Evans supera Rowland no fim e lidera TL2 do eP de Tóquio da Fórmula E
Mitch Evans apareceu na reta final para colocar a Jaguar no topo do treino livre 2 da Fórmula E no Japão. Mais uma vez, a atividade trouxe uma reta principal molhada e protagonista de várias escapadas
Em casa, a Nissan liderou boa parte do segundo treino livre da Fórmula E no Japão, mas viu Mitch Evans surgir com a Jaguar na reta final e tomar a ponta para manter a escrita de liderar ao menos uma sessão por etapa em 2024. O neozelandês anotou 1min19s339 em sua volta mais rápida nesta sexta-feira (29), 0s061 à frente do britânico, em uma atividade novamente marcada por várias escapadas na curva 1 — que mais uma vez apareceu molhada.
Maximilian Günther fez bom treino e colocou a Maserati no terceiro lugar, enquanto Pascal Wehrlein foi o quarto com a Porsche. Companheiro do alemão, António Félix da Costa foi o quinto, seguido de perto por Nick Cassidy, da Jaguar.
Norman Nato se colocou em sétimo com a Andretti, 0s239 à frente de Edoardo Mortara, que novamente levou a Mahindra ao top-10. Por fim, Jean-Éric Vergne, da DS Penske, foi o nono, e o atual campeão Jake Dennis completou o grupo dos dez primeiros colocados.
A Fórmula E retorna ainda na noite desta sexta para a disputa da classificação, que será transmitida AO VIVO e COM IMAGENS no GRANDE PRÊMIO a partir das 21h50 (de Brasília). A corrida acontece logo na sequência, com transmissão aberta às 2h30 da madrugada de sábado.
Confira como foi o TL2 da Fórmula E no Japão:
Na segunda atividade da história da categoria no país nipônico, Robin Frijns assumiu a ponta de início com a Envision, repetindo a história do TL1. Outra história que se repetiu foi o trecho molhado no fim da curva 1, que novamente trouxe muita dor de cabeça aos pilotos e várias escapadas.
O restante do circuito — que é bastante estreito — também não ficou para trás, e as placas de publicidade sofreram com alguns toques ao longo da sessão. Lucas Di Grassi chegou a danificar a asa dianteira da Abt Cupra, o que resultou em uma bandeira vermelha que durou poucos minutos.
Nyck de Vries também acertou o muro com sua Mahindra e não conseguiu se aproximar do ritmo de Mortara, finalizando em uma modesta 18ª posição. Entre os brasileiros, Di Grassi foi o 15º colocado, enquanto Sérgio Sette Câmara foi novamente o melhor carro da ERT com o 19º posto.
A reta final da atividade trouxe uma queda significativa nos tempos de volta, e Evans aproveitou para tomar a ponta de Rowland. Ainda sem vitórias na temporada, foi a quarta vez que o neozelandês liderou uma sessão de treinos livres este ano — depois do TL2 na Cidade do México, o TL3 em Diriyah e o TL1 em São Paulo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Fórmula E 2023/24, eP de Tóquio, TL2:
1 | M EVANS | Jaguar | 1:19.339 | |
2 | O ROWLAND | Nissan | 1:19.400 | +0.061 |
3 | M GÜNTHER | Maserati | 1:19.427 | +0.088 |
4 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:19.428 | +0.089 |
5 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:19.445 | +0.106 |
6 | N CASSIDY | Jaguar | 1:19.449 | +0.110 |
7 | N NATO | Andretti | 1:19.675 | +0.336 |
8 | E MORTARA | Mahindra | 1:19.914 | +0.575 |
9 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:20.022 | +0.683 |
10 | J DENNIS | Andretti | 1:20.179 | +0.840 |
11 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:20.229 | +0.890 |
12 | R FRIJNS | Envision | 1:20.241 | +0.902 |
13 | N MÜLLER | Abt Cupra | 1:20.286 | +0.947 |
14 | S BUEMI | Envision | 1:20.363 | +1.024 |
15 | L DI GRASSI | Abt Cupra | 1:20.428 | +1.089 |
16 | J HUGHES | McLaren | 1:20.435 | +1.096 |
17 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:20.640 | +1.301 |
18 | N DE VRIES | Mahindra | 1:20.717 | +1.378 |
19 | S. SETTE CÂMARA | ERT | 1:20.747 | +1.408 |
20 | J DARUVALA | Maserati | 1:20.798 | +1.459 |
21 | S BIRD | McLaren | 1:20.852 | +1.513 |
22 | D TICKTUM | ERT | 1:21.150 | +1.811 |