Rowland comanda 1-2 da Nissan no TL1 da Fórmula E em São Paulo. Di Grassi é 14º

A Nissan apareceu nos minutos finais do primeiro treino livre da Fórmula E no Anhembi e saiu na frente deste fim de semana, com Oliver Rowland em primeiro e Norman Nato em segundo. O atual campeão Pascal Wehrlein ficou na nona colocação

A temporada 2024 da Fórmula E finalmente começou. Nesta sexta-feira (6), a categoria de monopostos elétricos disputou o primeiro treino livre nas ruas de São Paulo e viu a Nissan sair na frente, com direito a dobradinha na tabela de tempos. Graças a boas voltas achadas nos minutos finais, Oliver Rowland foi o mais rápido, com 1min10s162, seguido de perto pelo companheiro Norman Nato — que ficou apenas 0s080 atrás.

Jake Dennis terminou na terceira colocação, à frente de Edoardo Mortara e do novato Taylor Barnard. Mitch Evans ficou na sexta colocação, mas também encerrou prematuramente a sessão por conta de problemas no carro da Jaguar no último minuto da atividade.

Relacionadas

Robin Frijns foi o sétimo colocado no Anhembi, seguido de perto por António Félix da Costa. O atual campeão Pascal Wehrlein forçou no início e acabou na nona colocação, acompanhado por Nick Cassidy.

O brasileiro Lucas Di Grassi chegou a ter bons momentos no primeiro treino livre, mas fechou na 14ª colocação, com o tempo de 1min10s923, a 0s761 do líder. O veterano da Lola Yamaha, porém, ficou à frente do estreante companheiro Zane Maloney, que acabou em 20º.

Oliver Rowland começou bem o fim de semana no Anhembi (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades pelo YouTube faz a cobertura completa e com presença IN LOCO da equipe de transmissãoGeferson KernPedro Henrique Marum e JP Nascimento, bem como Daniel BalsaGiovani DanjoGrazielly CostaGuilherme BloisiPedro Luis CuencaRenato RibeiroRodrigo BertonThiago Rocha e Victor Martins. No sábado (7), os pilotos retornam para o segundo treino livre às 7h15, enquanto que a classificação será às 9h30. A transmissão da corrida no Anhembi começa a partir das 13h. O Briefing debate as atividades tanto depois do TL1 de sexta-feira quanto da corrida, no sábado.

Confira como foi o primeiro treino livre da Fórmula E em São Paulo:

A Fórmula E acelerou pela primeira vez no fim de semana com altas temperaturas e ameaça de chuva. Os termômetros marcavam 32ºC no ar e 39ºC na pista, além de 35% de possibilidade de precipitação na capital paulista.

Assim que a luz verde pintou, os pilotos começaram a sair dos boxes aos poucos. Nick Cassidy foi o primeiro a acelerar, rapidamente seguido por Lucas Di Grassi e o novato Zane Maloney. Logo depois, porém, o traçado paulistano começou a ficar cheio de competidores.

Com quatro minutos de treino, a direção de prova fez o habitual teste de bandeiras amarelas e neutralizou a sessão por alguns segundos. Neste momento, Cassidy tinha sido o primeiro a marcar volta, com 1min34s917.

A bandeira verde voltou no Anhembi e os pilotos aceleraram com tudo. Di Grassi cravou 1min13s951 e tomou a dianteira, seguido pelo companheiro Maloney, com 0s715 de diferente. O também novato Taylor Barnard subiu para o terceiro posto, acompanhado por Sam Bird, vencedor da prova brasileira no campeonato passado.

Di Grassi continuou firme no reconhecimento da pista e marcou 1min13s364, ampliando a vantagem na liderança. Logo depois, Cassidy pulou para o segundo posto. Ao mesmo tempo, Mitch Evans teve uma volta deletado por exceder os limites de pista na curva 2.

Lucas Di Grassi mostrou força nos primeiros minutos (Foto: Fórmula E)

Com nove minutos de treino, Robin Frijns cometeu um erro comum no fim da reta do sambódromo e perdeu o ponto de frenagem, passando reto na curva 1. Instantes depois, foi a vez de Evans passar por fora do traçado no mesmo local.

Com a pista ficando mais limpa, os tempos foram baixando. Di Grassi fez 1min13s294 e seguiu na liderança, mas viu Sébastien Buemi subiu para segundo com apenas 0s047 de diferença.

A Envision mostrou força nos primeiros minutos e Frijns fez 1min13s286 para tomar a liderança da sessão por apenas 0s008. Ao mesmo tempo, Norman Nato achou grande volta e saltou para quinto, à frente do campeão Pascal Wehrlein.

