Wehrlein beija céu em desastre da Jaguar e conquista Fórmula E. Rowland vence
Em corrida totalmente caótica, os pontos conquistados durante a temporada fizeram a diferença para o piloto da Porsche. Em terceiro, Wehrlein levou o caneco com sete pontos de diferença para Evans
Pascal Wehrlein é o campeão da temporada 2023/24 da Fórmula E. O alemão levou a melhor em uma corrida totalmente caótica e foi o campeão com sete pontos de diferença para Mitch Evans, da Jaguar. A vitória da prova ficou com Oliver Rowland, da Nissan, seguido de Evans. Nick Cassidy, que brigava diretamente pelo título e cravou uma pole heroica, foi tocado no meio da prova e precisou abandonar a corrida.
Sébastien Buemi, da Envision, António Félix da Costa, da Porsche, Jean-Éric Vergne, da DS Penske, Nico Müller, da ABT Cupra, Robin Frijns, piloto Envision, Stoffel Vandoorne, da DS Penske e Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, fecharam o top-10.
Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, conseguiu pontuar e terminou em décimo. Já Sérgio Sette Câmara finalizou a prova com a ERT em 12º e não conseguiu pontuar.
A Fórmula E agora entra de férias e retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.

Como foi a corrida 1 do eP de Londres da Fórmula E
O desfecho da temporada 2023/24 cercava elementos essenciais até o último segundo dos carros elétricos na pista. A batalha final traduziu a força dos trens de força mais fortes do grid e realçou a competitividade tradicional da Fórmula E. Porsche e Jaguar, Jaguar e Porsche.
Pole, Cassidy largou segurando a ponta, mas Evans foi agressivo no início e ganhou a segunda posição de Maximilian Günther. Wehrlein não largou bem, mas conseguiu segurar o quarto lugar e depois se recuperou para ficar próximo do piloto da Maserati.
Logo na volta número 2, Jake Dennis, da Andretti, espremeu Edoardo Mortara, da Mahindra, que tentou se recuperar e acabou atingindo o britânico de novo, provocando a primeira bandeira amarela da corrida 2 do eP de Londres e o acionamento do safety-car. Os dois abandonaram a prova e Dennis deu, oficialmente, adeus à coroa de campeão mundial da categoria dos carros elétricos.
Na retomada da prova, os pilotos tentaram conter a agressividade para poupar equipamento até a metade das 34 voltas da segunda corrida londrina. Na volta seis, a Porsche mandou Wehrlein ir para cima de Günther e assim foi feito. O alemão conseguiu fazer a ultrapassagem para brigar diretamente com os carros da Jaguar.
A bandeira amarela voltou a ser agitada na sequência em um acidente triplo envolvendo Jehan Daruvala e Sam Bird. Os carros só voltaram a acelerar na volta 10, com as Jaguar ainda liderando, mas sendo acompanhadas de perto do #94 da Porsche. Cassidy conseguiu acionar o modo ataque e, embora tenha sido ultrapassado por Evans, recuperou a posição em seguida e ganhou vantagem para a sequência da corrida.
Os pilotos passaram a procurar o acionamento do modo ataque para livrar a obrigação da potência extra o mais rápido possível e passar a fazer o gerenciamento da bateria na sequência. Cassidy fez o segundo e último acionamento na volta 13, mas foi ultrapassado por Evans e Wehrlein.

Os três postulantes ao título continuaram administrando os níveis de bateria durante a prova, até a chegada surpresa de Oliver Rowland, da Nissan, em quarto. O britânico ameaçava a terceira posição de Cassidy, mas com uma certa distância do #37.
Na volta 20 e com mais energia, Wehrlein foi para cima de Evans na reta principal e quase provocou um acidente. A tentativa de ultrapassagem foi frustrada pela defesa do piloto felino e os dois continuaram batendo roda volta a volta. Os dois ainda precisavam acionar o moto ataque duas vezes, mas seguraram o recurso até o fim. Tudo isso, é claro, beneficiava Cassidy, que já havia feito os dois acionamentos.
Na volta 28, o trágico fim para Cassidy. O #37 caminhava para vencer a corrida na estratégia, mas foi tocado por Günther, quase rodou na pista precisou ir aos boxes.
Foi só na volta 29 que Evans decidiu fazer o acionamento do recurso adicional após ser orientado pela Jaguar. Wehrlein também fez o acionamento e os dois perderam a ponta da prova para o intruso Oliver Rowland.

O safety-car foi acionado e os carros voltaram a acelerar na volta 31. Em terceiro, Wehrlein era campeão e contou com a ajuda de Da Costa para ser escoltado e trabalhar com o regulamento nas mãos.
O alemão conseguiu realizar a outra ativação do modo ataque, mas, na volta 34, Evans perdeu a ativação do recurso e entregou o título mundial ao piloto da Porsche. Como já é tradicional na categoria, tudo foi decidido nos últimos detalhes. E terminou com o piloto alemão campeão pela primeira vez.
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Fórmula E 2024, eP de Londres 2, 16ª Etapa:
1 | O ROWLAND | Nissan | 37 voltas | |
2 | P WEHRLEIN | Porsche | +1.055 | |
3 | M EVANS | Jaguar | +3.782 | |
4 | S BUEMI | Envision | +4.004 | |
5 | J.E VERGNE | DS Penske | +4.805 | |
6 | N MÜLLER | ABT Cupra | +5.202 | |
7 | R FRIJNS | Envision | +5.582 | |
8 | S VANDOORNE | DS Penske | +6.104 | |
9 | L DI GRASSI | ABT Cupra | +6.667 | |
10 | J HUGHES | McLaren | +7.107 | |
11 | S. SETTE CÂMARA | ERT | +7.579 | |
12 | N NATO | Andretti | +8.076 | |
13 | A.F DA COSTA | Porsche | +9.362 | |
14 | D TICKTUM | ERT | +9.478 | |
15 | S FENESTRAZ | Nissan | +19.185 | |
16 | N DE VRIES | Mahindra | +43.480 | |
17 | N CASSIDY | Jaguar | NC | |
18 | M GÜNTHER | Maserati | NC | |
19 | J DARUVALA | Maserati | NC | |
20 | S BIRD | McLaren | NC | |
21 | E MORTARA | Mahindra | NC | |
22 | J DENNIS | Andretti | NC |

