Cassidy domina e fatura eP de Nova York 1 marcado por ‘big-one’ na chuva

Nick Cassidy dominou a corrida 1 do eP de Nova York e liderava disputa quando diversos carros se envolveram em engavemento devido à aquaplanagem. Com encerramento da corrida, neozelandês garantiu sua primeira vitória na Fórmula E

FÓRMULA E CHEGA A NOVA YORK COM NOVO LÍDER E MERCEDES MORDIDA

A Fórmula E retornou a Nova York neste sábado (16), para uma corrida que parecia se encaminhar para uma vitória segura de Nick Cassidy de ponta a ponta — sua primeira na categoria. No entanto, a chuva apareceu e o impacto foi imediato e avassalador: diversos pilotos perderam os freios e formaram um verdadeiro engavetamento na pista, causando uma paralisação que encerrou a disputa e decretou o primeiro triunfo da Envision na temporada.

Cassidy dominou a corrida inteiramente do momento em que largou até o momento da chegada da chuva em Nova York. Acossado por Lucas Di Grassi e Stoffel Vandoorne em diferentes momentos, o neozelandês da Envision segurou a pressão com propriedade até sofrer com a aquaplanagem e atingir o muro do circuito.

O final de semana da Fórmula E em Nova York continua no domingo, com a disputa da corrida 2 prevista para acontecer às 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Cultura.

Nick Cassidy liderava quando a prova foi interrompida e ficou com a vitória (Foto: Fórmula E)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como foi a corrida 1 da Fórmula E em Nova York:

Na largada, Nick Cassidy não deu chances para o azar e disparou na frente. O mesmo não pôde dizer Stoffel Vandoorne, que perdeu o segundo lugar para o brasileiro Lucas Di Grassi e ainda caiu para o quarto lugar, ultrapassado também por Sébastien Buemi.

Logo na primeira volta, Jean-Èric Vergne deu prosseguimento ao seu péssimo final de semana e rodou após ser tocado por Mitch Evans — dois concorrentes diretos ao título. Vale destacar que o francês da DS Techeetah era o único a ter pontuado em todas as corridas da temporada até a Fórmula E desembarcar em Nova York.

Lá na frente, o top-5 passou a ser formado por Cassidy, Di Grassi, Buemi, Vandoorne e Wehrlein, nessa ordem. Entre os outros postulantes ao título, Evans era o 15º colocado, enquanto Edoardo Mortara andava em oitavo.

Jake Dennis foi o primeiro piloto a ativar o modo de ataque, com 40 minutos e uma volta para o encerramento da corrida. Logo em seguida, Alexander Sims e Mortara optaram pela mesma estratégia. No fundo do grid, o pesadelo da Dragon continuava em Nova York: após perder Sérgio Sette Câmara, que sofreu um acidente na classificação e não teve seu carro reparado a tempo, Antonio Giovinazzi também abandonou a disputa.

De Vries conseguiu escapar do pandemônio na chuva e retornou à prova (Foto: Mercedes)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fazendo uso do modo de ataque, Robin Frijns ganhou a posição de Alexander Sims e passou a ser o quinto colocado, enquanto Mortara caiu uma colocação ao ser ultrapassado por Pascal Wehrlein — que partiu em perseguição a Jake Dennis.

Cassidy só perdeu a liderança quando optou por ativar o modo ataque, e Lucas Di Grassi assumiu a primeira colocação. Na volta seguinte, o brasileiro aproveitou a estratégia da Venturi e também ativou a potência extra, deixando a ponta para o piloto da Envision — mas retornando à frente do terceiro colocado Buemi, que também tinha o modo ataque ativado.

Enquanto isso, Vandoorne não conseguia ganhar posições e ocupava a quinta posição, logo atrás de Frijns. Seus concorrentes ao título também não conseguiam uma boa jornada, com Mortara em nono, Evans em 13º e Vergne no 19º lugar — o que transformava o quinto lugar do belga em algo positivo.

Na briga pelo primeiro lugar, Di Grassi aproveitou o fim do modo ataque de Nick Cassidy para atacar a Envision do neozelandês — como o brasileiro ativou a potência extra uma volta depois, ainda tinha alguns segundos restantes. No entanto, o líder conseguiu segurar a pressão e manteve a primeira colocação.

Momento em que Evans toca em Vergne logo na primeira volta (Vídeo: Fórmula E)

Enquanto Vandoorne conseguiu enfim ultrapassar Frijns e assumiu o quarto lugar, Mortara perdeu mais uma posição e passou a ser o décimo. Evans também não conseguiu aproveitar o modo de ataque e apenas caiu no grid, ocupando a 15ª colocação, e Vergne ainda buscava se aproximar do pelotão no 19º lugar.

Frijns ativou o modo de ataque com 25 minutos para o fim da corrida e perdeu duas posições, para Wehrlein e Dennis. Nyck de Vries passou pela mesma situação ao ver Mortara ultrapassá-lo ao ativar a potência extra, mas logo tomou de volta o nono lugar do suíço da Venturi.

