Maini coloca Mahindra no topo no treino livre de novatos do eP de Jedá da Fórmula E
Kush Maini liderou o TL0 com volta rápida de 1min17s184, seguido de Gabriele Minì, da Nissan, e Mikkel Jensen, da Cupra Kiro
A Fórmula E iniciou o fim de semana do eP de Jedá nesta quinta-feira (13) com o TL0, teste de novatos da categoria. E no primeiro contato com a pista utilizada na Fórmula 1 — mas com um traçado mais curto e modificado para os carros elétricos — Kush Maini, da Mahindra, foi o mais rápido da sessão.
O piloto da liderou o treino com uma volta rápida de 1min17s184, seguido de Gabriele Minì, da Nissan e Mikkel Jensen, da Cupra Kiro, fechando o top-3.
Théo Pourchaire, Daniil Kvyat, Zak O’Sullivan, Thomas Preining, Jak Crawford, Jamie Chadwick e Tatiana Calderón fecharam a tabela de tempos. O treino também registrou um acidente nos últimos minutos, após O’Sullivan, da Envision, ser fechado por Chadwick, da Jaguar, e se chocarem na pista. A batida danificou os carros de Sébastién Buemi e Nick Cassidy.
A Fórmula E estreia na pista de Jedá, que substitui a antiga casa no país, Diriyah, com evento realizado entre os dias 13 e 15 de fevereiro. A próxima sessão de pista é o TL1, marcado para 14h45 (de Brasília, GMT-3). Na sexta-feira (14), o dia começa com o TL2, marcado para as 6h45; a classificação define o grid de largada a partir das 8h50; a largada, por sua vez, tem transmissão abrindo às 13h. Os horários da sexta se repetem no sábado (15): 6h45, 8h50 e 13h. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa do evento e transmite todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS pelo YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o treino de novatos em Jedá:
O treino de novatos recebeu uma lista bastante democrática para a sessão de pista em Jedá. Pilotos, pilotas, jovens e profissionais mais experientes representaram as 11 equipes da categoria no traçado saudita durante os 40 minutos de sessão.
O contato direto com o Gen3 Evo, bólido utilizado na temporada 2024/25, era novo para mais da metade do grid. Para as equipes, o teste é importante para a coleta de dados que possam potencializar o trabalho do time durante a etapa da Arábia Saudita.
As primeiras voltas foram de estudo para que os pilotos e pilotas sentissem o carro. A liderança da tabela de tempos mudava a cada volta, passando por Zak O’Sullivan, da Envision, Alex Dunne, piloto da McLaren e Kush Maini, da Mahindra, que registrou uma volta de 1min21s400 e assumiu a liderança a 32 minutos do fim, seguido do ex-F1 Daniil Kvyat, testando pela DS Penske, com giro de 1min21s868 e O’Sullivan, com 1min22s007.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Com o passar do tempo, a pista foi ficando mais rápida e os pilotos puderam arriscar mais. Maini melhorou o próprio tempo e chegou à casa dos 1min20s, ao cravar 1min20s500. Jamie Chadwick trouxe a Jaguar para a ponta da tabela ao girar pela pista em 1min20s029 a 20 minutos do fim do TL0.
Os pilotos foram para os boxes e, no retorno, Théo Pourchaire mostrou ritmo com a Maserati e assumiu a liderança com uma volta de 1min18s905, 1,1s mais rápido que a volta da pilota da Jaguar. O tempo do francês só foi superado a oito minutos do fim por Jensen, que marcou 1min18s225 no cronômetro e levou a Cupra Kiro para o topo da lista.
No fim, Maini encontrou a volta na casa dos 1min17s, que deu a ele a liderança do TL0 com o trem de força indiano. Minì e Jensen ainda esboçaram uma reação, mas não conseguiram ser mais rápidos que o indiano.
Fórmula E 2024/25, eP de Jedá, TL0:
1 | K MAINI | Mahindra | 1:17,184 | |
2 | G MINÌ | Nissan | 1:17,488 | +0,304 |
3 | M JENSEN | Kiro | 1:17,561 | +0,377 |
4 | T POURCHAIRE | Maserati | 1:17,889 | +0,705 |
5 | D KVYAT | Maserati | 1:18,365 | +1,181 |
6 | Z O’SULLIVAN | Envision | 1:19,067 | +1,883 |
7 | T PREINING | Nissan | 1:19,072 | +1,888 |
8 | J CRAWFORD | Andretti | 1:19,448 | +2,264 |
9 | J CHADWICK | Jaguar | 1:19,804 | +2,620 |
10 | T CALDERÓN | Lola Yamaha ABT | 1:20,913 | +3,729 |
11 | A DUNNE | McLaren |

