google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Se por um lado o contrato de Sébastien Buemi com a Toyota e o WEC obrigou o líder do campeonato da F-E a 'faltar' ao eP de Nova York para competir do outro lado do Oceano Atlântico, por outro a sorte de Buemi esteve afiada na tarde deste sábado (15) no Brooklyn. Sim, Buemi, de muito longe, 'ganhou' classificação. Afinal, os dois pilotos que ainda podem ameaçar seu bicampeonato, largarão muito longe das primeiras posições. Lucas Di Grassi sai em décimo, ao passo que Felix Rosenqvist é o 17º colocado. E o destaque, óbvio, é Alex Lynn, estreante na categoria com a pole.
Reserva da DS Virgin, Lynn enfim foi à pista numa situação competitiva agora que José María López, assim como Buemi, precisou ficar na Europa para correr pela Toyota no Mundial de Endurance. Piloto promissor, Alex ignorou a falta de experiência na categoria. Novato? Lynn é quem manda em Nova York.
Ao lado dele na primeira fila, Daniel Abt. Jean-Éric Vergne e Sam Bird, que entraram favoritos na Superpole, foram batidos pelos dois mais jovens e acabaram com P3 e P4. Jérôme D'Ambrosio ainda fez mais do que a Dragon anda permitindo. Nick Heidfeld, Nelsinho Piquet, Oliver Turvey, o quase sempre decepcionante Nicolas Prost e Di Grassi encerraram o top-10.
A largada para o eP de Nova York 1 acontece às 17h (de Brasília).
Alex Lynn abriu o dia com tudo (Foto: F-E)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Confira como foi o treino classificatório:
Grupo 1 – Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa, Robin Frijns, Loïc Duval e Pierre Gasly
A marca do TL2, na casa de 1min02s alto, era a referência para o começo do treino classificatório. Primeiro na pista, Félix da Costa passou bem longe da marca após errar na curva um e acertar o muro com o lado direito da Andretti, com 1min04s5. Mas Vergne, que começou o dia bem afastado da briga pelas primeiras posições, foi muito bem e cravou 1min03s091.
Duval ficou quase 0s5 atrás, mas ainda foi o segundo mais rápido do grupo. Frinjs sobrou em relação ao companheiro português, enquanto Gasly, ainda tentando pegar a mão do carro, ficou bem afastado.
Grupo 2 – Mitch Evans, Stéphane Sarrazin, Jérôme D'Ambrosio, Nicolas Prost e Nick Heidfeld
Ainda tentando se ajustar com a Techeetah, Sarrazin foi à frente no segundo grupo e continuou muito atrás do companheiro Vergne – quinto colocado após dez pilotos. Prost, sempre com grandes expectativas por guiar uma Renault e.dams, voltou a decepcionar e tirou muito pouco do carro.
Quem não se furtou da responsabilidade foi D'Ambrosio. No que é até agora a pior temporada da Dragon, o belga conseguiu tirar absolutamente todas as oportunidades que o carro oferecia. Anotou 1min02s881 e pulou para a liderança e praticamente assegurado na Superpole.
Evans também não foi bem após dois bons treinos com a Jaguar e ficou com o sétimo lugar geral. Heidfeld aguardou até os últimos segundos para a volta rápida e não foi tão bem. Com tudo que se esperava da Mahindra, o 1min03s193 e terceiro lugar foi pouco.
Daniel Abt (Foto: Audi ABT)
Grupo 3 – Nelsinho Piquet, Alex Lynn, Adam Carroll, Felix Rosenqvist e Daniel Abt
De fato, impressionante a forma como Lynn pegou rápido o carro no traçado de Nova York. O jovem inglês foi mais rápido que Vergne e se colocou em boa posição para ir à Superpole. Piquet, por outro lado, não começou o dia com a China NextEV chamando a atenção: mas foi bem e pulou para o sexto posto. Carroll, fato raro, superou o companheiro de Jaguar e se colocou no meio do grid.
Por fim, Abt voou e também caiu da casa 1min03s – segundo lugar, atrás apenas de D'Ambrosio, com 1min02s888. Rosenqvist, sobre quem havia a expectativa de pole-position, desapontou demais. Fez apenas o 13º lugar.
Grupo 4 – Lucas Di Grassi, Oliver Turvey, Sam Bird, Tom Dillmann e Maro Engel
Logo primeiro a partir para a pista e dar volta rápida, Bird mostrou tudo o que a DS Virgin tinha de potencial: 1min02s806, primeiro colocado. E, enquanto todos os olhos esperavam o postulante ao título Di Grassi, viram Engel lento na pista. Problema para ele e quem vinha atrás.
Turvey ainda emplacou o oitavo posto, mas Di Grassi conseguiu apenas o décimo posto. Sébastien Buemi, do outro lado do Oceano Atlântico, podia comemorar a classificação. Dillmann foi 15º, enquanto Engel ficou com o último posto.
Desta forma, a Superpole ficou com Bird, D'Ambrosio, Abt, Lynn e Vergne.
Superpole
Vergne saiu na frente para tentar fazer roncar o motor Renault – e não foi mal, mas dificilmente ficaria na pole com 1min03s53. Lynn, por outro lado, mostrou que não deve ser tratado mesmo como novato. Anotou 1min03s296 e pulou para a ponta e com vantagem.
D'Ambrosio, surpreendente apenas por estar aí, errou e ficou com o quinto posto. Abt superou Vergne por 0s003, mas ainda longe de Lynn. A porta estava aberta para um 1-2 da DS Virgin. Bird, porém, não foi tão bem e terminou com o quarto posto. Pole para a sensacional de estreia de Lynn.
F-E, eP de Nova York, Grid de Largada:
1 |
ALEX LYNN |
ING |
VIRGIN DS |
1:03.296 |
|
2 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI ABT |
1:03.534 |
+0.238 |
3 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH |
1:03.537 |
+0.241 |
4 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN DS |
1:03.557 |
+0.261 |
5 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
1:07.203 |
+3.907 |
6 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
1:03.193 |
|
7 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
NEXTEV |
1:03.361 |
+0.168 |
8 |
OLIVER TURVEY |
ING |
NEXTEV |
1:03.385 |
+0.192 |
9 |
NICOLAS PROST |
FRA |
RENAULT |
1:03.433 |
+0.240 |
10 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
1:03.480 |
+0.287 |
11 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
TECHEETAH |
1:03.508 |
+0.315 |
12 |
LOÏC DUVAL |
FRA |
DRAGON |
1:03.521 |
+0.328 |
13 |
ADAM CARROLL |
NIR |
JAGUAR |
1:03.555 |
+0.362 |
14 |
MITCH EVANS |
NVZ |
JAGUAR |
1:03.637 |
+0.444 |
15 |
TOM DILLMANN |
FRA |
VENTURI |
1:03.795 |
+0.602 |
16 |
ROBIN FRIJNS |
HOL |
ANDRETTI |
1:03.830 |
+0.637 |
17 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MAHINDRA |
1:04.300 |
+1.107 |
18 |
ANTONIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
ANDRETTI |
1:04.585 |
+1.392 |
19 |
PIERRE GASLY |
FRA |
RENAULT |
1:04.936 |
+1.743 |
20 |
MARO ENGEL |
ALE |
VENTURI |
1:17.571 |
+14.378 |
MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.