Rowland lamenta blecaute em Misano e explica erro: “Contou volta a menos”
O fim de semana de Oliver Rowland estava prestes a terminar em duas vitórias em Misano. Em vez disso, acabou com Nissan parada na pista
De líder do campeonato e vencedor inesperado no sábado da Fórmula E em Misano, Oliver Rowland foi a um final desesperador na corrida 2, realizada neste domingo (14). Rowland abriu a última volta na liderança, mas viu a energia chegar ao fim e foi obrigado a abandonar. Após a prova, explicou o que aconteceu.
Rowland ultrapassou Pascal Wehrlein na 20ª de 26 voltas e foi para o trecho derradeiro na tentativa de ser o quinto piloto na história da Fórmula E a ganhar as duas provas de um mesmo fim de semana. Mas ficou sem ponto algum, perdeu a corrida e a liderança do campeonato para Wehrlein.
Segundo o piloto, pouco após o fim da corrida, a Nissan já havia entendido o que aconteceu. O sistema eletrônico de comando da equipe, que contabiliza quanto de energia o piloto tem de usar com relação à quantidade de voltas restante na corrida, contou uma volta a menos quando o carro passou na linha de largada. Isso mesmo, ainda antes das luzes verdes abrirem os caminhos para a corrida. Com isso, passou 26 voltas com a meta de energia a utilizar contando o necessário para 25 giros.
“Algumas você ganha, outras você perde”, lamentou. “É difícil, porque sinto que fizemos tudo certo, sempre nos posicionamos bem e o carro era rápido nas curvas de alta. Estou um pouco decepcionado”, admitiu.
“Parece que algo estava faltando no grid. Quando cruzamos a linha de abertura da volta na largada, contou como uma volta a menos, algo que não deveria ter acontecido”, contou.
“Corremos bem e fomos muito eficientes até quando estávamos atrás. Sei agora que tínhamos uma volta a menos [na contagem do sistema], mas eu não teria nenhum problema para chegar ao fim da corrida e terminar em terceiro, quarto ou quinto se essa fosse a meta [de uso de energia]”, garantiu.
“Temos as metas de consumo de energia na tela [do volante] e tínhamos um plano para tomar a liderança em determinado momento da corrida. Foi isso que fiz. E pareceu mesmo que era bom demais para ser verdade. Mas é isso: ganhamos e perdemos como equipe”, finalizou.
A Fórmula E volta a acelerar daqui a duas semanas, nos dias 26 e 27 de abril, no eP de Mônaco. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite treinos livres, classificação e corrida AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!