De Vries se recusa a ajudar Vandoorne e cria climão com Mercedes na Fórmula E

Com o companheiro Stoffel Vandoorne na briga pelo título, Nyck de Vries não viu necessidade de ceder terceira posição ao belga e criou climão ao recusar pedido da Mercedes

F1 2022 AO VIVO: VERSTAPPEN BRILHA, MERCEDES MOSTRA FORÇA E FERRARI IMPLODE NA HUNGRIA | Briefing

Nyck de Vries já havia assegurado que ajudaria o companheiro Stoffel Vandoorne na missão de buscar o título da Fórmula E, mas as coisas se desenrolaram de maneira diferente no último domingo (31). O líder do campeonato andava atrás do parceiro de equipe nos instantes finais da segunda corrida em Londres, com De Vries em terceiro e Vandoorne em quarto. A Mercedes pediu para que o atual campeão deixasse o belga passar, mas recebeu um belo ‘não’ como resposta.

“Por que? Me dê uma razão para isso. Ele tem os pontos”, disse De Vries pelo rádio, na última volta do eP de Londres 2. “Eu estou preparado para pilotar por Stoffel [Vandoorne], mas com três corridas pela frente e 25 pontos de vantagem [eram 24, na verdade], não vejo razão para desistir de um pódio”, criticou.

A explicação de De Vries passa pela classificação da Fórmula E: Vandoorne chegou à segunda corrida do final de semana em Londres com 24 pontos de vantagem para o segundo colocado, Mitch Evans. O neozelandês da Jaguar andava entre os dois pilotos da Mercedes até o fim, mas sofreu com uma pane e abandonou a corrida restando três minutos para o encerramento. Assim, com os dois carros da equipe alemã reunidos, veio a ordem de equipe. Mas ela foi ignorada pelo atual campeão.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

De Vries não viu necessidade de ajudar Vandoorne em Londres (Foto: FIA Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A atitude criou certo clima tenso na Mercedes, que não fez mais pedidos via rádio ao neerlandês e permitiu que o #17 subisse ao pódio, à frente do líder do campeonato. No fim da corrida, Evans ainda abandonou — o que elevou a diferença na ponta para 36 pontos, praticamente decidindo o campeonato com mais duas corridas pela frente.

O final de semana em Londres também deixou a Mercedes muito próxima de confirmar seu segundo título consecutivo de Construtores. A disputa chegou apertada à capital britânica, mas com o terceiro lugar de De Vries e o quarto de Vandoorne, o time alemão chegou a 291 pontos e deixou a Venturi bem para trás, com 255. A DS Techeetah, que ainda estava na briga, ficou com 244 e vai tentar tomar o segundo lugar no encerramento do campeonato.

Agora, a Fórmula E tem apenas mais uma etapa pela frente. O grande campeão da temporada será coroado no final de semana dos dias 13 e 14 de agosto, com as últimas duas corridas da temporada no eP de Seul, na Coreia do Sul.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.