Cassidy controla Frijns e fecha fim de semana cerebral com vitória no eP de Diriyah 2

Nick Cassidy assumiu a ponta, controlou bem a distância para Robin Frijns e venceu a segunda corrida em Diriyah, na Arábia Saudita. O neozelandês chegou a três pódios consecutivos e é o novo líder do campeonato

*Nota atualizada com as punições aos pilotos

Nick Cassidy acertou na estratégia e controlou bem Robin Frijns para vencer pela primeira vez pela Jaguar na Fórmula E. Depois de largar em terceiro, o neozelandês aproveitou as ativações de modo ataque de Frijns e Oliver Rowland, que largou na pole, para assumir a ponta e não perder mais. O britânico completou o pódio em terceiro, garantindo um excelente resultado para a Nissan.

Jake Hughes foi o quarto colocado, seu melhor resultado desde sua estreia na categoria de monopostos elétricos. Stoffel Vandoorne foi o quinto, seguido por Sacha Fenestraz, Pascal Wehrlein, Jean-Éric Vergne, Maximilian Günther e Mitch Evans.

Os brasileiros tiveram uma tarde complicada. Depois de marcar seus primeiros pontos em 2024 na primeira prova, Sérgio Sette Câmara não conseguiu transformar o nono lugar no grid em um bom resultado e terminou em 18º, atrás do compatriota Lucas di Grassi.

Isso porque, após a bandeira quadriculada, os comissários anunciaram três penalizações. Dennis tomou 5s por ultrapassar Evans em bandeira amarela, e perdeu os dois pontos que havia conquistado. Norman Nato e o brasileiro da ERT também foram punidos pelo mesmo motivo, só que por ultrapassarem Félix da Costa.

A Fórmula E retorna agora entre os dias 15 e 16 de março, com o eP de São Paulo, com cobertura in loco do GRANDE PRÊMIO. O GRANDE PRÊMIO é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai

Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.

Saiba como foi o eP de Diriyah 2:

A prova começou com apenas 21 carros, já que Sébastien Buemi não largou. A Envision não conseguiu reparar o carro do suíço a tempo da segunda corrida em Diriyah após um forte acidente na classificação. Largando na pole-position, Oliver Rowland não conseguiu conter o ataque de Robin Frijns, que assumiu a ponta na primeira curva. Dan Ticktum quebrou a asa dianteira de sua ERT e teve que parar nos boxes.

Stoffel Vandoorne foi o primeiro a acionar o modo ataque na quarta volta, caindo da quarta para a quinta posição. Na volta seguinte, Rowland e Hughes também acionaram o modo ataque e Nick Cassidy pulou para o segundo posto. O neozelandês assumiu a ponta na volta seguinte quando Frijns ativou seu primeiro modo ataque.

Cassidy abriu o suficiente para pegar o traçado externo e voltar na liderança em suas duas ativações do modo ataque. Mais atrás, Sérgio Sette Câmara tocou a traseira de Pascal Wehrlein ao tentar dar o troco na ultrapassagem do alemão e perdeu terreno.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Oliver Rowland conquistou seu primeiro pódio desde 2022 (Foto: Nissan)

Com metade da prova, Cassidy e Frijns eram os dois primeiros, com mais de dois segundos de vantagem para Rowland. Hughes, Vandoorne, Fenestraz, Vergne, Bird, Wehrlein e Daruvala completavam o top-10.

Na 23 volta, Sam Bird teve problemas após uma disputa com Sacha Fenestraz e precisou levar sua McLaren para os boxes e acabou abandonando uma corrida promissora. Pascal Wehrlein começou a galgar posições e passou Vergne para assumir a sétima posição.

Depois de escapar na curva 18, Daruvala acabou tendo que abandonar com um problema nos freios de sua Maserati. Com os abandonos, Maximiliam Günther e Jake Dennis entraram na zona de pontuação.

Cassidy e Frijns precisaram poupar energia e perderam a vantagem para Rowland e o pelotão que vinha atrás. Mas nem o holandês nem o britânico foram capazes de conseguir atacar de fato o piloto da Jaguar, que venceu a prova e, com isso, assumiu a liderança do campeonato.

Fórmula E 2024, eP de Diriyah 2, Arábia Saudita, Resultado Final (com punições):

Pos.PilotoEquipeDiff 
1N CASSIDYJaguar36 voltas 
2R FRIJNSEnvision+ 1.192 
3O ROWLANDNissan+ 1.875 
4J HUGHESMcLaren+ 2.931 
5S VANDOORNEDS Penske+ 3.397 
6S FENESTRAZNissan+ 4.598 
7P WEHRLEINPorsche+ 4.816 
8J.E VERGNEDS Penske+ 5.195 
9M GÜNTHERMaserati+ 5.709 
10M EVANSJaguar+ 6.866 
11E MORTARAMahindra+ 10.116 
12J DENNISAndretti+ 11.240+5s
13N MÜLLERAbt Cupra+ 14.462 
14A.F DA COSTAPorsche+ 17.960 
15N DE VRIESMahindra+ 19.295 
16N NATOAndretti+ 25.235+5s 
17L DI GRASSIAbt Cupra+ 25.639 
18S. SETTE CÂMARAERT+ 26.564+5s 
19D TICKTUMERTAbandonou 
20J DARUVALAMaseratiAbandonou 
21S BIRDMcLarenAbandonou 
22S BUEMIEnvisionNão Largou 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.