Com a opção de Buemi de ativar o modo ataque logo depois, Vandoorne enfim adentrou a zona do pódio e tomou a terceira colocação do piloto da Nissan. De Vries seguiu utilizando o máximo da potência extra e ganhou mais duas posições após deixar Mortara para trás, passando também por Dennis e Sims — que também perdeu o nono lugar para Edoardo.

Cassidy novamente ativou o modo de ataque antes do segundo colocado Di Grassi, que passou a ser o líder da prova antes de também ativar a potência extra. Com a estratégia do brasileiro, Vandoorne assumiu o segundo lugar e passou a ser pressionado pelo piloto da Venturi até fazer o traçado externo na volta seguinte e reestabelecer a ordem.

Di Grassi passou boa parte da corrida perseguindo Nick Cassidy (Foto: Fórmula E)

Lucas Di Grassi fazia todo o possível para pressionar o líder Cassidy, mas o piloto da Envision conseguiu manter a primeira posição com segurança. No terceiro lugar, Vandoorne apertava fortemente o brasileiro, que viu o modo de ataque do belga durar um minuto a mais. Para se ter uma ideia, os três primeiros andavam tão próximos que Di Grassi chegou a tocar na traseira de Cassidy ao passar levemente do ponto de frenagem.

Depois de tanto tentar, Vandoorne enfim conseguiu passar por Di Grassi com 16min30 para o fim da corrida, assumindo a segunda colocação. A partir daí, o piloto da Mercedes passou a forçar ao máximo para encostar no líder Cassidy enquanto seus concorrentes ao título apresentavam mais dificuldades: Mortara era nono, Evans andava em 12º e Vergne ainda ocupava o 19º lugar.

Enquanto o companheiro de Envision liderava, Robin Frijns também forçava para buscar um lugar no pódio e conseguiu passar por Buemi restando 13 minutos para o final da disputa, tomando o quarto lugar. Neste momento, algumas gotas de chuva caíam no circuito, mas sem oferecer alterações na corrida.

Lucas Di Grassi, de repente, foi para cima de Vandoorne e colocou de lado pelo segundo lugar — o piloto da Mercedes, claramente preocupado em evitar um acidente, permitiu a passagem do brasileiro e Frijns aproveitou para deixar o belga para trás. Enquanto Stoffel perdia posições, Mortara fazia o contrário em pista já molhada: o suíço ganhou posições e assumiu o quinto lugar, apenas um lugar atrás do rival.

Di Grassi partiu para cima de Vandoorne, que tentou evitar o contato e perdeu a posição (Vídeo: Fórmula E)

A corrida mudou drasticamente em Nova York nos últimos dez minutos. A chuva caiu de vez no Brooklyn e parte da pista ficou claramente molhada, trazendo um desafio a mais para todos os pilotos. No fundo do grid, mais problemas para a DS Techeetah: após ver Vergne rodar na primeira volta, a equipe sofreu com um pneu furado no carro de António Félix da Costa.

O inexplicável aconteceu logo em seguida: diversos carros se envolveram em um verdadeiro engavetamento na pista, incluindo os líderes Cassidy, Di Grassi, Frijns, Vandoorne e Mortara. Com o acidente gigantesco, a bandeira vermelha foi agitada e a corrida foi paralisada.

Como muitos pilotos abandonaram a corrida com danos no carro, a prova permaneceu paralisada por algum tempo. Além disso, as imagens do acidente foram impressionantes: os pilotos simplesmente não conseguiram frear devido à aquaplanagem e atingiram o muro em sequência, um atingindo o carro do outro.

Com a gravidade do incidente, a dificuldade de restaurar as condições da pista e o retorno da chuva, a direção de prova mudou de ideia e optou por encerrar a corrida, o que garantiu a primeira vitória de Cassidy na Fórmula E.

Aquaplanando na pista, os carros não conseguiram frear e foram diretamente no muro (Vídeo: Fórmula E)

Fórmula E 2021/2022, eP de Nova York, Corrida 1:

1N CASSIDYEnvision29 voltas
2L DI GRASSIVenturi Mercedes+1.123
3R FRIJNSEnvision+1.671
4S VANDOORNEMercedes+3.693
5E MORTARAVenturi Mercedes+4.734
6S BUEMINissan+5.570
7P WEHRLEINPorsche+5.783
8J DENNISAndretti+6.595
9S BIRDJaguar+7.207
10N DE VRIESMercedes+7.503
11M EVANSJaguar+8.605
12M GÜNTHERNissan+13.763
13A LOTTERERPorsche+14.384
14O ROWLANDMahindra+14.924
15A SIMSMahindra+16.648
16O TURVEYNIO+19.707
17D TICKTUMNIO+25.312
18J.E VERGNEDS Techeetah+53.018
19O ASKEWAndretti+1:01.282
20A.F DA COSTADS TecheetahNC
21S. SETTE CÂMARADragon PenskeNão largou
22A GIOVINAZZIDragon PenskeNão largou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.