Nissan anuncia retorno de Nato após um ano para vaga de Fenestraz na Fórmula E
Depois de um ano na Andretti, Norman Nato está de volta à Nissan para ocupar a vaga de Sacha Fenestraz na próxima temporada da Fórmula E. Objetivo da equipe japonesa é ir de novo ao mercado de pilotos ao fim do campeonato
A Nissan aproveitou a manhã desta quarta-feira (11) para anunciar o retorno de Norman Nato, que passou um ano na Andretti e vai voltar à equipe japonesa para a temporada 2024/25 da Fórmula E. O francês chega para ocupar o posto deixado por Sacha Fenestraz, que foi mandado embora após ser amplamente superado por Oliver Rowland no campeonato que se encerrou em julho. O inglês segue, agora com um novo companheiro na garagem.
“Estou realmente feliz por estar de volta à equipe”, disse Nato. “Terminamos a nona temporada de um jeito forte, e estou ansioso para retomar onde paramos. Vamos tentar performar logo de cara, então, o fato de conhecer o carro e a equipe vai ajudar. ‘Oli’ [Rowland] provou o quão rápido ele é. Batalhamos na pista desde a Fórmula Renault 2.0, mas nunca fomos companheiros de equipe”, destacou.
“Sei que vamos nos entender, e espero que possamos compartilhar alguns pódios juntos. Será interessante ver como o carro melhorou, e o objetivo é claro: queremos vencer corridas e campeonatos. Por fim, desejo tudo de melhor ao Sacha [Fenestraz], é um ótimo cara e nunca é fácil substituir alguém que já foi seu parceiro. Tenho certeza de que estaremos correndo um contra o outro em breve”, finalizou Nato.
O retorno de Nato à Nissan, entretanto, pode não ser por muito tempo. Com contrato de uma temporada firmado entre as partes, o objetivo da equipe é estar livre para olhar o mercado de pilotos pensando na edição 2025/26, a última antes da era Gen4. Neste momento, nomes como António Félix da Costa e Mitch Evans, que entram em seus últimos anos de contrato respectivamente com Porsche e Jaguar, já poderiam conversar.
Será a segunda passagem de Nato pela Nissan, depois de defender Venturi, Jaguar — por duas corridas — e Andretti, além da própria equipe japonesa. O francês não conseguiu fazer uma grande temporada em 2024/25 e somou 47 pontos, com apenas um pódio. Para efeito de comparação, Jake Dennis, seu companheiro, alcançou 122 e foi ao top-3 quatro vezes, com uma vitória incluída.
Assim, a Andretti optou pela substituição do francês, que viu Nico Müller ser anunciado como companheiro de Dennis. Em 2024, Nato voltará a disputar o WEC em conjunto com a Fórmula E, e a especulação principal é de que o piloto vai se manter na Jota para o projeto em parceria com a Cadillac, que começa no ano que vem.
Assim, ao contrário de 2024, quando teve de priorizar o eP de Berlim e se ausentou das 6 Horas de Spa — etapa vencida curiosamente por seu carro, o Jota #12 —, a expectativa é de que Nato seja obrigado a privilegiar o WEC em 2025. Isso faria com que a Nissan precisasse buscar um reserva para a rodada alemã, que vai se chocar com as 6 Horas de São Paulo no ano que vem. Caio Collet, que substituiu Rowland em Portland, é uma possibilidade.
A Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.