De Vries negocia com Maserati para fazer dupla com Mortara na Fórmula E 2023

Ainda sem futuro definido na categoria, Nyck de Vries aguarda calendário da Fórmula E para saber se vai continuar no grid do ano que vem. Piloto da Toyota no WEC, atual campeão torce para que não haja conflito de datas e negocia com a Maserati

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O futuro de Nyck de Vries na Fórmula E tem sido uma verdadeira incógnita, já que sua equipe — a Mercedes — vai deixar o grid ao final da atual temporada para ser incorporada pela McLaren, que parte para sua primeira empreitada na categoria. Assim, sem vagas disponíveis na Fórmula 1 e fora dos planos do time britânico, o neerlandês ainda não tem, ao menos oficialmente, um time para pilotar em 2023.

No entanto, isso pode mudar rapidamente. De acordo com informações do portal inglês The Race, negociações estão em andamento para que o atual campeão da categoria se mude à Maserati, que pretende manter Edoardo Mortara no ano que vem. Com isso, De Vries substituiria o brasileiro Lucas Di Grassi no time monegasco.

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De Vries levantou a taça da Fórmula E no ano passado, mas não faz uma temporada de destaque em 2022 (Foto: FIA Fórmula E)

Apesar da Maserati não fazer parte do grid atualmente, Mortara pertence à Venturi — que vai ser incorporada pela tradicional montadora no ano que vem, algo parecido ao acordo entre Mercedes e McLaren.

O futuro de De Vries havia se tornado uma verdadeira incógnita. O piloto nunca fez muita questão de esconder que gostaria de estar na Fórmula 1, mas desde que Alexander Albon foi escolhido como dupla de Nicholas Latifi, essa possibilidade parece ter esfriado mais ainda para o campeão da F2 de 2019.

Mas por que De Vries ficou de fora dos planos da McLaren — equipe que já defendeu no passado? Piloto reserva da Toyota no WEC desde 2020, o atual campeão da Fórmula E espera por uma oportunidade como titular da montadora japonesa no Mundial de Endurance do ano que vem, e o time de Woking não estaria disposto a ver um de seus pilotos se dividindo em duas competições — inclusive correndo o risco de um choque de datas.

De Vries chegou a testar FW44 da Williams no final de semana do GP da Espanha (Foto: Williams)

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No momento em que ficou claro que a McLaren não gostaria de ter um piloto se dividindo em duas jornadas, a situação do grid já era complicada para De Vries, com poucos assentos disponíveis — seu atual companheiro de equipe, Stoffel Vandoorne, já garantiu a transferência para a nova DS Penske no ano que vem em companhia a Jean-Èric Vergne, atualmente na DS Techeetah.

Diversos outros movimentos também aconteceram nesse meio tempo, como por exemplo a ida de Robin Frijns da Envision para a Abt e a saída de Sébastien Buemi da Nissan para substituir o neerlandês como companheiro de Nick Cassidy no time verde. Com isso, o time japonês e a Maserati passaram a ser as únicas opções para o piloto no grid da Fórmula E.

Nesta quarta-feira (28), é esperada a apresentação do calendário provisório da temporada 2022/2023 da Fórmula E no Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, o que pode ser decisivo no futuro de De Vries. Caso as datas da categoria não estejam no planejamento de se chocarem com o WEC, o neerlandês fica ainda mais próximo de um acordo com a Maserati.

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