NIO confirma Kvyat e anuncia Azcona para teste de novatos da Fórmula E em Berlim

A NIO foi a última equipe a confirmar sua dupla para o teste de novatos da Fórmula E, em Berlim, e anunciou Daniil Kvyat e Mikel Azcona para as atividades da próxima segunda-feira

Nesta terça-feira (18), enfim, a NIO completou o quebra-cabeça que faltava na composição do grid do teste de novatos da Fórmula E, programado para a próxima segunda. A equipe confirmou que Daniil Kvyat estará no cockpit do carro azul na atividade de pista de Tempelhof e anunciou que Mikel Azcona fará companhia ao russo, no dia seguinte à rodada dupla do eP de Berlim.

Será a primeira vez de Kvyat num carro da Fórmula E. Em 2023, o piloto disputa apenas o WEC, onde divide o Oreca 07 da Prema com Mirko Bortolotti e Doriane Pin na classe LMP2. Nas 1.000 Milhas de Sebring, etapa que abriu o campeonato, o trio foi ao pódio na terceira colocação.

A carreira de Kvyat na F1 começou em 2014, quando o piloto iniciou sua trajetória na Toro Rosso — hoje AlphaTauri. Na temporada seguinte, o russo foi alçado à Red Bull, equipe principal, mas ficou por apenas quatro corridas e voltou aos trabalhos no time B após ser substituído pelo prodígio Max Verstappen — que já estreou vencendo o GP da Espanha.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mikel Azcona terá sua primeira experiência com o Gen3 em Berlim (Arte: NIO)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com apenas cinco pontos somados em toda a temporada 2017, Kvyat foi dispensado pela Toro Rosso e passou um ano como reserva da Ferrari, até retornar ao time de Faenza em 2019. Assim, o russo disputou mais dois campeonatos pela equipe — inclusive o primeiro da história sob a alcunha de AlphaTauri — e passou um ano como reserva da Alpine, em 2021. Sua última largada foi no GP de Abu Dhabi de 2020, quando terminou em 11º lugar.

Na temporada passada, Kvyat fez quatro corridas na Nascar, três pela Cup Series — divisão principal — e uma pela Xfinity, além de um título conquistado no Campeonato Russo de Endurance, com duas vitórias em duas corridas. Recentemente, o piloto anunciou que conseguiu uma licença italiana para disputar o WEC 2024 entre os hipercarros junto à Lamborghini.

Azcona, por outro lado, tem uma carreira mais focada em carros de turismo e competições de endurance. Bicampeão do TCR Europeu, o espanhol venceu as 24 Horas de Nürburgring pelo ETCR no ano passado, além de ter conquistado o título da última edição da Copa do Mundo de Carros de Turismo, também em 2022.

Este ano, o espanhol está agendado para correr novamente no TCR Europeu, agora pela Hyundai, mesma equipe que defendeu na Copa do Mundo. Apesar de ser um piloto experiente aos 26 anos, Mikel terá sua primeira oportunidade em um carro da Fórmula E no teste de novatos.

O teste de novatos está agendado para o dia 24 de abril, uma segunda-feira, logo após a realização da rodada dupla do eP de Berlim — programado para o fim de semana, entre os dias 21 23. Todas as atividades terão cobertura completa e transmissão com imagens, ao vivo, no canal do GRANDE PRÊMIO — emissora oficial da Fórmula E no Brasil.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.