Cassidy escala pelotão em atuação memorável e vence eP de Portland. Di Grassi é 7º

Em prova emocionante, a vitória ficou com o neozelandês da Envision, a terceira na temporada 2023 da Fórmula E. Jake Dennis e Félix da Costa completam o pódio em Portland. Lucas Di Grassi volta a pontuar

Que corrida! Nick Cassidy teve uma performance espetacular e venceu neste sábado (24) o eP de Portland. O piloto da Envision garantiu o terceiro triunfo da temporada 2023 da Fórmula E.

Jake Dennis foi o segundo, com Félix da Costa completando o pódio. O brasileiro Lucas Di Grassi voltou a pontuar no campeonato, com um grande sétimo lugar, graças a uma punição de Sam Bird. Sérgio Sette Câmara fechou a prova apenas em 16º.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da Fórmula E no Brasil, vai transmitir todas as atividades de pista AO VIVO e com imagens diretamente do YouTube e do aplicativo Kwai. A categoria volta nos dias 15 e 16 de julho para a rodada dupla em Roma (ITA).

Lucas Di Grassi voltou a pontuar na Fórmula E com o sétimo lugar em Portland (Foto: Mahindra)

Confira como foi o eP de Portland:

A pole-position era de Dennis com Sacha Fenestraz ao seu lado. Na largada, melhor para o piloto da Andretti e para a dupla de pilotos da McLaren, que pularam muito bem com Rene Rast em terceiro e Jake Hughes em quinto. Di Grassi perdeu uma posição e caiu para 14º.

Quem também fez uma grande saída foi Cassidy, que ganhou cinco posições antes do fim da primeira volta e pulou para quinto. Maximilian Günther botou de lado na saída da curva 1 e assumiu a sexta posição. Nico Müller, na abertura da terceira volta, foi tocado, teve um pneu furado e a asa dianteira avariada.

Começa a utilização do modo ataque entre os pilotos e, no giro 4, a liderança é do neozelandês da Envision, prontamente superado por Norman Nato. Roberto Merhí ficou em posição complicada na pista e obrigou a direção de prova a acionar a bandeira amarela.

Fim de prova para Roberto Merhí em Portland (Vìdeo: FIA Fórmula E)

Assim, safety-car na pista e fim de prova para o espanhol da Mahindra. Três voltas depois, bandeira verde, recomeça a prova em Portland. Fenestraz tem a asa dianteira também com defeito e foi para os boxes para a troca, corrida se complica para o franco-argentino da Nissan.

O top-5 na relargada era: Nato, Da Costa, Cassidy, Dennis e Rast. Quem também foi ganhando terreno era Di Grassi, assumindo a quinta colocação. As chamadas pack-races são famosas na categoria, por isso, intensas trocas de lideranças entre os pilotos.

No Bosque de Portland" target="_blank">Portland, Müller passou reto e bateu sozinho e o safety-car foi acionado novamente. Fim de prova para o piloto da Abt Cupra. Quem tinha o modo ataque, deu-se muito mal: Cassidy, Da Costa e Lucas faziam parte deste seleto grupo.

Müller passou reto no bosque de Portland e bateu forte. Safety-car na pista (Foto: Reprodução/Fórmula E)

Bastante demora para a saída do safety-car, cinco longas voltas até a bandeira verde. Günther foi com tudo para cima de Cassidy na briga pelo segundo lugar. Teve toque em Pascal Wehrlein na curva 1 e foi perdendo terreno na prova.

Mitch Evans também perdeu posições por pisar na grama na reta do Bosque. Na volta 20, Da Costa persistia na briga pela liderança, ao mesmo tempo que tentava resistir à pressão de Bird. Fenestraz passou reto e caiu para 16º.

Sette Câmara vinha muito bem na corrida, em oitavo lugar e com 23 ultrapassagens feitas até o momento. A cinco voltas para o fim, Da Costa era o líder. Na quinta colocação, Jean-Éric Vergne que largara dos boxes, vinha com um excelente desempenho.

Sam Bird foi punido em 5s e caiu para 17º em Portland (Foto: Jaguar)

A direção de prova anunciou mais quatro voltas extras por conta das entradas do safety-car. Reta final de corrida e a liderança era de Cassidy, com Da Costa em segundo, Dennis na terceira posição, Günther e Bird completando os cinco primeiros.

A dupla bateu roda, pior para o alemão da Maserati, que foi jogado para fora da pista e caiu para nono. Evans foi com tudo para cima de Dennis pela terceira vez. Edoardo Mortara passou reto, perdeu terreno e ficou nas últimas colocações.

Última volta em Portland" target="_blank">Portland e vitória totalmente indefinida, com Dennis e Da Costa vindo com tudo. Mas Cassidy teve uma atuação brilhante para vencer a terceira na temporada 2023 da Fórmula E.

Bird foi punido pela direção de prova por jogar Mortara para fora da pista e caiu para 17º. Assim, Di Grassi voltou a pontuar com a sétima colocação. A melhor volta ficou para Evans, somando mais um ponto no campeonato.

Fórmula E 2023, 12ª Etapa, Portland, Resultado Final:

1N CASSIDYEnvision32 voltas 
2J DENNISAndretti+0.294 
3A.F DA COSTAPorsche+1.140 
4M EVANSJaguar+1.758 
5S BUEMIEnvision+2.220 
6M GÜNTHERMaserati+2.307 
7L DI GRASSIMahindra+2.982 
8P WEHRLEINPorsche+3.684 
9N NATONissan+3.961 
10R FRIJNSAbt Cupra+4.300 
11J.E VERGNEDS Penske+4.718 
12S VANDOORNEDS Penske+4.982 
13D TICKTUMNIO+5.470 
14R RASTMcLaren+6.115 
15S FENESTRAZNissan+6.699 
16S. SETTE CÂMARANIO+7.167
17S BIRDJaguar+7.638 + 5s
18J HUGHESMcLaren+12.977 
19A LOTTERERAndretti+16.051 
20E MORTARAMaserati+ 3 voltas 
21N MÜLLERAbt Cupra NC
22R MERHÍMahindra NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.