É a primeira pole da Porsche na Fórmula E, algo surpreendente para a equipe novata que já tinha alcançado um pódio em Ad Diriyah. A segunda colocação ficou com Mitch Evans, da Jaguar, que fora o mais veloz da parte inicial do treino, mas não conseguiu tomar a ponta do rival.
O terceiro lugar na pista ficou com Pascal Wehrlein, mas a punição da Mahindra empurra o alemão para o fim do pelotão. Desta forma, Nyck de Vries e Sébastien Buemi formam a segunda fila, ao passo que Sam Bird e Robin Frijns, a dupla da Virgin, saem na terceira fila. Nico Müller, Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa e Stoffel Vandoorne fecham os dez primeiros colocados.
Lucas Di Grassi e Felipe Massa terminaram, respectivamente, em 17º e 21º na pista. Como ficaram atrás tanto de Wehrlein quanto de Jérôme D'Ambrosio, sobem duas posições cada e partem de 15º e 19º. Di Grassi segue sofrendo com o grupo inicial, enquanto Massa cometeu um erro no terceiro grupo e perdeu muito tempo.
Mesmo sem ir à pista, Daniel Abt larga em 22º, já que Wehrlein e D'Ambrosio saem atrás dele.
A largada para o eP da Cidade do México está marcada as 19h (de Brasília).
André Lotterer (Foto: Porsche)
Confira como foi o treino classificatório:
Grupo 1 – Stoffel Vandoorne, Alexander Sims, Sam Bird, Maximilian Günther, Lucas Di Grassi e Oliver Rowland
Bird e Vandoorne partiram para uma estratégia bastante diferente da habitual para que abrissem o grupo inicial: em vez de seguirem a volta de instalação com uma de preparação e só depois a de velocidade máxima, cortaram a volta de preparação. Diferente da instalação para a volta rápida, arriscaram, mas deu certo: Bird ficou na frente com 1min08s394, enquanto Vandoorne foi o segundo, 0s242 atrás.
Rowland foi o terceiro do grupo, seguido por Lucas Di Grassi e, já na casa de 1min09s, Günther e Sims. Começo complicado da BMW no México.
Grupo 2 – António Félix da Costa, Mitch Evans, André Lotterer, Edoardo Mortara, Nyck de Vries e Pascal Wehrlein
O segundo grupo já seguiu o comando dos líderes do primeiro: Lotterer foi o único a armar uma volta de preparação. Não que tenha dado tão errado assim, mas o alemão terminou com a terceira posição geral daquele momento e do grupo, porque Evans subiu à dianteira com 1min08s174. De Vries, com 1min08s294, foi o segundo.
Wehrlein ficou grudado em Lotterer, ao passo que Félix da Costa foi mais lento que Bird, sexto no geral, e Mortara foi o oitavo colocado parcial.
Felipe Massa (Foto: Venturi)
Grupo 3 – Robin Frijns, James Calado, Daniel Abt, Jean-Éric Vergne, Felipe Massa e Jérôme D'Ambrosio
O terceiro grupo passou com cinco membros, uma vez que Abt havia sido liberado do hospital, mas ainda não chegara a tempo para classificar. Com estratégias mistas, o grupo não teve o resultado esperado. Apenas Frijns conseguiu entrar na zona da Superpole ao cravar 1min08s435 e chegar no sexto posto – sacando Vergne, que havia se colocado no mesmo lugar instantes antes.
De resto, nada bom. Massa errou durante a volta, perdeu tempo e ficou em 17º. D'Ambrosio foi apenas 12º, Calado passou no 15º posto.
Grupo 4 – Brendon Hartley, Oliver Turvey, Sébastien Buemi, Nico Müller, Neel Jani e Ma Qing Hua
No quarto grupo, as voltas de preparação voltaram com toda a força. Quando foi a hora de valer mesmo, Turvey saiu da pista na Peraltada e perdeu qualquer chance de uma volta competitiva. Entretanto, Buemi deu a resposta pedida a ele após um começo de campeonato complicado: cravou 1min08s363 e saltou para o quinto posto e a Superpole.
Müller deixou a Dragon em oitavo, ao passo que Hartley e Jani foram, respectivamente, 15º e 16º. Os dois pilotos da NIO fecharam à frente apenas de Abt.
Resta lembrar que os pilotos da Mahindra, Wehrlein e D'Ambrosio, carregam punição de 40 posições e, portanto, irão largar do fim do pelotão independente de onde terminem.
Assim, a Superpole ficou com: Evans, De Vries, Lotterer, Wehrlein, Buemi e Bird
Nyck de Vries (Foto: Mercedes)
SUPERPOLE
O primeiro na pista, nesse caso Bird, fez uma volta distante da ideal, como costuma acontecer, e ficou com 1min08s4. Buemi foi ligeiramente melhor, mas Wehrlein passou com segurança para a dianteira. Até que, quarto a rodar, Lotterer passou com uma volta quase 0s3 mais rápida que o compatriota e jogou a Porsche para a frente.
De Vries foi mais lento que Wehrlein, então restava Evans. O neozelandês foi bem, entrou na casa de 1min07s, mas não superou Lotterer. Primeira pole da Porsche.
Fórmula E 2020, eP da Cidade do México, Treino de Classificação, Grid de Largada:
1 |
A LOTTERER |
Porsche |
1:07.922 |
|
2 |
M EVANS |
Jaguar |
1:07.985 |
+0.063 |
3 |
N DE VRIES |
Mercedes |
1:08.214 |
+0.292 |
4 |
S BUEMI |
Nissan |
1:08.364 |
+0.442 |
5 |
S BIRD |
Virgin Audi |
1:08.444 |
+0.522 |
6 |
R FRIJNS |
Virgin Audi |
1:08.435 |
+0.513 |
7 |
N MÜLLER |
Dragon Penske |
1:08.479 |
+0.557 |
8 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
1:08.496 |
+0.574 |
9 |
A.F DA COSTA |
DS Techeetah |
1:08.540 |
+0.618 |
10 |
S VANDOORNE |
Mercedes |
1:08.636 |
+0.714 |
11 |
E MORTARA |
Venturi Mercedes |
1:08.661 |
+0.739 |
12 |
O ROWLAND |
Nissan |
1:08.726 |
+0.804 |
13 |
B HARTLEY |
Dragon Penske |
1:08.878 |
+0.956 |
14 |
N JANI |
Porsche |
1:08.880 |
+0.958 |
15 |
L DI GRASSI |
Audi |
1:08.998 |
+1.076 |
16 |
M GÜNTHER |
BMW |
1:09.098 |
+1.176 |
17 |
J CALADO |
Jaguar |
1:09.331 |
+1.409 |
18 |
A SIMS |
BMW |
1:09.376 |
+1.454 |
19 |
F MASSA |
Venturi Mercedes |
1:09.450 |
+1.528 |
20 |
M QING HUA |
NIO |
1:10.176 |
+2.254 |
21 |
O TURVEY |
NIO |
2:10:061 |
+1:02.139 |
22 |
D ABT |
Audi |
|
|
23 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
1:08.200 |
+0.278 |
24 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
1:08.788 |
+0.866 |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.
Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.
|
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.