Cassidy domina e fatura eP de Nova York 1 marcado por ‘big-one’ na chuva
Nick Cassidy dominou a corrida 1 do eP de Nova York e liderava disputa quando diversos carros se envolveram em engavemento devido à aquaplanagem. Com encerramento da corrida, neozelandês garantiu sua primeira vitória na Fórmula E
A Fórmula E retornou a Nova York neste sábado (16), para uma corrida que parecia se encaminhar para uma vitória segura de Nick Cassidy de ponta a ponta — sua primeira na categoria. No entanto, a chuva apareceu e o impacto foi imediato e avassalador: diversos pilotos perderam os freios e formaram um verdadeiro engavetamento na pista, causando uma paralisação que encerrou a disputa e decretou o primeiro triunfo da Envision na temporada.
Cassidy dominou a corrida inteiramente do momento em que largou até o momento da chegada da chuva em Nova York. Acossado por Lucas Di Grassi e Stoffel Vandoorne em diferentes momentos, o neozelandês da Envision segurou a pressão com propriedade até sofrer com a aquaplanagem e atingir o muro do circuito.
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O final de semana da Fórmula E em Nova York continua no domingo, com a disputa da corrida 2 prevista para acontecer às 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Cultura.
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Confira como foi a corrida 1 da Fórmula E em Nova York:
Na largada, Nick Cassidy não deu chances para o azar e disparou na frente. O mesmo não pôde dizer Stoffel Vandoorne, que perdeu o segundo lugar para o brasileiro Lucas Di Grassi e ainda caiu para o quarto lugar, ultrapassado também por Sébastien Buemi.
Logo na primeira volta, Jean-Èric Vergne deu prosseguimento ao seu péssimo final de semana e rodou após ser tocado por Mitch Evans — dois concorrentes diretos ao título. Vale destacar que o francês da DS Techeetah era o único a ter pontuado em todas as corridas da temporada até a Fórmula E desembarcar em Nova York.
Lá na frente, o top-5 passou a ser formado por Cassidy, Di Grassi, Buemi, Vandoorne e Wehrlein, nessa ordem. Entre os outros postulantes ao título, Evans era o 15º colocado, enquanto Edoardo Mortara andava em oitavo.
Jake Dennis foi o primeiro piloto a ativar o modo de ataque, com 40 minutos e uma volta para o encerramento da corrida. Logo em seguida, Alexander Sims e Mortara optaram pela mesma estratégia. No fundo do grid, o pesadelo da Dragon continuava em Nova York: após perder Sérgio Sette Câmara, que sofreu um acidente na classificação e não teve seu carro reparado a tempo, Antonio Giovinazzi também abandonou a disputa.
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Fazendo uso do modo de ataque, Robin Frijns ganhou a posição de Alexander Sims e passou a ser o quinto colocado, enquanto Mortara caiu uma colocação ao ser ultrapassado por Pascal Wehrlein — que partiu em perseguição a Jake Dennis.
Cassidy só perdeu a liderança quando optou por ativar o modo ataque, e Lucas Di Grassi assumiu a primeira colocação. Na volta seguinte, o brasileiro aproveitou a estratégia da Venturi e também ativou a potência extra, deixando a ponta para o piloto da Envision — mas retornando à frente do terceiro colocado Buemi, que também tinha o modo ataque ativado.
Enquanto isso, Vandoorne não conseguia ganhar posições e ocupava a quinta posição, logo atrás de Frijns. Seus concorrentes ao título também não conseguiam uma boa jornada, com Mortara em nono, Evans em 13º e Vergne no 19º lugar — o que transformava o quinto lugar do belga em algo positivo.
Na briga pelo primeiro lugar, Di Grassi aproveitou o fim do modo ataque de Nick Cassidy para atacar a Envision do neozelandês — como o brasileiro ativou a potência extra uma volta depois, ainda tinha alguns segundos restantes. No entanto, o líder conseguiu segurar a pressão e manteve a primeira colocação.
Enquanto Vandoorne conseguiu enfim ultrapassar Frijns e assumiu o quarto lugar, Mortara perdeu mais uma posição e passou a ser o décimo. Evans também não conseguiu aproveitar o modo de ataque e apenas caiu no grid, ocupando a 15ª colocação, e Vergne ainda buscava se aproximar do pelotão no 19º lugar.
Frijns ativou o modo de ataque com 25 minutos para o fim da corrida e perdeu duas posições, para Wehrlein e Dennis. Nyck de Vries passou pela mesma situação ao ver Mortara ultrapassá-lo ao ativar a potência extra, mas logo tomou de volta o nono lugar do suíço da Venturi.
