Maserati efetiva Blais como chefe de equipe para temporada 2024/25 da Fórmula E

Chefe interino da Maserati desde maio, Cyril Blais recebeu nova promoção e foi efetivado na função para a próxima temporada da Fórmula E, que começa em dezembro

Apontado como chefe interino da Maserati durante a última temporada da Fórmula E, o francês Cyril Blais recebeu uma nova promoção da marca cerca de cinco meses depois e foi oficialmente confirmado como chefe da equipe a partir da próxima edição da categoria, que começa em dezembro. O engenheiro de 42 anos assume totalmente as funções do ex-gestor José Aznar, que também acumulou o cargo em 2024.

“Essa nova função representa o próximo estágio da minha carreira, e sou grato pela crença que os acionistas demonstraram em mim”, disse Blais. “Estou ansioso para focar mais nas minhas habilidades de liderança do que apenas na engenharia”, afirmou.

“Uma coisa que aprendi como interino é que comandar uma equipe de corrida nunca depende de apenas um indivíduo, e não me sentiria confortável aceitando esse papel se não tivéssemos uma liderança tão forte e experimentada na equipe”, destacou.

Blais faz parte da Maserati desde 2022, ainda na época que a equipe se chamava Venturi. Sua primeira temporada foi como engenheiro de corrida do brasileiro Lucas Di Grassi, que deixou a esquadra monegasca para o ano seguinte. Com a chegada de Maximilian Günther, Cyril passou a trabalhar com o alemão, função desempenhada em 2023 e 2024.

Blais vai comandar uma dupla totalmente nova na Maserati, com Stoffel Vandoorne e Jake Hughes (Foto: Fórmula E)

No início de 2024, Blais passou a acumular o cargo de chefe de engenharia, antes de ser novamente promovido a chefe interino no meio do ano. O cargo precisou de ‘adaptações’ desde o fim de 2023, já que o então chefe, James Rossiter, deixou a função pouco tempo antes da pré-temporada.

“É fácil se dar bem e performar quando se está atingindo os resultados que você quer na pista, mas vemos a verdadeira natureza das coisas quando você passa por tempos desafiadores como equipe. A força de caráter e o espírito que a equipe demonstrou nas últimas duas temporadas têm sido reveladores para mim”, comentou.

“Tenho um entendimento muito bom sobre o que precisa ser feito para manter isso e construir em cima. Nossa prioridade principal antes de Valência é garantir que cada membro da equipe tenha o melhor ambiente de trabalho possível e os recursos para performar ao máximo”, finalizou Blais.

Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.