Dennis surpreende, bate Vandoorne em casa e garante pole da Andretti no eP de Londres 1

Forte ao longo de toda a classificação, britânico Jake Dennis demonstrou que corre à vontade em casa e bateu o líder da Fórmula E, Stoffel Vandoorne, para marcar primeira pole da temporada

FÓRMULA E VOLTA A LONDRES EM PISTA MODIFICADA PARA PRIMEIRO MATCH POINT DO ANO

A Fórmula E voltou a uma modificada ExCel Arena, em Londres, para a disputa da penúltima etapa da temporada neste final de semana. E com todos os holofotes direcionados aos concorrentes ao título da Fórmula E, o piloto da casa chegou de fininho e sobrou no final: Jake Dennis, britânico da Andretti, anotou a primeira pole da equipe nesta temporada — sua segunda na categoria — ao bater o líder Stoffel Vandoorne na final.

Pela primeira vez na Fórmula E, os dois brasileiros terminaram seus grupos na zona de classificação para o mata-mata: Sérgio Sette Câmara e Lucas Di Grassi haviam conseguido passar para as quartas de final com segundo e quarto melhores tempos, respectivamente, no Grupo A, mas o piloto da Venturi acabou punido por atrapalhar a volta de Mitch Evans, teve seus tempos deletados e perdeu a posição para Maximilian Günther — vai largar em último.

A sessão foi um sonho para Stoffel Vandoorne, no entanto, que foi o único dos concorrentes ao título da Fórmula E a conseguir se classificar para o mata-mata. Enquanto isso, Mitch Evans, Edoardo Mortara e Jean-Èric Vergne não passaram da primeira fase da classificação e vão ter que buscar uma recuperação na primeira corrida do fim de semana.

A primeira corrida da Fórmula E no eP de Londres acontece a partir das 11h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Cultura e do SporTV 3.

Confira como foi a classificação da corrida 1 de Londres:

Os grupos da classificação do eP de Londres (Arte: Fórmula E)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Grupo A

O primeiro grupo abriu a classificação de Londres com o brasileiro Sérgio Sette Câmara, que já tinha chamado atenção no dia anterior com o primeiro lugar no TL1. O piloto da Dragon rapidamente foi superado pelos outros rivais logo depois, mas conseguiu um lugar entre os quatro primeiros após o final da primeira rodada de paradas, em segundo lugar.

Além do brasileiro, Nick Cassidy marcou o melhor tempo antes que os pilotos saíssem para suas voltas finais, com 1min14s246. Stoffel Vandoorne e Mitch Evans, que ainda brigam pelo título, completavam os quatro primeiros.

Todos os carros voltaram para as garagens após as primeiras tentativas, como de costume, e deixaram o pit-lane apenas com três minutos para o encerramento do grupo. Com as últimas voltas lançadas, Stoffel Vandoorne assumiu a liderança com 1min13s796, Sérgio Sette Câmara se garantiu no segundo lugar com 1min14s023, Cassidy foi o terceiro com 1min14s123, enquanto Lucas Di Grassi fechou no quarto lugar, com 1min14s234.

No entanto, o brasileiro acabou punido após o encerramento do Grupo B por atrapalhar a volta de Evans — foi inclusive flagrado ‘quebrando tudo’ na garagem da Venturi, completamente revoltado com a decisão —, e Maximilian Gunther herdou a quarta colocação. Com a perda dos tempos de volta, Di Grassi terminou com a última colocação e vai sair do fundo do grid.

Com isso, os eliminados ficaram na seguinte ordem: Robin Frijns, Sam Bird, Mitch Evans, Alexander Sims, Pascal Wehrlein, Oliver Turvey e Di Grassi.

Stoffel Vandoorne foi o único postulante ao título a se classificar para o mata-mata em Londres (Foto: Mercedes)

Grupo B

O Grupo B começou também com um carro da Dragon sendo o primeiro a registrar volta, desta vez com Antonio Giovinazzi no comando. O piloto italiano abriu a sessão com 1min14s816, tempo rapidamente superado pelos rivais — que empurraram o italiano para o nono lugar após as primeiras tentativas.

Quem assumiu a liderança foi Jake Dennis, que marcou 1min14s073 com a Andretti e liderou um grupo que ainda teve Nyck de Vries em segundo, Oliver Askew em terceiro e André Lotterer em quarto. Edoardo Mortara e Jean-Èric Vergne, postulantes ao título, retornaram aos boxes com quinto e sexto lugares, respectivamente, antes de tentarem suas últimas voltas lançadas.

