Rowland pede para sair, e Mahindra anuncia Merhi para eP de Jacarta da Fórmula E

Incomodado com o rendimento da Mahindra, Oliver Rowland pediu para sair. Com uma semana de antecedência, a equipe indiana confirmou Roberto Merhi como substituto em Jacarta

Oliver Rowland não aguentou a péssima fase da Mahindra na Fórmula E. Neste domingo (28), a equipe indiana anunciou um acordo para que o britânico deixe sua vaga na escuderia com efeito imediato e confirmou que Roberto Merhi, ex-F1, será o substituto ao lado do brasileiro Lucas Di Grassi no eP de Jacarta, rodada dupla que acontece no próximo fim de semana com as etapas dez e 11 da temporada 2022/23.

Rowland não ficou nada feliz com o estágio de desenvolvimento da Mahindra em 2023. O inglês pontuou apenas em duas corridas da temporada, com um sexto lugar no eP de Hyderabad e a décima colocação em Berlim, e a falta de competitividade fez com que o britânico pedisse para deixar o time que defende desde o início do campeonato passado.

A Mahindra já precisou até se retirar de uma corrida este ano, na Cidade do Cabo, após ficar constatado que a suspensão traseira da equipe poderia oferecer riscos de segurança a seus pilotos. Com a saída dos indianos, a Abt Cupra — equipe cliente — também precisou se ausentar da disputa.

Assim, a Mahindra foi atrás de um substituto e, de acordo com o portal inglês The Race, a primeira opção da equipe indiana era o nome de Jehan Daruvala, que não poderia se comprometer por ter a disputa da etapa da Espanha da Fórmula 2.

Rowland não aguentou a má fase da Mahindra na Fórmula E e caiu fora (Foto: Mahindra)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Assim, Merhi — que defendeu a Mahindra no teste de novatos, ao lado de Daruvala e Jordan King — foi o escolhido para ocupar a vaga deixada pelo britânico ao lado de Di Grassi.

“É uma grande honra para mim chegar e representar a Mahindra nas corridas de Jacarta”, agradeceu Merhi. “Estou incrivelmente grato pela oportunidade e determinado a tirar o máximo disso. Tive a chance de pilotar o M9Electro no teste de novatos, em Berlim, mas a Fórmula E é muito diferente de qualquer outra categoria que pilotei, então a curva de aprendizado será íngreme. Mas me sinto pronto, animado e à altura do desafio”, afirmou.

Merhi chegou a ser titular da Marussia na Fórmula 1, com 14 corridas disputadas em 2015. Aos 32 anos, o piloto espanhol participou de seis provas na F2 do ano passado pela Campos, com um pódio no período, e se concentra nas disputas da S5000 Australiana e da Super GT em 2023.

A Mahindra sofre com a falta de eficiência e vive uma temporada muito difícil em 2023 (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

No teste de novatos realizado pela Fórmula E em Berlim, em abril, Merhi foi o 18º colocado ao longo da sessão, que reuniu 23 nomes e teve Felipe Drugovich na liderança. O espanhol anotou 1min06s386 em sua volta mais rápida, 0s877 atrás do brasileiro.

Na ‘concorrência interna’ da equipe indiana, Roberto ficou acima do 20º colocado King —1min06s525 — e abaixo de Daruvala, que fechou na sexta posição, com 1min05s922.

Esta é a segunda mudança oficial no line-up original da categoria para o eP de Jacarta. Além da troca de Rowland por Merhi, a Andretti vai perder André Lotterer envolvido na disputa das 24 Horas de Le Mans — para a etapa da Indonésia e já confirmou David Beckmann, também presente no teste de novatos, como substituto do alemão.

Fórmula E volta a aquecer os motores a partir do dia 3 de junho, com a rodada dupla do eP de Jacarta. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no aplicativo Kwai.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.