Wehrlein segura pressão de Dennis e fatura eP de Jacarta 1 da Fórmula E

O alemão da Porsche quebrou um jejum de vitórias na temporada 2023 da Fórmula E e triunfou pela terceira vez no ano. Dennis e Günther completaram o pódio em Jacarta

Cinco meses sem vencer, mas enfim, o terceiro triunfo da temporada 2023 da Fórmula E veio para Pascal Wehrlein. Neste sábado (3), o alemão da Porsche precisou resistir à pressão de Jake Dennis, da Andretti, para obter a vitória. O pódio em Jacarta ficou completo com o pole-position Maximilian Günther, da Maserati.

A três últimas voltas do fim, um incidente envolvendo a dupla da Jaguar, Sam Bird e Mitch Evans, gerou uma bandeira amarela, além de zerar a equipe na prova. Entre os brasileiros, o melhor foi Lucas Di Grassi, que finalizou a décima etapa em 15º, enquanto Sérgio Sette Câmara foi o 17º.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ainda no sábado, às 22h, a Fórmula E vai disputar o TL3, última sessão de testes do fim de semana. No domingo, assim como no dia anterior, a classificação está agendada para 0h40, enquanto a corrida acontece às 5h, O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da Fórmula E no Brasil, vai transmitir todas as atividades de pista AO VIVO e com imagens diretamente do YouTube e do aplicativo Kwai.

A largada do eP de Jacarta 1 deste sábado (Foto: Reprodução/GRANDE PRÊMIO)

Saiba como foi a corrida 1 da Fórmula E em Jacarta:

Uma grande largada de Günther, que manteve a primeira colocação. Wehrlein pulou de terceiro para segundo e Dennis vacilou, caindo para a quarta posição. Sébastien Buemi pulou muito mal, ficou parado e caiu para último, começando uma corrida de recuperação.

Na abertura da quarta volta, Wehrlein assume a liderança com manobra na curva um em cima do alemão da Maserati. Modo ataque acionado também para Stoffel Vandoorne, Jean-Eric Vergne, Robin Frijns e para o pole-position. Seu compatriota da Porsche também veio para cima e reassumiu a ponta.

Jake Hughes ganhou quatro posições depois da largada, enquanto o líder da temporada, Nick Cassidy, fez três ultrapassagens e subiu para a sétima colocação. Na abertura da volta 9, modo ataque para o representante da Envision.

Wehrlein com modo ataque acionado em Jacarta (Foto: Reprodução/GRANDE PRÊMIO)

O forte calor na Indonésia deixava a corrida um pouco mais lenta, de poucas ações ofensivas. No giro 13, últimos dois minutos de modo ataque para Günther, que resistia bravamente à pressão de Dennis pelo segundo lugar.

Os brasileiros não faziam uma boa prova em Jacarta, Sette Câmara era o 19º, enquanto Di Grassi era o 20º. Dennis botou de lado e passou Vandoorne, quarta posição para o britânico. Cassidy vinha para cima da dupla da DS Penske.

O líder da temporada, por pouco, não joga a corrida fora. Em uma manobra desnecessária, tentou passar Vergne na primeira curva, tocou o francês e quase põe tudo a perder. Mais na frente, Dennis passa Günther e assume a segunda posição.

Dennis passa Vandoorne em Jacarta (Foto: Reprodução/GRANDE PRÊMIO)

Dennis queria a liderança e parecia não querer esperar muito para atacar Wehrlein. Com todos já tendo feito uso do modo ataque, a vitória seria no braço e no talento. Cassidy tenta pelo hairpin novamente, sem sucesso.

Pelo toque na primeira tentativa, a direção de prova anunciou investigação em cima do líder do campeonato. A distância entre líder e vice-líder era de apenas 0s426, porém, mais cinco pilotos tinham condições de vencer, faltando sete para o fim.

Dennis apontava o carro nas curvas e Wehrlein se defendia bem. Mais atrás, Rene Rast perder o controle do carro e rodou, por pouco, não acertou Félix da Costa.

Rast roda na parte final da corrida em Jacarta (Foto: Reprodução/GRANDE PRÊMIO)

Na antepenúltima volta, problemas para Evans, que foi acertado por Bird e é fim de prova para o neozelandês. Última volta aberta, Wehrlein, Dennis e Günther brigavam pelo triunfo. Melhor para o alemão da Porsche, que venceu a terceira prova na temporada 2023 da Fórmula E e diminuiu a distância para o líder, Nick Cassidy: agora, é 126 x 124 para o piloto da Envision.

Fórmula E 2023, 10ª Etapa, eP de Jacarta 1, Resultado Final:

1P WEHRLEINPorsche36 voltas 
2J DENNISAndretti+0.390 
3M GÜNTHERMaserati+1.017 
4S VANDOORNEDS Penske+3.871 
5J.E VERGNEDS Penske+4.986 
6E MORTARAMaserati+5.587 
7N CASSIDYEnvision+5.982 
8A.F DA COSTAPorsche+20.136 
9R FRIJNSAbt Cupra+21.687 
10J HUGHESMcLaren+23.356 
11N MÜLLERAbt Cupra+23.792 
12R RASTMcLaren+25.002 
13N NATONissan+25.162 
14D TICKTUMNIO+28.824 
15L DI GRASSIMahindra+29.495 
16D BECKMANNAndretti+31.079
17S. SETTE CÂMARANIO+32.102 
18R MERHÍMahindra+46.662 
19S FENESTRAZNissan+48.822 
20S BUEMIEnvision+1:00.081 
21S BIRDJaguar+1:09.072 
22M EVANSJaguar NC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.