Dennis tem exibição de campeão e vence eP de Diriyah 1. Sette Câmara é 9º
Jake Dennis mostrou porque é o atual campeão da Fórmula E e venceu o eP de Diriyah 1 nesta sexta-feira com folga. Jean-Éric Vergne e Nick Cassidy completaram o pódio
Jake Dennis não deu chance para os rivais e venceu o eP de Diriyah 1 da Fórmula E na tarde desta sexta-feira (26). Largando na terceira posição, o piloto da Andretti soube ativar o modo ataque nos momentos certos e, com um gerenciamento de energia extremamente eficaz, triunfou com uma vantagem de 13s289, além de anotar a volta mais rápida.
Largando na pole-position, o francês Jean-Éric Vergne segurou a Jaguar de Mitch Evans, que acabou perdendo o pódio com uma tentativa de ultrapassagem desesperada na última volta. Nick Cassidy ficou em terceiro pela segunda corrida consecutiva, com Sam Bird na quarta posição. Norman Nato, Maximilian Günther e Pascal Wehrlein apareceram na sequência.
Após largar em uma ótima quarta colocação, o brasileiro Sérgio Sette Câmara conquistou os primeiros pontos da temporada da ERT com a nona posição. Robin Frijns fechou o top-10, enquanto Lucas di Grassi foi apenas o 19º colocado.
O GRANDE PRÊMIO é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai. No sábado, a programação de sexta se repete para a terceira prova da temporada: TL3 às 6h45, classificação às 8h50 e transmissão aberta para o eP de Diriyah 2 às 13h30. Por fim, o GRANDE PRÊMIO fecha o fim de semana com o Briefing logo após a bandeirada e a cerimônia do pódio, às 15h30. Você acompanha tudo na GPTV.
Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.
Saiba como foi o eP de Diriyah 1:
A primeira corrida da rodada dupla em Diriyah, na Arábia Saudita, começou sem maiores problemas na largada. Jean-Éric Vergne se manteve na ponta, com os cinco primeiros se mantendo nas mesmas posições. Sacha Fenestraz teve problemas e acabou tendo que ir para os boxes com problemas na suspensão.
Na terceira volta, Vergne ativou o modo ataque e passou a ponta para Mitch Evans, voltando na terceira posição. Na volta seguinte, foi a vez de Evans ativar o modo ataque e passar a liderança para Jake Dennis. O neozelandês se tocou com Vergne logo após voltar do traçado externo.
Dennis rapidamente abriu um segundo de vantagem na liderança e, ao acionar o modo ataque, voltou na segunda posição. Sérgio Sette Câmara também ativou o modo de potência extra e perdeu a posição para Norman Nato.
Vergne novamente abandonou rapidamente a primeira posição, ativando o modo ataque pela segunda vez e promovendo Dennis. Os três primeiros colocados se desgarraram do resto do pelotão com oito voltas completadas.
O atual campeão conseguiu abrir o suficiente para abrir seu segundo modo ataque e se manter na liderança. Evans também passou pelo traçado externo e, com 10 voltas, os três primeiros colocados já haviam utilizado o modo ataque duas vezes.
Mitch partiu para cima, colocou por dentro e ultrapassou Vergne na reta oposta na 12ª volta e começou a se aproximar de Dennis. O piloto da Jaguar tentou repetir o mesmo movimento para assumir a liderança, fingindo uma manobra por fora para tomar o lado de dentro, mas freou tarde demais e acabou perdendo terreno para o líder.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Com isso, Jean-Éric conseguiu encostar no neozelandês e aproveitou mais uma freada tardia de Evans para recuperar a segunda posição. Com metade da prova concluída, Dennis abriu uma boa vantagem na ponta, e ainda contava com 2% a mais de bateria do que seus rivais.
A emoção na segunda parte ficou por conta do pelotão intermediário, que deixou para utilizar o modo ataque nas últimas voltas. Nick Cassidy optou por uma estratégia diferente, deixando para pegar a potência extra depois. Desta forma, subiu para a quarta posição, inclusive pressionando seu companheiro de equipe.
Sérgio Sette Câmara foi pouco a pouco perdendo posições e ocupava o nono posto. Com cinco voltas restantes, o top-10 era composto por Dennis, Vergne, Evans, Cassidy, Bird, Nato, Günther, Werhlein, Sette Câmara e Hughes.
O francês da DS Penske começou a perder ritmo no final e Evans voltou a se aproximar. Logo atrás, Cassidy e Bird brigavam pela quarta posição. Na última volta, Mitch tentou mais uma vez uma manobra por dentro de última hora, e mais uma vez acabou escapando. Como resultado, caiu para quinto e viu seu companheiro de equipe levar o último lugar no pódio.
Sem maiores concorrentes na ponta, Dennis levou o triunfo com uma margem enorme, de mais de 13 segundos para Vergne. Sette Câmara segurou Frijns para conquistar seus primeiros pontos em 2024.
Fórmula E 2024, eP de Diriyah 1, Resultado Final:
Pos. | Piloto | Equipe | Diff |
1 | J DENNIS | Andretti | 37 voltas |
2 | J.E VERGNE | DS Penske | + 13.289 |
3 | N CASSIDY | Jaguar | + 13.824 |
4 | S BIRD | McLaren | + 14.620 |
5 | M EVANS | Jaguar | + 15.174 |
6 | N NATO | Andretti | + 15.661 |
7 | M GÜNTHER | Maserati | + 16.267 |
8 | P WEHRLEIN | Porsche | + 16.387 |
9 | S. SETTE CÂMARA | ERT | + 26.606 |
10 | R FRIJNS | Envision | + 26.968 |
11 | J HUGHES | McLaren | + 27.021 |
12 | S BUEMI | Envision | + 27.472 |
13 | O ROWLAND | Nissan | + 27.973 |
14 | S VANDOORNE | DS Penske | + 28.366 |
15 | E MORTARA | Mahindra | + 29.397 |
16 | A.F DA COSTA | Porsche | + 29.885 |
17 | N DE VRIES | Mahindra | + 30.419 |
18 | N MÜLLER | Abt Cupra | + 30.884 |
19 | L DI GRASSI | Abt Cupra | + 31.188 |
20 | J DARUVALA | Maserati | + 31.541 |
21 | D TICKTUM | ERT | + 1:04.712 |
22 | S FENESTRAZ | Nissan | Abandonou |