Evans supera Frijns e lidera TL1 dominado pela Jaguar no eP de Mônaco da Fórmula E
Em treino livre que terminou com três carros empurrados pelo motor Jaguar nas três primeiras posições, Mitch Evans repetiu o resultado do ano passado e fechou a atividade na ponta
O primeiro treino livre da Fórmula E no eP de Mônaco, realizado neste sábado (27), terminou com três carros de trem de força Jaguar nas três primeiras colocações. Mitch Evans, que também foi responsável por liderar o TL1 do ano passado em Monte Carlo, registrou o melhor tempo da sessão com 1min30s414, 0s299 mais rápido que o neerlandês Robin Frijns, da Envision — cliente dos felinos. Nick Cassidy, companheiro do neozelandês, fechou o top-3.
Jake Hughes levou a McLaren ao quarto lugar, seguido por Jake Dennis, da Andretti, e António Félix da Costa, da Porsche. Os dois carros da Mahindra aparecem na sequência, com Edoardo Mortara em sétimo e Nyck de Vries em oitavo. Por fim, Norman Nato, companheiro do atual campeão, e Sébastien Buemi, da Envision, completaram o grupo dos dez primeiros.
Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi foi o único a realmente conseguir andar e terminou na 12ª colocação com a Abt Cupra, com um tempo de 1min31s902. Sérgio Sette Câmara, por outro lado, ficou na garagem da ERT pela maior parte do tempo e não conseguiu dar voltas rápidas na pista. Assim, terminou em 22º, última posição.
A próxima atividade da Fórmula E acontece a partir das 3h55 (horário de Brasília), com o TL2. O sábado ainda prevê classificação, às 5h20, e corrida às 9h30. O GRANDE PRÊMIO transmite tudo AO VIVO e COM IMAGENS.
Confira como foi o TL1 em Mônaco:
Com a pista bastante suja, os primeiros tempos de volta foram bastante altos, na casa de 2min, e serviram mais para que as equipes testassem os primeiros ajustes dos carros. Conforme o TL1 foi se desenrolando, os giros ficaram cada vez mais rápidos, até que a sessão precisou ser paralisada devido a um banner que ficou no meio da pista e chegou a ser atingido por alguns pilotos.
Na retomada, todos os carros voltaram rapidamente à pista e não voltaram a sofrer com novas interrupções. O azar da atividade ficou por conta de Sam Bird, que perdeu o controle do carro na Sainte Devote e passou reto. O inglês quebrou a asa dianteira e a suspensão da McLaren, que vai precisar correr contra o tempo para colocá-lo na pista no TL2.
Na reta final, os tempos foram diminuindo cada vez mais, mas ninguém conseguiu desbancar Evans do primeiro lugar. Além dos quatro carros com motores Jaguar no top-10, a Porsche conseguiu colocar seu trem de força em outras três posições. A exceção ficou justamente pelo líder do campeonato, Pascal Wehrlein, que não passou de um modesto 14º lugar.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Fórmula E 2024, eP de Mônaco, TL1:
1 | M EVANS | Jaguar | 1:30.414 | |
2 | R FRIJNS | Envision | 1:30.713 | +0.299 |
3 | N CASSIDY | Jaguar | 1:31.106 | +0.692 |
4 | J HUGHES | McLaren | 1:31.345 | +0.931 |
5 | J DENNIS | Andretti | 1:31.502 | +1.088 |
6 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:31.545 | +1.131 |
7 | E MORTARA | Mahindra | 1:31.566 | +1.152 |
8 | N DE VRIES | Mahindra | 1:31.725 | +1.311 |
9 | N NATO | Andretti | 1:31.867 | +1.453 |
10 | S BUEMI | Envision | 1:31.890 | +1.476 |
11 | M GÜNTHER | Maserati | 1:31.902 | +1.488 |
12 | L DI GRASSI | Abt Cupra | 1:31.902 | +1.488 |
13 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:31.975 | +1.561 |
14 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:32.075 | +1.661 |
15 | D TICKTUM | ERT | 1:32.223 | +1.809 |
16 | O ROWLAND | Nissan | 1:32.345 | +1.931 |
17 | N MÜLLER | Abt Cupra | 1:32.434 | +2.020 |
18 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:32.687 | +2.273 |
19 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:32.718 | +2.304 |
20 | J DARUVALA | Maserati | 1:33.030 | +2.616 |
21 | S BIRD | McLaren | 1:34.329 | +3.915 |
22 | S. SETTE CÂMARA | ERT | 1:42.077 | +11.663 |