Di Grassi é punido por passar todo mundo nos boxes e Lynn vence eP de Londres 2

Lucas Di Grassi viu o safety-car lento demais na pista e, passando pelo pit-lane, ultrapassou todo mundo para virar líder. O brasileiro foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada, mas acabou punido. Melhor para Alex Lynn

Lucas Di Grassi passou pelos boxes durante o safety-car para ganhar posições (Vídeo: Fórmula E)

Lucas Di Grassi foi a estrela do eP de Londres deste domingo (25), mas talvez pelos motivos errados. O brasileiro, sexto colocado antes de um safety-car, passou pelos boxes para ultrapassar todo mundo e virar líder da corrida. A estratégia curiosa da Audi não deu certo: a direção de prova puniu o brasileiro, com a vitória ficando com Alex Lynn.

Di Grassi conseguiu passar os pilotos à frente porque o safety-car estava lento demais, significando que era mais rápido passar pelos boxes apenas com o limitador de velocidade acionado. Allan McNish, chefe da Audi, argumentou que Lucas precisava passar pelos boxes para checar um possível pneu furado. A desculpa não colou com a direção de prova, que aplicou inicialmente o acréscimo de 20 segundos ao tempo total de prova e jogou o brasileiro para oitavo. Horas depois, decidiu-se pela desclassificação do campeão de 2017.

Lynn teve a companhia de Nyck de Vries e Mitch Evans no pódio. A zona de pontos teve ainda Robin Frijns, Pascal Wehrlein, Maximilian Günther, Nick Cassidy, Sérgio Sette Câmara, Jake Dennis e Joel Eriksson. No caso de Sérgio, o oitavo lugar encerra uma seca de pontos que vinha desde fevereiro.

Alex Lynn venceu em Londres (Foto: Fórmula E)

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A corrida teve uma dose considerável de acidentes, com duas intervenções do safety-car. No primeiro, René Rast abandonou após ser abalroado por Sébastien Buemi. No segundo, António Félix da Costa foi a vítima de uma pilotagem extremamente defensiva de André Lotterer.

Saiba como foi o eP de Londres 2:

Largando da pole, Vandoorne não teve dificuldades para seguir em primeiro após a largada. Rowland, Lynn, De Vries e Evans vinham atrás, formando o top-5 na mesma ordem do grid de largada. O resto da zona de pontos tinha Günther, Wehrlein, Frijns, Sette Câmara e Di Grassi. A primeira volta foi relativamente limpa, apenas com Blomqvist e Sims danificando seus respectivos carros.

A primeira ultrapassagem no top-10 veio apenas na terceira volta. De Vries mergulhou e ultrapassou Lynn na marra em um dos hairpins. O holandês estava no pódio, mas com problemas: o toque com o britânico deixou o volante um pouco torto.

Na volta 5, safety-car: Buemi e Rast brigavam por posição, com o suíço prensando o alemão contra o muro. Com a suspensão dianteira esquerda danificada, René voltou a acertar Sébastien antes de estacionar na pista e abandonar.

A relargada veio na volta 8, sem muitas mudanças na dianteira. O pódio ainda tinha Vandoorne, Rowland e De Vries, com Lynn e Evans atrás. Só fora da zona de pontos que mais ultrapassagens aconteciam, com Da Costa indo para cima e subindo para 15°.

Na volta 10, mudança importante: De Vries ultrapassou Rowland e se colocou em posição de pressionar Vandoorne. A manobra veio na hora certa, porque, apenas um giro depois, um acidente de Da Costa levou ao segundo safety-car do dia. O português foi prensado por Lotterer contra o muro e bateu.

Lucas Di Grassi chamou atenção por uma estratégia curiosa (Foto: Fórmula E)

A relargada nem precisou acontecer para a corrida ficar louca. Di Grassi, sexto, passou pelos boxes e virou líder. Sim. É que, como o safety-car estava lento demais, o brasileiro andava mais rápido usando apenas o limite de velocidade do pit-lane. Era inteligente, mas o veterano estava automaticamente sob investigação.

Após a relargada, mais reviravoltas. Rowland abalroou Vandoorne, com os dois caindo para fora da zona de pontos. De Vries, enquanto isso, ultrapassava Di Grassi. Atrás, a zona de pontos ainda tinha Lynn, Evans, Günther, Wehrlein, Frijns, Sette Câmara, Dennis e Cassidy.

Essa briga entre os dois, entretanto, estava ainda muito aberta. Di Grassi deu o troco em De Vries, que também perderia posição para De Vries. Os três estavam muito à frente de Evans e tinham disputa particular pela vitória.

A corrida avançava, apenas no aguardo da determinação da direção de prova a respeito de Di Grassi. A punição era inevitável e inicialmente veio na forma de um drive-through. Lucas não cumpriu e flertou com a desclassificação, mas eventualmente acabou apenas com um acréscimo de 20s.

Fórmula E 2020/21, eP de Londres, Corrida 2:

1A LYNNMahindra 46:29.53230 voltas
2N DE VRIESMercedes+ 0.599 
3M EVANSJaguar+ 6.257 
4R FRIJNSVirgin+ 6.682 
5P WEHRLEINPorsche+ 9.212 
6M GÜNTHERBMW + 10.637 
7N CASSIDYVirgin+ 12.685 
8S SETTE CÂMARADragon Penske+ 19.237 
9J DENNISBMW+ 24.914 
10J ERICKSSONDragon Penske+ 27.920 
11E MORTARAVenturi Mercedes+ 29.083 
12J VERGNEDS Techeetah+ 29.915 
13S BUEMINissan+ 30.291 
14O TURVEYNio+ 31.364 
15S VANDOORNEMercedes+ 33.623 
16A SIMSMahindra+ 34.336 
17A LOTTERERPorsche+ 35.204 
18O ROWLANDNissan+ 42.269 
19T BLOMQVISTNIO+ 1 volta 
20N NATOVenturi Mercedes+ 3 voltas 
NCS BIRDJaguar + 3 voltas 
NCA DA COSTADS Techeetah+ 20 voltas 
NCR RASTAudi+ 5 voltas 
DSQL DI GRASSIAudi  
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