice-líder do campeonato dividiam a primeira fila em Londres. Na largada, Nick Cassidy manteve a liderança, enquanto Dennis perdera posição para Buemi. Evans manteve-se em sexto lugar, enquanto Sette Câmara pulou bem e ganhou duas posições, saltando para 17º.

Antes do fim da primeira volta, boa manobra de Mitch em cima de Dan Ticktum, quinta posição para o neozelandês da Jaguar. Rene Rast se defendia como podia da pressão do #9 na briga pelo quarto lugar, mas no quarto giro, não teve como segurar.

Buemi segurava o pelotão para seu companheiro Cassidy disparar na liderança da corrida. Um toque entre Di Grassi e Robin Frijns era fim de prova para o piloto da Abt Cupra, enquanto mais à frente Stoffel Vandoorne foi acertado por Ticktum.

Di Grassi acertou Frijns durante o eP de Londres 1 (Foto: Fórmula E)

Na volta 7, Evans mergulhou para cima de Jake Dennis e assumiu a terceira colocação em uma linda e arrojada manobra. No giro seguinte, modo ataque ativado para Cassidy e Dennis, que errou a entrada do acionamento de potência extra. Problemas para a Andretti na corrida.

No giro 11, Nick bem que tentou prensar Dennis na curva da vitória, mas perdeu a quarta posição. Rast veio no embalo e passou os dois, terceiro lugar para o piloto da McLaren. Buemi também errou o acionamento do modo ataque e perdeu a liderança da corrida para Evans.

Duas voltas depois, um lindo duelo entre Cassidy e Jake valia o quarto lugar para o neozelandês da Envision. Mais à frente, Rast botava forte pressão em cima de Mitch na briga pela liderança da prova britânica.

Wehrlein foi bastante criticado por Dennis durante o eP de Londres 1 (Foto: Fórmula E)

Na volta 15, quebra de suspensão de Nick Cassidy e caiu para as últimas posições, numa raspada com Buemi inexplicável. Enquanto Vergne também abandonava a corrida, o safety-car foi acionado para a limpeza de detritos na pista.

A corrida recomeça na volta 19, com Evans sendo o único ainda com chances de adiar a decisão do título da temporada para o domingo. Nico Müller abandonou a prova. E, novamente, Dennis errou o acionamento do modo ataque e o britânico reclamou com a equipe que o dispositivo não funcionara.

Enrosco entre Cassidy e Buemi mata chances de título do neozelandês na Fórmula E (Vídeo: GRANDE PRÊMIO/Fórmula E)

No começo da volta 23, Cassidy foi aos boxes novamente e era fim de prova e de campeonato para o piloto. No pelotão do miolo, disputa muito intensa entre Nato, Sam Bird, Félix Da Costa e Pascal Wehrlein, que brigavam pela quinta colocação.

Na 29, Sacha Fenestraz passou reto na curva 16, passou por cima de Sette Câmara e foi parar no muro. Pascal e Rast se enroscaram, pior para o alemão da Porsche que caiu para 13º e, com isso, safety-car na prova. Três voltas depois, a direção de prova decide dar bandeira vermelha.

Fenestraz passa por cima de Sette Câmara e para no muro de Londres (Vídeo: GRANDE PRÊMIO/Fórmula E)

Com mais de 30 minutos de paralisação, a prova vai recomeçar, sem Rast na terceira colocação e Dennis, assim, precisava apenas de uma ultrapassagem para garantir o título. A relargada foi em movimento e os cinco primeiros eram: Evans, Buemi, Da Costa, Dennis e Nato.

Modo ataque acionado para Buemi, que caíra para quarto. Enquanto isso, uma volta adicionada ao tempo final de corrida e Jake Hughes ficara parado na pista. Uma cena impressionante faltando duas voltas para o fim: um toque entre Buemi e Nato causou um congestionamento entre TODOS os pilotos do quarto para trás. Assista:

Buemi e Nato se tocam e causam engavetamento na reta final do eP de Londres 1 (Vídeo: GRANDE PRÊMIO/Fórmula E)

A direção de prova decidiu que os pilotos envolvidos no engavetamento darão uma volta com bandeira vermelha e junto ao safety-car até alcançarem os três primeiros e não-envolvidos no acidente para fazerem a relargada lançada.

Apenas duas voltas para decidir o campeonato, bastava Dennis se manter à frente de Buemi para ser o campeão. Cada curva sendo contornada com muito cuidado até a bandeirada final: vitória de Mitch Evans e título inédito para o britânico. Festa nos boxes da Andretti!

Fórmula E 2023, 15ª Etapa, eP de Londres 1, Resultado Final:

1M EVANSJaguar37 voltas 
2J DENNISAndretti+1.116 
3S BUEMIEnvision+1.668 
4S BIRDJaguar+3.054 
5S. SETTE CÂMARANIO+3.782 
6E MORTARAMaserati+4.263 
7L DI GRASSIMahindra+4.769 
8D TICKTUMNIO+5.118 
9N NATONissan+7.527 
10P WEHRLEINPorsche+8.725 
11J HUGHESMcLaren+9.128 
12S VANDOORNEDS Penske+10.231 
13M GÜNTHERMaserati+10.568 
14A LOTTERERAndretti+11.094 
15R RASTMcLaren+11.789 
16R MERHÍMahindra+23.472 
17A.F DA COSTAPorsche +3:00.666
18S FENESTRAZNissan NC
19N CASSIDYEnvision NC
20N MÜLLERAbt Cupra NC
21J.E VERGNEDS Penske NC
22R FRIJNSAbt Cupra NC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.