Vergne admite favoritismo de Jaguar e Porsche na Fórmula E: “Oito carros muito fortes”

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Jean-Éric Vergne falou sobre o favoritismo dos times com trem de força da Porsche e da Jaguar, mas admitiu que é possível vencer corridas com a DS Penske

A Fórmula E começou uma nova temporada em 2024, mas a ordem de forças do grid quase não sofreu alterações em relação ao ano passado, afinal, o regulamento se manteve praticamente o mesmo. Por isso, em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Jean-Éric Vergne afirmou que os carros equipados com motores Porsche e Jaguar chegam para todas as corridas como os grandes favoritos à vitória.

Em 2023, a Fórmula E foi dominada pelos carros equipados com motores Porsche e Jaguar e o favoritismo desses dois trens de força foi quebrado em apenas duas oportunidades. Uma delas foi em Jacarta, com o triunfo de Maximilian Günther pela Maserati. A outra foi justamente com Vergne, que levou a DS Penske ao lugar mais alto do pódio em Hyderabad.

Após quatro etapas realizadas em 2024, os carros com motores da Porsche e da Jaguar venceram em três oportunidades. A quebra do domínio aconteceu no eP de São Paulo, com a vitória de Sam Bird pela McLaren, que é impulsionada pelo trem de força da Nissan.

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Vergne disse que é possível voltar a vencer com a DS Penske em 2024, mas reconheceu que é uma tarefa muito difícil. Afinal, o grid conta com quatro carros de motor Jaguar e outros quatro de motor Porsche, o que dificulta a briga pelo primeiro lugar.

Jean-Éric Vergne já foi ao pódio em 2023, mas ainda não venceu corrida (Foto: DS Penske)

“Acho que sim [possível vencer]. Mas hoje os motores da Porsche e da Jaguar são muito fortes. O problema é que não são apenas dois carros [com cada motor], são quatro, porque a Porsche tem a Andretti como cliente e a Jaguar tem a Envision. Então são oito carros que são muito fortes, e isso dificulta tudo”, lamentou o titular da DS Penske.

“Acho que nós desenvolvemos um pouco, mas não tem muito o que podemos fazer nesse sentido até o próximo ano. Então toda a evolução que tivemos foi fruto da melhor compreensão do motor e da tentativa de extrair mais performance. Acho que o time fez um trabalho muito bom durante o inverno e agora temos coisas para desenvolver no carro para torná-lo melhor”, finalizou Vergne.

O eP de Tóquio acontece entre os dias 29 e 30 de março, marcando a primeira corrida da história da Fórmula E no Japão. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite treinos livres, classificação e corrida AO VIVO COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.