Rowland supera Vergne no fim e lidera TL3 do eP de Londres da Fórmula E. Jaguar vive caos

Oliver Rowland anotou o tempo mais rápido do treino livre 3 da Fórmula E no eP de Londres já com o cronômetro zerado, enquanto a Jaguar viveu uma atividade caótica e não conseguiu registrar uma volta competitiva sequer. Líder, Pascal Wehrlein foi o segundo

A Fórmula E finalizou o último treino livre da temporada, o TL3 do eP de Londres, com Oliver Rowland na liderança neste domingo (21). O inglês da Nissan anotou o melhor tempo da atividade já após o cronômetro zerar, com 1min10s127, a melhor volta do fim de semana. Pascal Wehrlein foi o segundo, 0s011 atrás do líder, enquanto Jean-Éric Vergne completou o top-3 com a DS Penske.

Maximilian Günther terminou em quarto, uma posição à frente de Robin Frijns, enquanto Jehan Daruvala fechou em sexto. Sébastien Buemi foi o sétimo, com Dan Ticktum em oitavo, Nico Müller em nono e Stoffel Vandoorne completando o grupo dos dez primeiros. Entre os brasileiros, o melhor colocado foi Lucas Di Grassi, o 15º. Sérgio Sette Câmara completou o TL3 em 20º.

O grande destaque da sessão foi, sem dúvidas, o calvário da Jaguar. Cheio de problemas, Nick Cassidy nem conseguiu registrar uma volta, enquanto Mitch Evans até foi à pista mas também reclamou bastante do carro e passou longe de um tempo competitivo. No fim, terminou apenas com a 17ª colocação do treino livre 3.

eP de Londres encerra a temporada 2023/24 da Fórmula E entre os dias 19 a 21 de julho, e todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai. Ainda neste domingo, a classificação começa às 7h50 (horário de Brasília), enquanto o início da transmissão da corrida 2 está marcado para 12h30.

Ninguém foi mais rápido que Rowland no TL3 de Londres (Foto: Fórmula E)

Confira como foi o TL3 do eP de Londres:

O terceiro treino livre do fim de semana novamente começou com Robin Frijns sendo um dos primeiros na pista, de volta ao carro depois do acidente que chegou a enviá-lo para o hospital no dia anterior devido às dores no punho. O próprio neerlandês inaugurou a liderança da classificação, foi momentaneamente superado por Sérgio Sette Câmara, mas retomou o posto com 1min11s546.

Ainda nos primeiros segundos, Nick Cassidy reclamou com a Jaguar sobre um erro no painel em relação ao sistema de frenagem e foi recolhido para a garagem. Sébastien Buemi, então, tomou a ponta do companheiro de Envision com 1min11s337. Mitch Evans assumiu o comando da sessão em seguida, mas logo foi superado pelas duas Porsche: Pascal Wehrlein anotou o tempo mais rápido, e António Félix da Costa foi ainda melhor com 1min10s967.

Com cerca de 19 minutos restantes, Buemi voltou à ponta com 1min10s879, enquanto Cassidy retornou ao pit-lane mais uma vez com problemas de frenagem. Pouco tempo depois, Sam Bird liderou pela primeira vez no fim de semana com 1min10s801, apenas 0s078 à frente de Buemi. Enquanto isso, outros pilotos começaram a dar voltas de classificação a 350 kW.

Nick Cassidy teve péssima sessão e nem conseguiu registrar volta (Foto: Simon Galloway/LAT Images)

A partir daí, vários pilotos se alternaram na ponta: Da Costa retomou a liderança por alguns instantes, foi superado por Buemi, mas Maximilian Günther, Jake Dennis e Nico Müller foram mais rápidos. Com a ABT Cupra, o suíço marcou 1min10s578, mas novamente viu uma mudança à frente com a volta de 1min10s288 de Oliver Rowland.

Depois de Frijns superar o tempo do inglês, Jean-Éric Vergne marcou 1min10s169 e levou a DS Penske ao topo com pouco mais de sete minutos pela frente no TL3. Revoltado com os problemas da Jaguar, Cassidy arremessou volante, luvas e abandonou o treino na reta final sem conseguir completar uma volta sequer na pista. Enquanto isso, Evans também seguia com dificuldades para sair do 17º lugar.

O neozelandês até conseguiu melhorar o tempo no giro seguinte e subiu para décimo, com 1min10s641, mas permaneceu quase 0s5 atrás do líder Vergne. Wehrlein, por outro lado, também evoluiu e subiu para o quarto lugar. Neste momento, a diferença entre os quatro primeiros era de apenas 0s065.

Com o cronômetro já zerado, Rowland anotou 1min10s127 e tomou a ponta de Vergne, enquanto Wehrlein assumiu o segundo lugar com 0s011 de déficit para o líder. Evans não conseguiu sair do 17º posto e finalizou o treino com muitos problemas para a Jaguar resolver antes da classificação.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fórmula E 2024, eP de Londres, 16ª Etapa, TL3:

1O ROWLANDNissan1:10.127  
2P WEHRLEINPorsche1:10.138+0.011 
3J.E VERGNEDS Penske1:10.150+0.023 
4M GÜNTHERMaserati1:10.190+0.063 
5R FRIJNSEnvision1:10.202+0.075 
6J DARUVALAMaserati1:10.220+0.093 
7S BUEMIEnvision1:10.254+0.127 
8D TICKTUMERT1:10.307+0.180 
9N MÜLLERABT Cupra1:10.317+0.190 
9M EVANSJaguar1:10.357+0.230 
10S VANDOORNEDS Penske1:10.372+0.245 
11S FENESTRAZNissan1:10.583+0.456 
12J DENNISAndretti1:10.615+0.488 
13A.F DA COSTAPorsche1:10.626+0.499 
14S BIRDMcLaren1:10.632+0.505 
15L DI GRASSIABT Cupra1:10.634+0.507 
16E MORTARAMahindra1:10.641+0.514 
18N DE VRIESMahindra1:10.683+0.556 
19N NATOAndretti1:10.750+0.623 
20S. SETTE CÂMARAERT1:10.786+0.659 
21J HUGHESMcLaren1:10.889+0.762 
22N CASSIDYJaguar  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.