Piquet surge nos segundos finais e termina na liderança do tumultuado TL2 da F-E para eP de Berlim

Do nada. Foi assim que surgiu Nelsinho Piquet para ficar com a primeira colocação do segundo treino livre para o eP de Berlim deste sábado (21). O atual campeão nem aparecia entre os considerados num treino que já parecia no bolso da Virgin quando de repente assustou todo mundo e saiu na ponta

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Nelsinho Piquet na bacia das almas. Em meio a uma temporada absolutamente miserável, o primeiro campeão da F-E conseguiu liderar uma atividade oficial. Apesar de ter sido o que menos andou no segundo treino livre para o eP de Berlim deste sábado (21), Piquet apareceu nos segundos finais e cravou a volta mais rápida da tumultuada sessão. A expectativa de que os tempos caíssem em relação ao TL1, porém, não se concretizou.

O treino acabou muito aquém do que poderia ter sido em termos de velocidade. Aliás, o começo do dia em Berlim não é bom. Problemas de segurança com partes escorregadias demais e pouca aderência, tornaram os dois treinos livres em extremamente modorrentos.
 
Piquet foi o mais veloz, sim, mas ninguém saiu da sessão com muita impressão de que desvendou algo. Muita gente escorregou, várias vezes as atividades foram interrompidas e tornaram um exercício de paciência. Só Sébastien Buemi travou duas vezes na mesma curva com os dois carros diferentes. Numa delas, bateu. Assim como Stéphane Sarrazin, que até pegou o muro mais forte. 
Nelsinho Piquet (Foto: Manolo Media)

Atrás do piloto da China, as duas Virgin. Sam Bird passou quase o treino inteiro na frente, depois passando a ser seguido por Jean-Éric Vergne. Robin Frijns colocou a Andretti na quarta colocação. Na realidade, o top-10 teve suas esquisitices. As duas Mahindra estiveram, as duas China e Daniel Abt foi o único piloto de Audi ABT ou e.dams.

 
Lucas Di Grassi foi apenas o 12º, seguido pelo quarto colocado do campeonato, Jérôme D'Ambrosio. O vice-líder, que parecia estar guiando uma prova de Mario Kart num console da Nintendo, terminou no 15º posto.

Confira como foi o TL2:

Não demorou nada para que os tempos no segundo treino livre se aproximassem daqueles melhores do TL1. Com quatro minutos de sessão, quase todo mundo tinha voltas múltiplas e Sam Bird já cravara 57s922. 14 carros já haviam baixado de 1min.
 
Mas nem tudo andou maravilhosamente bem. As várias travadas mostravam que havia uma dificuldade clara de aderência em alguns trechos do traçado. A maior vítima do começo foi Sébastien Buemi, que chegou a tocar o muro e quase foi acertado por quem vinha atrás. Era Simona de Silvestro, que foi rápida para evitar a colisão. E bandeira amarela dupla foi acionada.
 
Com a asa frontal danificada, Buemi foi ao pit-lane trocar de carro. Voltou e, incrivelmente, travou precisamente na mesma curva que antes. 
 
O vice-líder do campeonato não foi a única vítima. Robin Frijns escapou, quase bateu. Mas a batida mesmo chegou e forte com Stéphane Sarrazin, fazendo com que a bandeira vermelha fosse acionada e parasse o treino por oito minutos.
 
Antes que o francês da Venturi encontrasse o soft-wall, porém, Jean-Éric Vergne foi encontrar o companheiro nas primeiras colocações. Os tempos pararam de cair depois dos primeiros minutos.
 
Havia, no entanto, um culpado. A segurança na pista simplesmente pecava neste segundo treino livre. Depois do problema no pit-lane mais cedo, a direção de prova sinalizou com uma bandeira amarela contínua na curva 11 que julgava – corretamente – escorregadia.
 
Somente a dois minutos do final do treino, a bandeira verde foi acionada para a pista completa. E Nelsinho Piquet, que reclamou um pouco antes de problemas de bateria – não exatamente uma noviade para ele na temporada – e mal havia andando, cravou a volta mais rápida: 57s909. 

Não havia mais tempo hábil e, aparentemente, também não havia muita vontade de cravar tempos mais rápidos na pista sem condições necessárias de segurança. Assim sendo, Piquet, Bird, Vergne, Frijns, Oliver Turvey, Loïc Duval, Bruno Senna, Daniel Abt, Mike Conway e Nick Heidfeld terminaram formando o top-10.

F-E, Berlim, TL2:

1 NELSINHO PIQUET BRA CHINA 57.909   6
2 SAM BIRD ING VIRGIN 57.922 +0.013 16
3 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA VIRGIN 58.066 +0.157 16
4 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI 58.145 +0.236 15
5 OLIVER TURVEY ING CHINA 58.207 +0.298 21
6 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 58.263 +0.354 15
7 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA 58.310 +0.401 16
8 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 58.363 +0.454 19
9 MIKE CONWAY ING VENTURI 58.370 +0.461 19
10 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 58.991 +1.082 11
11 SIMONA DE SILVESTRO SUI ANDRETTI 58.992 +1.083 14
12 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 59.076 +1.167 17
13 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 59.178 +1.269 13
14 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 59.256 +1.347 17
15 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 59.891 +1.982 19
16 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 59.986 +2.077 8
17 RENÉ RAST ALE AGURI 1:00.381 +2.472 14
18 MA QING HUA CHI AGURI 1:02.686 +4.777 14

 

PADDOCK GP #29 RECEBE PIPO DERANI E DEBATE GP DA ESPANHA DE F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.