Hansen/Taylor aproveita punição da RXR e vence abertura do Extreme E na Arábia Saudita

A dupla da Rosberg X Racing até cruzou a linha de chegada em primeiro na abertura do Extreme E 2023, na Arábia Saudita, mas uma punição aos líderes deu à Veloce sua primeira vitória na categoria

A abertura da temporada 2023 do Extreme E, realizada neste fim de semana na Arábia Saudita, não poderia ter sido melhor para a Veloce. Neste domingo (12), a equipe comandada por Kevin Hansen e Molly Taylor fez uma corrida consistente na primeira etapa do campeonato e aproveitou uma punição de Johan Kristoffersson e Mikaela Ahlin-Kottulinsky, dupla da Rosberg X Racing, para conquistar sua primeira vitória na história da categoria.

A Grande Final — corrida que envolve os cinco melhores colocados das duas classificações — começou forte no início, e Mattia Ekström assumiu a liderança com a Sainz XE nos primeiros metros. No entanto, Kristofferson se manteve mais próximo do ponto ideal de tangência da primeira curva e logo deixou o rival para trás, trazendo consigo a Veloce de Hansen.

Enquanto os quatro primeiros colocados andavam muito próximos, surgiram os primeiros problemas da temporada. Os carros de Ganassi e X44 — equipe da qual Lewis Hamilton é dono — abandonaram a corrida em seguida, o primeiro ao parar na pista e o segundo com um problema técnico.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Corrida do Extreme E na Arábia Saudita foi movimentada e contou com vários abandonos (Foto: Extreme E)

Lá na frente, Ekström começou a perder ritmo e viu a aproximação de Kristoffersson, que enfim tomou a ponta no momento das trocas de pilotos. Já com Kottulinsky ao volante da RXR, Taylor fez de tudo para tomar a liderança da sueca, mas cometeu um erro no final e perdeu muito tempo.

No fim, Mikaela cruzou a linha de chegada no primeiro lugar, mas sofreu com o anticlímax: a RXR foi punida por ultrapassar o limite de velocidade em zona de bandeira amarela e sofreu um acréscimo de 136s no tempo final de prova, o que derrubou a equipe para a terceira colocação.

Assim, a corrida terminou com a seguinte ordem: Taylor/Hansen [Veloce], Laia Sanz/Ekström [Sainz XE], Kottulinsky/Kristoffersson [RXR], Cristina Gutiérrez/Fraser McConnell [X44] e Amanda Sorensen/R.J. Anderson [Ganassi].

Na Redemption Race, que envolve as cinco equipes que ficaram fora da prova inicial, melhor para a McLaren. Um início forte da equipe inglesa viu Tanner Foust tomar a liderança da Abt Cupra de Nasser Al-Attiyah logo nos primeiros metros, antes da Andretti se envolver em um acidente e ver seu carro capotar pela segunda vez no dia.

Veloce aproveitou erro da RXR para ficar com a vitória na abertura do Extreme E 2023 (Foto: Extreme E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O caos se formou completamente na disputa com dois incidentes consecutivos, e tanto Andretti quanto Abt Cupra foram obrigadas a abandonar a corrida. Com a confusão, o ex-F1 Heikki Kovalainen tomou a ponta de Foust, até que uma bandeira vermelha interrompeu a corrida na Área de Troca — local em que as equipes fazem a alteração obrigatória de pilotos.

Com apenas três carros na retomada da corrida, a JBXE de Kovalainen viu o sonho de sua primeira vitória ir embora ao sofrer um problema técnico e ser obrigada a abandonar a disputa. Assim, Emma Gilmour não teve dificuldades para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar com a McLaren, seguida pela dupla da estreante Carl CoxChristine Zonca e Timo Scheider.

O Extreme E ainda tem mais uma corrida prevista para este domingo (12), completando a disputa da etapa de abertura da temporada 2023 na Arábia Saudita.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.