Wehrlein controla Buemi, domina e vence eP da Cidade do México da Fórmula E

Largando na pole-position pela primeira vez em dois anos, Pascal Wehrlein não deu aberturas para os rivais e venceu o eP da Cidade do México, que abriu a décima temporada da Fórmula E

Pascal Wehrlein sobrou e não teve dificuldades para vencer o eP da Cidade do México na tarde deste sábado (13). Após quebrar um jejum de 30 corridas e conquistar a pole-position, o alemão só perdeu a ponta por opção nos dois momentos em que acionou o modo ataque. Sébastien Buemi também manteve a posição de largada e Nick Cassidy completou o pódio.

Maximilian Günther, Mitch Evans, Jean-Éric Vergne, Jake Hughes e Stoffel Vandoorne apareceram na sequência. Atual campeão da categoria, Jake Dennis teve uma corrida sem muito brilho e fechou na nona colocação, logo à frente de seu novo companheiro de equipe, Norman Nato.

Já os brasileiros tiveram um dia para esquecer na Cidade do México. Lucas di Grassi abandonou na primeira volta no retorno à ABT após bater na entrada do estádio, enquanto Sergio Sette Câmara sequer largou por conta de problemas técnicos em sua ERT.

GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, mostra todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai. A Fórmula E volta nos dias 26 e 27 de janeiro, com a rodada dupla em Diriyah.

Saiba como foi o eP da Cidade do México:

A primeira corrida da décima temporada da Fórmula E começou apenas com 21 carros. Isso porque, antes da prova, o brasileiro Sergio Sette Câmara teve problemas na hora de levar o carro para o grid e sequer conseguiu largar por conta de dificuldades técnicas.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sette Câmara teve problemas na volta de apresentação no México e ficou de fora (Foto: ERT)

Na largada, Wehrlein manteve a ponta e os cinco primeiros se mantiveram os mesmos. Robin Frijns teve problemas, enquanto Jake Dennis terminou o primeiro giro já na nona colocação. Lucas di Grassi bateu na entrada do estádio e acabou abandonando precocemente a prova em um dia péssimo para os brasileiros.

Duas voltas depois, um incidente entre Nico Müller e António Félix da Costa acabou tirando o português da corrida e comprometendo a prova do suíço, que caiu para o fim do pelotão. Na frente, Pascal acionou o modo ataque e Buemi assumiu a liderança, mas o suíço não demorou para também ativar o modo ataque e devolver a ponta para o rival. Sébastien voltou para o primeiro posto logo após o alemão acionar a potência extra pela segunda vez.

O toque entre Müller e Da Costa (Vídeo: Fórmula E/GRANDE PRÊMIO)

Depois da largada ruim, Frijns acabou batendo sozinho na curva 17 e ficou parado no meio da pista. A direção de prova acionou rapidamente o safety-car para a retirada do carro da Envision.

O carro de segurança deixou a pista ao final da volta 11, com Buemi na ponta, seguido por Wehrlein, Günther, Cassidy e Evans. O suíço rapidamente ativou o modo ataque para devolver a primeira posição ao rival da Porsche.

Com metade da corrida, a única mudança entre os cinco primeiros foi a troca de posições entre Cassidy e Günther, com o neozelandês ocupando a última posição no pódio. Vergne, Hughes, Vandoorne, Dennis e Nato completavam o top-10.

Frijns perdeu o carro na Peraltada e foi parar no muro do México (Vídeo: Fórmula E/GRANDE PRÊMIO)

A corrida seguiu sem maiores emoções nas voltas seguintes. Com 10 giros para o fim, Wehrlein começou a abrir vantagem para Buemi, com a diferença ultrapassando os dois segundos. O pelotão da frente se dividiu, com Evans ficando para trás na quinta posição se defendendo de Vergne.

Sem mais mudanças na frente e com o pelotão cada vez ficando mais distante, Wehrlein sequer foi ameaçado e venceu a primeira prova de 2024, com Buemi e Cassidy completando o primeiro pódio da décima temporada da Fórmula E.

Fórmula E 2024, eP da Cidade do México, Corrida 1, Resultado Final:

Pos.PilotoEquipeDiff
1P WEHRLEINPorsche37 voltas
2S BUEMIEnvision+ 1.162
3N CASSIDYJaguar+ 2.079
4M GÜNTHERMaserati+ 5.780
5M EVANSJaguar+ 13.064
6J.E VERGNEDS Penske+ 13.405
7J HUGHESMcLaren+ 13.916
8S VANDOORNEDS Penske+ 14.392
9J DENNISAndretti+ 14.767
10N NATOAndretti+ 15.312
11O ROWLANDNissan+ 15.485
12S FENESTRAZNissan+ 15.718
13E MORTARAMahindra+ 16.214
14S BIRDMcLaren+ 20.600
15N DE VRIESMahindra+ 23.665
16J DARUVALAMaserati+ 28.969
17N MÜLLERAbt Cupra+ 29.424
18D TICKTUMERT+ 1:14.758
19R FRIJNSEnvisionAbandonou
20A.F DA COSTAPorscheAbandonou
21L DI GRASSIAbt CupraAbandonou
22S. SETTE CÂMARAERTNão Largou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.