Wehrlein sobra, Vandoorne decepciona de novo: a cotação dos pilotos da FE em Diriyah

A primeira rodada dupla da Fórmula E 2022/2023, em Diriyah, trouxe a reafirmação do domínio da Porsche e a continuação do calvário das estreantes. Confira a cotação do grid

Após uma corrida monótona e com poucos destaques na Cidade do México, a Fórmula E enfim empolgou em Diriyah. Apesar de Pascal Wehrlein ter dominado o fim de semana e conquistado as duas vitórias da rodada dupla árabe, a etapa reservou duas provas absolutamente movimentadas e imprevisíveis, com várias trocas de posições e o surgimento de cenários interessantes.

Se a Porsche segue dominando a categoria, a Andretti mostrou que também sabe usar o trem de força alemão. A McLaren segue impressionando neste início, com um ritmo muito superior à fornecedora Nissan, enquanto Maserati e DS Penske continuam decepcionando em suas temporadas de estreia na Fórmula E.

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Após cada fim de semana de corrida, o GRANDE PRÊMIO faz a cotação dos pilotos na Fórmula E, com cinco competidores em alta e cinco em baixa. A seguir, confira os escolhidos após a rodada dupla de Diriyah.

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Polegar para o alto

Pascal Wehrlein

Wehrlein comemorando uma das duas vitórias em Diriyah no fim de semana. (Foto: Fórmula E)

Não teria como não começar pelo piloto que varreu a rodada dupla em Diriyah. Após ficar em segundo na Cidade do México, Pascal Wehrlein mostrou mais uma vez — ou nesse caso, duas vezes — que está alinhado com o conjunto potente da Porsche que tem em mãos. Além disso, o fim de semana serviu para o alemão se firmar como um potencial candidato para o título da temporada 9 da Fórmula E, assumindo a liderança do campeonato pela primeira vez.

Jake Dennis

Dennis também demonstra que vai brigar pelo primeiro título da era Gen3. (Foto: Fórmula E)

Apesar de ter feito o caminho inverso de Wehrlein — com vitória no México e dois segundos lugares em Diriyah — não é nada mal Jake Dennis estar no pódio nas três corridas do ano até aqui. O piloto da Andretti mostrou que não apenas que consegue se manter entre os primeiros, mas que tem ritmo suficiente para conquistar boas posições depois de largar em posições ingratas. Ganhou nove posições em relação ao grid de largada no eP de Diriyah 1, saindo de nono para chegar em segundo, e precisa ser considerado como um dos nomes fortes da competição.

Sam Bird

Bird teve um fim de semana bem melhor do que na Cidade do México. (Foto: Fórmula E)

Na cotação passada, a análise foi de que Sam Bird precisava sair da gaiola. O britânico, abaixo de seu nível habitual há algum tempo, deu as primeiras mostras em Diriyah de que fará exatamente isso. Atingindo a marca de 100 corridas disputadas na Fórmula E, o piloto da Jaguar conseguiu um pódio pela primeira vez desde o eP de Nova York de 2021, quando venceu. É inegável dizer que o saldo do britânico foi positivo na Arábia Saudita: conquistou 28 pontos no fim de semana e não lembrou, nem de perto, a estreia desastrosa na Cidade do México — quando abandonou na quinta volta.

Sébastien Buemi

Buemi celebrou com a Envision sua primeira pole position com a nova equipe. (Foto: Envision)

Outro piloto que se deu bem em sua etapa centenária na categoria foi Sébastien Buemi. O suíço conquistou sua 15ª pole na Fórmula E durante a corrida 1, e se não conseguiu se manter no pódio, ao menos soltou um grito que estava entalado desde 2019. O feito se torna ainda mais significativo pelo fato da conquista ter acontecido apenas em sua segunda corrida pela Envision.

René Rast

Rast conquistou seu primeiro pódio na McLaren. (Foto: Fórmula E)

O piloto da McLaren teve um ótimo fim de semana em Diriyah. René Rast demonstrou ter bom ritmo em ambas as corridas e, além do quinto lugar no eP de Diriyah 1, a segunda rodada lhe trouxe o terceiro lugar e o pódio — seu primeiro na categoria desde 2021 e o primeiro da equipe inglesa na Fórmula E. Agora, a expectativa é manter o nível de performance nas próximas etapas e melhorar o ritmo em classificações, nas quais tem sido sistematicamente batido pelo companheiro e novato Jake Hughes.

Polegar para baixo

Oliver Rowland

Rowland teve mais um fim de semana apagado. (Foto: Fórmula E)

O fim de semana em Diriyah foi para a Mahindra esquecer. Apesar de Lucas Di Grassi também não ter pontuado — após o surpreendente pódio com pole na Cidade do México — e ter criticado a falta de competitividade do carro, Oliver Rowland segue completamente inexpressivo no campeonato. Foi o último a completar a corrida 1 e abandonou na segunda disputa do fim de semana. Simplesmente não apareceu até aqui.

Stoffel Vandoorne

Vandoorne enfrenta dificuldades para defender seu título na FE. (Foto: Fórmula E)

O atual campeão da Fórmula E saiu zerado de Diriyah, e com isso, ocupa a modesta 15ª posição no campeonato — com apenas um ponto conquistado. Ainda não está claro se o problema é a dificuldade de Stoffel Vandoorne com o Gen3 ou se a culpa deve recair sobre a DS Penske — criticada de forma ríspida por Jean-Èric Vergne —, mas o belga teve mais um fim de semana para esquecer. Até conseguiu levar a equipe aos duelos pela primeira vez, no sábado, mas sofreu para ficar no top-10 e levou uma punição no fim que acabou de vez com sua corrida.

Maximilian Gunther

Günther foi direto no muro na classificação para a corrida 1 em Diriyah. (Foto: Fórmula E/Reprodução)

O fim de semana de Maximilian Günther já começou desastroso em Diriyah, com uma batida na classificação que o impediu de participar da corrida 1. Completamente apagado na prova do dia seguinte, o alemão não passou da 19ª colocação e segue zerado no campeonato. Para alguém que liderou grande parte das sessões de pré-temporada, o piloto inicia a temporada indicando que os tempos em Valência eram apenas um devaneio, contra equipes que não atingiram seu máximo potencial. Começo muito preocupante da Maserati.

António Félix da Costa

António Félix da Costa bateu em sua segunda curva no eP de Diriyah 1. (Foto: Reprodução/Fórmula E)

António Félix da Costa saiu zerado de Diriyah, mas seria injusto direcionar duras críticas a ele: foi abalroado logo na segunda curva na corrida 1 e despencou para o fundo do pelotão, sem chances de se recuperar. Em suas primeiras corridas pela Porsche, claramente não consegue atingir o nível obtido por Wehrlein, e isso pôde ser visto na segunda prova: lutou para chegar ao top-10, mas ainda terminou uma posição abaixo. Experiente e campeão da categoria, o português chegou no melhor momento possível do time alemão e precisa aproveitar.

Nico Müller

Nico Müller abandonou no fim do eP de Diriyah 2 e causou a entrada do safety-car (Foto: Reprodução/Fórmula E)

O início da Abt Cupra na Fórmula E simplesmente não possui pontos positivos. A equipe viu seu expoente Robin Frijns se machucar na estreia do campeonato e optou por Kelvin van der Linde, titular da equipe no DTM, para o posto. E bem, o sul-africano — sem nenhuma experiência com os Gen3 — largou e terminou à frente de Nico Müller nas duas corridas do fim de semana, já que o suíço não conseguiu completar nenhuma delas. Sumido e com um carro deficiente, é o pior piloto do campeonato até aqui.

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