Cassidy controla Frijns e fecha fim de semana cerebral com vitória no eP de Diriyah 2
Nick Cassidy assumiu a ponta, controlou bem a distância para Robin Frijns e venceu a segunda corrida em Diriyah, na Arábia Saudita. O neozelandês chegou a três pódios consecutivos e é o novo líder do campeonato
*Nota atualizada com as punições aos pilotos
Nick Cassidy acertou na estratégia e controlou bem Robin Frijns para vencer pela primeira vez pela Jaguar na Fórmula E. Depois de largar em terceiro, o neozelandês aproveitou as ativações de modo ataque de Frijns e Oliver Rowland, que largou na pole, para assumir a ponta e não perder mais. O britânico completou o pódio em terceiro, garantindo um excelente resultado para a Nissan.
Relacionadas
Jake Hughes foi o quarto colocado, seu melhor resultado desde sua estreia na categoria de monopostos elétricos. Stoffel Vandoorne foi o quinto, seguido por Sacha Fenestraz, Pascal Wehrlein, Jean-Éric Vergne, Maximilian Günther e Mitch Evans.
Os brasileiros tiveram uma tarde complicada. Depois de marcar seus primeiros pontos em 2024 na primeira prova, Sérgio Sette Câmara não conseguiu transformar o nono lugar no grid em um bom resultado e terminou em 18º, atrás do compatriota Lucas di Grassi.
Isso porque, após a bandeira quadriculada, os comissários anunciaram três penalizações. Dennis tomou 5s por ultrapassar Evans em bandeira amarela, e perdeu os dois pontos que havia conquistado. Norman Nato e o brasileiro da ERT também foram punidos pelo mesmo motivo, só que por ultrapassarem Félix da Costa.
A Fórmula E retorna agora entre os dias 15 e 16 de março, com o eP de São Paulo, com cobertura in loco do GRANDE PRÊMIO. O GRANDE PRÊMIO é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.
Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.
Saiba como foi o eP de Diriyah 2:
A prova começou com apenas 21 carros, já que Sébastien Buemi não largou. A Envision não conseguiu reparar o carro do suíço a tempo da segunda corrida em Diriyah após um forte acidente na classificação. Largando na pole-position, Oliver Rowland não conseguiu conter o ataque de Robin Frijns, que assumiu a ponta na primeira curva. Dan Ticktum quebrou a asa dianteira de sua ERT e teve que parar nos boxes.
Stoffel Vandoorne foi o primeiro a acionar o modo ataque na quarta volta, caindo da quarta para a quinta posição. Na volta seguinte, Rowland e Hughes também acionaram o modo ataque e Nick Cassidy pulou para o segundo posto. O neozelandês assumiu a ponta na volta seguinte quando Frijns ativou seu primeiro modo ataque.
Cassidy abriu o suficiente para pegar o traçado externo e voltar na liderança em suas duas ativações do modo ataque. Mais atrás, Sérgio Sette Câmara tocou a traseira de Pascal Wehrlein ao tentar dar o troco na ultrapassagem do alemão e perdeu terreno.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Com metade da prova, Cassidy e Frijns eram os dois primeiros, com mais de dois segundos de vantagem para Rowland. Hughes, Vandoorne, Fenestraz, Vergne, Bird, Wehrlein e Daruvala completavam o top-10.
Na 23 volta, Sam Bird teve problemas após uma disputa com Sacha Fenestraz e precisou levar sua McLaren para os boxes e acabou abandonando uma corrida promissora. Pascal Wehrlein começou a galgar posições e passou Vergne para assumir a sétima posição.
Depois de escapar na curva 18, Daruvala acabou tendo que abandonar com um problema nos freios de sua Maserati. Com os abandonos, Maximiliam Günther e Jake Dennis entraram na zona de pontuação.
Cassidy e Frijns precisaram poupar energia e perderam a vantagem para Rowland e o pelotão que vinha atrás. Mas nem o holandês nem o britânico foram capazes de conseguir atacar de fato o piloto da Jaguar, que venceu a prova e, com isso, assumiu a liderança do campeonato.
Fórmula E 2024, eP de Diriyah 2, Arábia Saudita, Resultado Final (com punições):
Pos. | Piloto | Equipe | Diff | |
1 | N CASSIDY | Jaguar | 36 voltas | |
2 | R FRIJNS | Envision | + 1.192 | |
3 | O ROWLAND | Nissan | + 1.875 | |
4 | J HUGHES | McLaren | + 2.931 | |
5 | S VANDOORNE | DS Penske | + 3.397 | |
6 | S FENESTRAZ | Nissan | + 4.598 | |
7 | P WEHRLEIN | Porsche | + 4.816 | |
8 | J.E VERGNE | DS Penske | + 5.195 | |
9 | M GÜNTHER | Maserati | + 5.709 | |
10 | M EVANS | Jaguar | + 6.866 | |
11 | E MORTARA | Mahindra | + 10.116 | |
12 | J DENNIS | Andretti | + 11.240 | +5s |
13 | N MÜLLER | Abt Cupra | + 14.462 | |
14 | A.F DA COSTA | Porsche | + 17.960 | |
15 | N DE VRIES | Mahindra | + 19.295 | |
16 | N NATO | Andretti | + 25.235 | +5s |
17 | L DI GRASSI | Abt Cupra | + 25.639 | |
18 | S. SETTE CÂMARA | ERT | + 26.564 | +5s |
19 | D TICKTUM | ERT | Abandonou | |
20 | J DARUVALA | Maserati | Abandonou | |
21 | S BIRD | McLaren | Abandonou | |
22 | S BUEMI | Envision | Não Largou |