Rowland supera Nato no fim e lidera TL1 do eP de Jedá em domínio da Nissan na Fórmula E
Oliver Rowland foi mais rápido na primeira sessão de pista com os titulares em Jedá e superou o companheiro, Norman Nato, para ficar no topo da lista de tempos. O brasileiro Lucas Di Grassi concluiu o treino em 21º
O primeiro contato dos pilotos titulares da Fórmula E com o eP de Jedá, substituindo a pista de Diriyah na Arábia Saudita, aconteceu nesta quinta-feira (13), durante o TL1. A sessão não foi a primeira dos Gen3 Evo na pista, já que as 11 equipes do grid participaram com um carro de cada do teste de novatos mais cedo, mas registrou a primeira experiência dos pilotos principais no novo piso saudita.
E a liderança do certame ficou com Oliver Rowland, da Nissan, que registrou volta rápida de 1min15s849. O piloto foi seguido do companheiro de equipe, Norman Nato [1min15s980], seguido de Edoardo Mortara, piloto da Mahindra, que fechou o top-3 com 1min16s069. Sam Bird, da McLaren [1min15s500] e Dan Ticktum, da Cupra Kiro [1min16s500] ficaram no top-5 da primeira sessão livre do fim de semana.
O brasileiro Lucas Di Grassi, da Lola Yamaha, terminou o treino livre 1 na penúltima posição, em 21º, após cravar um giro de 1min17s160 e não conseguir melhorar o tempo nos minutos finais da sessão.
Nesta sexta-feira (14), a Fórmula E começa o dia em Jedá com o TL2, marcado para as 6h45 (de Brasília, GMT-3); a classificação define o grid de largada a partir das 8h50; a largada, por sua vez, tem transmissão abrindo às 13h. Os horários da sexta se repetem no sábado (15): 6h45, 8h50 e 13h. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa do evento e transmite todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS pelo YouTube.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi o treino livre 1 da Fórmula E em Jedá:
Os pilotos começaram os primeiros movimentos analisando o novo traçado de Jedá, o mesmo utilizado pela Fórmula 1, mas reduzido e com a criação de chicanes para que os Gen3 Evo consigam regenerar energia para utilizar toda a potência nas retas.
Nos primeiros dez minutos da sessão, a liderança passou pelas mãos de Jake Hughes, da Maserati, Nick Cassidy, da Jaguar, e Oliver Rowland, piloto da Nissan, todos andando na casa de 1min18s.
Hughes quebrou os tempos ao anotar um giro de 1min16s627 e passou a liderar a tabela de tempos em Jedá.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Os pilotos foram para os boxes e a volta do britânico só foi superada a 14 minutos do fim, com Rowland. O britânico anotou 1min16s921 e tomou conta da ponta, seguido de Pascal Wehrlein, atual campeão mundial, que fez 1min16s364.
Jean-Éric Vergne e Maximilian Günther colocaram a DS Penske na quarta e quinta posições, com Di Grassi alcançando a sexta colocação com a Lola Yamaha.
Faltando 12 minutos para o fim da sessão, os pilotos retornaram aos boxes e prepararam os carros para os últimos minutos do treino livre. Nisso, a volta de Di Grassi foi engolida pelo grid e ele não conseguiu se recuperar, finalizando o dia em 21º.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Norman Nato superou temporariamente o companheiro de Nissan a oito minutos do fim com um giro de 1min16s147. Dan Ticktum surpreendeu e colocou a Cupra Kiro na vice-liderança com 1min16s223, mas durou pouco tempo. O britânico foi superado por Edoardo Mortara, que colocou a Mahindra no top-3 e lá ficou.
A dois minutos do fim, Rowland recuperou a ponta com volta rápida de 1min15s849 e não foi mais superado, garantindo o topo da lista de tempos e confirmando o domínio da Nissan no TL1 na Arábia Saudita.
Fórmula E 2025, eP de Jedá, Treino Livre 1:
1 | O ROWLAND | Nissan | 1:15,849 | |
2 | N NATO | Nissan | 1:15,980 | +0,131 |
3 | E MORTARA | Mahindra | 1:16,069 | +0,220 |
4 | S BIRD | McLaren | 1:16,220 | +0,371 |
5 | D TICKTUM | Kiro | 1:16,223 | +0,374 |
6 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:16,235 | +0,386 |
7 | S VANDOORNE | Maserati | 1:16,264 | +0,415 |
8 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:16,338 | +0,489 |
9 | M GÜNTHER | DS Penske | 1:16,348 | +0,499 |
10 | M EVANS | Jaguar | 1:16,414 | +0,565 |
11 | N CASSIDY | Jaguar | 1:16,424 | +0,575 |
12 | N MÜLLER | Andretti | 1:16,448 | +0,599 |
13 | D BECKMANN | Kiro | 1:16,480 | +0,631 |
14 | J DENNIS | Andretti | 1:16,496 | +0,647 |
15 | N DE VRIES | Mahindra | 1:16,550 | +0,701 |
16 | J HUGHES | Maserati | 1:16,627 | +0,778 |
17 | R FRIJNS | Envision | 1:16,660 | +0,811 |
18 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:16,744 | +0,895 |
19 | S BUEMI | Envision | 1:16,752 | +0,903 |
20 | Z MALONEY | Lola Yamaha ABT | 1:17,116 | +1,267 |
21 | L DI GRASSI | Lola Yamaha ABT | 1:17,160 | +1,311 |
22 | T BARNARD | Mclaren | 1:17,469 | +1,620 |