Buemi, então, reagiu e fez 1min12s989 para tomar a ponta. Evans foi no embalo e fez o segundo tempo, com apenas 0s015 de diferença. Oliver Rowland, Frijns e Di Grassi completavam o top-5 no Anhembi.

Enquanto alguns pilotos voltavam para os boxes depois de 15 minutos de treino, o campeão decidiu brilhar. Wehrlein fez 1min12s861 e saltou para a primeira colocação. A alegria, no entanto, durou pouco, com Nato superando ao marcar 1min12s829. Quem também andou bem foi António Félix da Costa, que saltou para segundo, apenas 0s031 atrás do ponteiro.

Em ritmo frenético, os tempos da sessão continuaram baixando rapidamente. Buemi fez 1min12s639 e voltou a assumir a liderança. Wehrlein, então, usou o modo ataque e fez 1min10s654 e ficou 1s9 à frente do rival mais próximo em São Paulo.

Robin Frijns andou bem e ficou no top-10 do TL1 (Foto: Fórmula E)

Frijns, então, reagiu. Com um grande giro, em 1min10s632, o neerlandês tomou a liderança do primeiro treino livre por apenas 0s022. Neste momento, apenas oito pilotos ocupavam a pista do Anhembi com voltas rápidas.

Com a pista menos movimentada, Dan Ticktum apareceu bem. O britânico fez 1min12s700 e saltou para a sétima posição, assim como Edoardo Mortara tomou o quarto lugar.

Com 13 minutos para o fim, Cassidy foi mais uma vítima da curva 1. O neozelandês errou o ponto de frenagem no fim da reta e passou batido pelo local, mas sem bater em nada. Neste momento, o piloto da Jaguar era apenas o 18º colocado

Di Grassi voltou para a pista e decidiu atacar. O brasileiro da Lola Yamaha fez 1min10s923 e saltou diretamente para a quarta colocação, apenas 0s291 atrás do líder. Conforme a sessão se aproximava do fim, o céu ficava cada vez mais nublado e carregado em São Paulo.

Com sete minutos para o término, Evans fez 1min10s600 e assumiu a liderança do treino. Jake Hughes também foi bem e fez o quinto melhor tempo, seguido por Maximilian Günther. Ainda houve tempo para Jake Dennis achar 1min10s429 e tomar a primeira colocação na capital paulista.

Nos minutos finais, a Nissan apareceu. Nato cravou 1min10s242 e tomou a dianteira da atividade, com 0s187 de vantagem para o rival mais próximo. Mortara também foi bem com a Mahindra e tomou o terceiro posto. Bird, Maloney e Frijns, por outro lado, tiveram voltas deletadas por excederem os limites de pista.

No fim, o treino ficou frenético. Rowland colocou mais uma Nissan no topo, com 1min10s162, fazendo dobradinha da marca. Di Grassi vinha bem, mas acabou excedendo os limites de pista e teve o giro deletado.

No último minuto, ainda houve uma bandeira amarela causada por Evans. O piloto da Jaguar ficou parado na reta oposta do circuito paulista. Logo depois, no entanto, conseguiu fazer o carro acelerar novamente, ainda que em baixa velocidade. Com uma nova bandeira amarela nos segundos finais, Rowland garantiu a primeira posição, seguido por Nato, Dennis, Mortara e Bardnard. Di Grassi foi apenas o 14º.

Fórmula E 2024/25, eP de São Paulo, Treino Livre 1:

1O ROWLANDNissan1:10.162 
2N NATONissan1:10.242+0.080
3J DENNISAndretti1:10.429+0.267
4E MORTARAMahindra1:10.471+0.309
5T BARNARDMcLaren1:10.586+0.424
6M EVANSJaguar1:10.600+0.438
7R FRIJNSEnvision1:10.632+0.470
8AF DA COSTAPorsche1:10.638+0.476
9P WEHRLEINPorsche1:10.654+0.492
10N CASSIDYJaguar1:10.842+0.680
11J HUGHESMaserati1:10.852+0.690
12N DE VRIESMahindra1:10.857+0.695
13M GÜNTHERDS Penske1:10.893+0.731
14L DI GRASSILola1:10.923+0.761
15JE VERGNEDS Penske1:10.930+0.768
16S BUEMIEnvision1:10.946+0.784
17S VANDOORNEMaserati1:11.110+0.948
18D BECKMANNCupra Kiro1:11.345+1.183
19D TICKTUMCupra Kiro1:11.409+1.247
20Z MALONEYLola1:11.483+1.321
21S BIRDMcLaren1:12.418+2.256
22N MÜLLERAndretti1:13.434+3.272
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.