Novo modo ataque e estreantes no TL1: Fórmula E anuncia novidades para 2022-23

Fórmula E lançou atualizações no regulamento esportivo para próxima temporada. Campeonato terá duração medida por voltas em vez de tempo, além de estreia do Attack Charge

A FIA e a Fórmula E anunciaram, nesta sexta-feira (18), uma lista de atualizações para o regulamento esportivo da nona temporada do campeonato elétrico, aprovado pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor. A disputa da temporada 2022-23 tem início no dia 14 de janeiro, com o eP da Cidade do México.

Uma das principais mudanças é que as corridas passam a ter duração medida por voltas, e não por tempo. Para manter esta consistência, interrupções por safety-car e bandeira amarela serão recompensadas por voltas adicionais.

Outra adição importante é o Attack Charge. Será uma parada obrigatória de 30 segundos que vai desbloquear dois períodos de modo ataque, nos quais a potência do Gen3 aumentará de 300kW para 350kW. O formato será testado em corridas selecionadas da temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carro da Porsche para a próxima temporada (Foto: Porsche)

“Nosso regulamento esportivo atualizado é evidência da evolução e do impacto da Fórmula E para pilotos, equipes, parceiros e fãs ao mundo elétrico. A combinação de melhiras esportivas, um passo na performance dos carros, tecnologia de bateria de ponta e o Attack Charge tornará nossas corridas mais competitivas e divertidas, ao mesmo tempo em que mostra o futuro do desenvolvimento de veículos elétricos. Este é o coração do que a Fórmula E pretende alcançar, e estamos ansiosos para ver a nova geração ganhar vida na nona temporada”, comentou Jamie Reigle, diretor-executivo da Fórmula E.

O famigerado modo ataque, que insiste em um aumento de energia temporário ativado pelos pilotos durante a corrida, será mantido nas corridas em que o Attack Charge não for implementado. O fanboost foi descontinuado.

Já a atualização final é inspirada na Fórmula 1. Toda equipe precisará completar até dois treinos livres 1 com um piloto que jamais competiu na categoria. O objetivo é dar a oportunidade a nomes ascendentes para ter a chance de ter uma experiência na F1 e contribuir ao progresso do time.

A temporada 2022-23 da Fórmula E tem início no dia 14 de janeiro com o eP da Cidade do México. O próximo campeonato fica marcado pela primeira visita ao Brasil, com o eP de São Paulo no dia 25 de março. O encerramento está agendado para os dias 29 e 30 de julho, com uma rodada dupla em Londres.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.