Com a opção de Buemi de ativar o modo ataque logo depois, Vandoorne enfim adentrou a zona do pódio e tomou a terceira colocação do piloto da Nissan. De Vries seguiu utilizando o máximo da potência extra e ganhou mais duas posições após deixar Mortara para trás, passando também por Dennis e Sims — que também perdeu o nono lugar para Edoardo.
Cassidy novamente ativou o modo de ataque antes do segundo colocado Di Grassi, que passou a ser o líder da prova antes de também ativar a potência extra. Com a estratégia do brasileiro, Vandoorne assumiu o segundo lugar e passou a ser pressionado pelo piloto da Venturi até fazer o traçado externo na volta seguinte e reestabelecer a ordem.
Lucas Di Grassi fazia todo o possível para pressionar o líder Cassidy, mas o piloto da Envision conseguiu manter a primeira posição com segurança. No terceiro lugar, Vandoorne apertava fortemente o brasileiro, que viu o modo de ataque do belga durar um minuto a mais. Para se ter uma ideia, os três primeiros andavam tão próximos que Di Grassi chegou a tocar na traseira de Cassidy ao passar levemente do ponto de frenagem.
Depois de tanto tentar, Vandoorne enfim conseguiu passar por Di Grassi com 16min30 para o fim da corrida, assumindo a segunda colocação. A partir daí, o piloto da Mercedes passou a forçar ao máximo para encostar no líder Cassidy enquanto seus concorrentes ao título apresentavam mais dificuldades: Mortara era nono, Evans andava em 12º e Vergne ainda ocupava o 19º lugar.
Enquanto o companheiro de Envision liderava, Robin Frijns também forçava para buscar um lugar no pódio e conseguiu passar por Buemi restando 13 minutos para o final da disputa, tomando o quarto lugar. Neste momento, algumas gotas de chuva caíam no circuito, mas sem oferecer alterações na corrida.
Lucas Di Grassi, de repente, foi para cima de Vandoorne e colocou de lado pelo segundo lugar — o piloto da Mercedes, claramente preocupado em evitar um acidente, permitiu a passagem do brasileiro e Frijns aproveitou para deixar o belga para trás. Enquanto Stoffel perdia posições, Mortara fazia o contrário em pista já molhada: o suíço ganhou posições e assumiu o quinto lugar, apenas um lugar atrás do rival.
A corrida mudou drasticamente em Nova York nos últimos dez minutos. A chuva caiu de vez no Brooklyn e parte da pista ficou claramente molhada, trazendo um desafio a mais para todos os pilotos. No fundo do grid, mais problemas para a DS Techeetah: após ver Vergne rodar na primeira volta, a equipe sofreu com um pneu furado no carro de António Félix da Costa.
O inexplicável aconteceu logo em seguida: diversos carros se envolveram em um verdadeiro engavetamento na pista, incluindo os líderes Cassidy, Di Grassi, Frijns, Vandoorne e Mortara. Com o acidente gigantesco, a bandeira vermelha foi agitada e a corrida foi paralisada.
Como muitos pilotos abandonaram a corrida com danos no carro, a prova permaneceu paralisada por algum tempo. Além disso, as imagens do acidente foram impressionantes: os pilotos simplesmente não conseguiram frear devido à aquaplanagem e atingiram o muro em sequência, um atingindo o carro do outro.
Com a gravidade do incidente, a dificuldade de restaurar as condições da pista e o retorno da chuva, a direção de prova mudou de ideia e optou por encerrar a corrida, o que garantiu a primeira vitória de Cassidy na Fórmula E.
Fórmula E 2021/2022, eP de Nova York, Corrida 1:
1 | N CASSIDY | Envision | 29 voltas |
2 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | +1.123 |
3 | R FRIJNS | Envision | +1.671 |
4 | S VANDOORNE | Mercedes | +3.693 |
5 | E MORTARA | Venturi Mercedes | +4.734 |
6 | S BUEMI | Nissan | +5.570 |
7 | P WEHRLEIN | Porsche | +5.783 |
8 | J DENNIS | Andretti | +6.595 |
9 | S BIRD | Jaguar | +7.207 |
10 | N DE VRIES | Mercedes | +7.503 |
11 | M EVANS | Jaguar | +8.605 |
12 | M GÜNTHER | Nissan | +13.763 |
13 | A LOTTERER | Porsche | +14.384 |
14 | O ROWLAND | Mahindra | +14.924 |
15 | A SIMS | Mahindra | +16.648 |
16 | O TURVEY | NIO | +19.707 |
17 | D TICKTUM | NIO | +25.312 |
18 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +53.018 |
19 | O ASKEW | Andretti | +1:01.282 |
20 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | NC |
21 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | Não largou |
22 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | Não largou |