No encerramento do Grupo B, poucas mudanças entre os quatro primeiros: Dennis seguiu em primeiro, De Vries garantiu a segunda colocação, Askew terminou em terceiro e Lotterer fechou em quarto. Com isso, Mortara e Vergne acabaram eliminados — terminaram em quinto e sétimo, respectivamente —, e o único concorrente ao título que passou ao mata-mata foi mesmo Vandoorne.

Foram eliminados, na seguinte ordem: Mortara, Da Costa, Vergne, Sébastien Buemi, Oliver Rowland, Giovinazzi e Dan Ticktum.

Porsche manteve tradição de mandar pelo menos um piloto ao mata-mata, e viu André Lotterer se classificar (Foto: Porsche)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Quartas de final

André Lotterer x Stoffel Vandoorne

No primeiro duelo do dia, nenhuma surpresa: Vandoorne confirmou o favoritismo e marcou 1min13s528, enquanto Lotterer não passou de 1min13s917 e acabou eliminado.

Oliver Askew x Sérgio Sette Câmara

No segundo duelo, deu Brasil: Sérgio Sette Câmara manteve a boa fase demonstrada no final de semana e despachou o piloto da NIO com 1min13s330 — tempo inclusive mais rápido que o de Vandoorne no confronto anterior. Askew, por sua vez, não passou de 1min13s688.

Nick Cassidy x Nyck de Vries

Após a classificação do brasileiro, a segunda Mercedes se garantiu nas semifinais: Nyck de Vries marcou 1min13s457 e passou de forma confortável, superando Cassidy por boa margem — o neozelandês, que venceu as duas classificações da última etapa, em Nova York, anotou 1min13s852.

Maximilian Günther x Jake Dennis

E no duelo que fechou as disputas nas quartas de final, o líder do Grupo B passou sem sustos: Jake Dennis fechou sua volta com 1min13s225, único a superar o tempo de Sette Câmara, enquanto Günther não passou de 1min13s780 e ficou pelo caminho.

Sérgio Sette Câmara chamou atenção e levou a Dragon até as semifinais em Londres, parando apenas no líder Vandoorne (Foto: Fórmula E)

Semifinais

Sérgio Sette Câmara x Stoffel Vandoorne

No duelo entre o líder do campeonato e um dos únicos dois pilotos a não somarem pontos na temporada — a Dragon é a única equipe a não ter pontuado —, melhor para Vandoorne: o belga da Mercedes marcou 1min13s131 para estabelecer a melhor marca do dia e deixou Sette Câmara para trás — mesmo com uma boa volta do brasileiro, que anotou 1min13s474.

Nyck de Vries x Jake Dennis

Jake Dennis teve um bom ritmo ao longo de toda a sessão, mas demonstrou mesmo todo seu talento em Londres na semifinal: macou o melhor tempo da classificação, com 1min13s005, e levou a Andretti à final eliminando De Vries — que ficou com uma volta rápida de 1min13s314, mas não o suficiente para bater o britânico.

Decepção total nos boxes da Jaguar, que viu seus dois pilotos ficarem fora do mata-mata (Vídeo: Fórmula E)

Final

Stoffel Vandoorne x Jake Dennis

Na grande final, deu zebra — ou nem tanto: Jake Dennis confirmou sua superioridade no circuito britânico e marcou 1min13s161, garantindo a primeira pole da Andretti no ano. Vandoorne foi bem, anotou 1min13s298, mas não foi o suficiente para bater o piloto da casa.

Fórmula E 2021/2022, eP de Londres 1, Grid de Largada:

1J DENNISAndretti1:13.161
2S VANDOORNEMercedes1:13.298
3N DE VRIESMercedes1:13.314
4S. SETTE CÂMARADragon Penske1:13.474
5O ASKEWAndretti1:13.688
6M GÜNTHERNissan1:13.780
7N CASSIDYEnvision1:13.852
8A LOTTERERPorsche1:13.917
9E MORTARAVenturi Mercedes1:14.328
10R FRIJNSEnvision1:14.278
11A.F DA COSTADS Techeetah1:14.336
12S BIRDJaguar1:14.431
13J.E VERGNEDS Techeetah1:14.363
14M EVANSJaguar1:14.511
15S BUEMINissan1:14.383
16A SIMSMahindra1:14.591
17O ROWLANDMahindra1:14.448
18P WEHRLEINPorsche1:14.602
19A GIOVINAZZIDragon Penske1:14.816
20O TURVEYNIO1:14.900
21D TICKTUMNIO1:15.200
22L DI GRASSIVenturi MercedesSem tempo
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.