Rowland supera Vergne no fim e lidera TL3 do eP de Londres da Fórmula E. Jaguar vive caos
Oliver Rowland anotou o tempo mais rápido do treino livre 3 da Fórmula E no eP de Londres já com o cronômetro zerado, enquanto a Jaguar viveu uma atividade caótica e não conseguiu registrar uma volta competitiva sequer. Líder, Pascal Wehrlein foi o segundo
A Fórmula E finalizou o último treino livre da temporada, o TL3 do eP de Londres, com Oliver Rowland na liderança neste domingo (21). O inglês da Nissan anotou o melhor tempo da atividade já após o cronômetro zerar, com 1min10s127, a melhor volta do fim de semana. Pascal Wehrlein foi o segundo, 0s011 atrás do líder, enquanto Jean-Éric Vergne completou o top-3 com a DS Penske.
Maximilian Günther terminou em quarto, uma posição à frente de Robin Frijns, enquanto Jehan Daruvala fechou em sexto. Sébastien Buemi foi o sétimo, com Dan Ticktum em oitavo, Nico Müller em nono e Stoffel Vandoorne completando o grupo dos dez primeiros. Entre os brasileiros, o melhor colocado foi Lucas Di Grassi, o 15º. Sérgio Sette Câmara completou o TL3 em 20º.
O grande destaque da sessão foi, sem dúvidas, o calvário da Jaguar. Cheio de problemas, Nick Cassidy nem conseguiu registrar uma volta, enquanto Mitch Evans até foi à pista mas também reclamou bastante do carro e passou longe de um tempo competitivo. No fim, terminou apenas com a 17ª colocação do treino livre 3.
O eP de Londres encerra a temporada 2023/24 da Fórmula E entre os dias 19 a 21 de julho, e todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai. Ainda neste domingo, a classificação começa às 7h50 (horário de Brasília), enquanto o início da transmissão da corrida 2 está marcado para 12h30.

Confira como foi o TL3 do eP de Londres:
O terceiro treino livre do fim de semana novamente começou com Robin Frijns sendo um dos primeiros na pista, de volta ao carro depois do acidente que chegou a enviá-lo para o hospital no dia anterior devido às dores no punho. O próprio neerlandês inaugurou a liderança da classificação, foi momentaneamente superado por Sérgio Sette Câmara, mas retomou o posto com 1min11s546.
Ainda nos primeiros segundos, Nick Cassidy reclamou com a Jaguar sobre um erro no painel em relação ao sistema de frenagem e foi recolhido para a garagem. Sébastien Buemi, então, tomou a ponta do companheiro de Envision com 1min11s337. Mitch Evans assumiu o comando da sessão em seguida, mas logo foi superado pelas duas Porsche: Pascal Wehrlein anotou o tempo mais rápido, e António Félix da Costa foi ainda melhor com 1min10s967.
Com cerca de 19 minutos restantes, Buemi voltou à ponta com 1min10s879, enquanto Cassidy retornou ao pit-lane mais uma vez com problemas de frenagem. Pouco tempo depois, Sam Bird liderou pela primeira vez no fim de semana com 1min10s801, apenas 0s078 à frente de Buemi. Enquanto isso, outros pilotos começaram a dar voltas de classificação a 350 kW.

A partir daí, vários pilotos se alternaram na ponta: Da Costa retomou a liderança por alguns instantes, foi superado por Buemi, mas Maximilian Günther, Jake Dennis e Nico Müller foram mais rápidos. Com a ABT Cupra, o suíço marcou 1min10s578, mas novamente viu uma mudança à frente com a volta de 1min10s288 de Oliver Rowland.
Depois de Frijns superar o tempo do inglês, Jean-Éric Vergne marcou 1min10s169 e levou a DS Penske ao topo com pouco mais de sete minutos pela frente no TL3. Revoltado com os problemas da Jaguar, Cassidy arremessou volante, luvas e abandonou o treino na reta final sem conseguir completar uma volta sequer na pista. Enquanto isso, Evans também seguia com dificuldades para sair do 17º lugar.
O neozelandês até conseguiu melhorar o tempo no giro seguinte e subiu para décimo, com 1min10s641, mas permaneceu quase 0s5 atrás do líder Vergne. Wehrlein, por outro lado, também evoluiu e subiu para o quarto lugar. Neste momento, a diferença entre os quatro primeiros era de apenas 0s065.
Com o cronômetro já zerado, Rowland anotou 1min10s127 e tomou a ponta de Vergne, enquanto Wehrlein assumiu o segundo lugar com 0s011 de déficit para o líder. Evans não conseguiu sair do 17º posto e finalizou o treino com muitos problemas para a Jaguar resolver antes da classificação.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Fórmula E 2024, eP de Londres, 16ª Etapa, TL3:
1 | O ROWLAND | Nissan | 1:10.127 | ||
2 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:10.138 | +0.011 | |
3 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:10.150 | +0.023 | |
4 | M GÜNTHER | Maserati | 1:10.190 | +0.063 | |
5 | R FRIJNS | Envision | 1:10.202 | +0.075 | |
6 | J DARUVALA | Maserati | 1:10.220 | +0.093 | |
7 | S BUEMI | Envision | 1:10.254 | +0.127 | |
8 | D TICKTUM | ERT | 1:10.307 | +0.180 | |
9 | N MÜLLER | ABT Cupra | 1:10.317 | +0.190 | |
9 | M EVANS | Jaguar | 1:10.357 | +0.230 | |
10 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:10.372 | +0.245 | |
11 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:10.583 | +0.456 | |
12 | J DENNIS | Andretti | 1:10.615 | +0.488 | |
13 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:10.626 | +0.499 | |
14 | S BIRD | McLaren | 1:10.632 | +0.505 | |
15 | L DI GRASSI | ABT Cupra | 1:10.634 | +0.507 | |
16 | E MORTARA | Mahindra | 1:10.641 | +0.514 | |
18 | N DE VRIES | Mahindra | 1:10.683 | +0.556 | |
19 | N NATO | Andretti | 1:10.750 | +0.623 | |
20 | S. SETTE CÂMARA | ERT | 1:10.786 | +0.659 | |
21 | J HUGHES | McLaren | 1:10.889 | +0.762 | |
22 | N CASSIDY | Jaguar |

