Michelin fecha contrato com FIA e será fornecedora exclusiva de pneus da nova F-E

A nova categoria de monopostos criada pela FIA e exclusiva para carros elétricos será calçada pelos pneus Michelin. A fornecedora francesa também equipa boa parte dos bólidos do WRC e do WEC. A F-E estreia em 2014 e tem previsão para realizar uma etapa no Brasil


A Michelin será a fornecedora exclusiva de pneus da mais nova categoria de monopostos do automobilismo mundial. A F-E, série destinada apenas a carros impulsionados por motores elétricos, será disputada a partir da próxima temporada e conta com apoio maciço da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Foi a entidade que, em comunicado publicado nesta quinta-feira (28), tornou pública a Michelin como fornecedora da F-E.
Os novos carros da F-E serão calçados por pneus Michelin (Foto: Divulgação)

Jean Todt, presidente da FIA e grande entusiasta dos combustíveis alternativos, se mostrou bastante empolgado com a parceria. “Estou satisfeito por dar as boas-vindas à Michelin na F-E. É um novo e inovador conceito de automobilismo que vai sublinhar o comprometimento de todos os participantes, que proporcionar ao público um campeonato empolgante no centro da cidade, com atenção dedicada a soluções sustentáveis e ambientalmente salutares”, afirmou.

“A Michelin tem uma longa e relevante história de performance aliada à invenção técnica e, portanto, é o parceiro ideal para a F-E”, acrescentou o dirigente francês.

A fornecedora francesa esteve presente na F1 em diversos períodos, sendo que o último foi até 2006. Desde então, a principal categoria do automobilismo contou com o fornecimento da Bridgestone, até 2010, e com a Pirelli, num compromisso que deve se estender aos próximos anos. Já a Michelin está comprometida, entre outras séries, com o Mundial de Rali e o WEC, o Mundial de Endurance.

A F-E será disputada em 2014 em circuitos de rua. Um esboço de calendário já está nas mãos da FIA e conta com uma corrida nas ruas do Rio de Janeiro, além de outras provas em cidades como Londres, Roma, Pequim e Buenos Aires. Lucas Di Grassi faz parte do desenvolvimento do novo carro, que é dotado de 220 kilowatts de potência, o equivalente a 300 cv, mas que pode ser ajustado para alcançar 500 cv, mas com autonomia menor.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.