Por conflito de datas, Calado antecipa despedida da Jaguar. Blomqvist substitui

James Calado, substituído por Sam Bird para a próxima temporada, não vai nem concluir a atual pela Jaguar. O britânico, que tinha resultados fracos, vai defender a Ferrari no WEC

James Calado, que já estava com dias contados na Jaguar na Fórmula E, faz a despedida até antes do esperado. Depois de a equipe anunciar que a segunda vaga da equipe fica com Sam Bird para a temporada 2020/21, a segunda-feira (10) reservou a notícia de que Calado não vai nem disputar as últimas duas corridas de 2019/20.

O motivo é um conflito de datas com o Mundial de Endurance, onde Calado representa a Ferrari na classe GTE Pro. Ao contrário de pilotos como Sébastien Buemi, que também compete no WEC, o britânico não conseguiu achar um meio-termo que atendesse demandas da marca italiana e da Jaguar na FE. Dessa forma, a escuderia elétrica chama Tom Blomqvist para os dois últimos ePs de Berlim.

“Eu fico empolgado para pilotar pela Jaguar nas últimas corridas em Berlim”, disse Blomqvist ao ser anunciado. “Pilotar por uma marca como a Jaguar é uma grande honra e eu quero agradecer a todos na equipe pela oportunidade. Vamos para um traçado diferente nessas últimas duas corridas e espero que, como equipe, sejamos capazes de aprender muito”, seguiu.

James Calado nem vai completar a temporada na Jaguar (Foto: Reprodução)

Por mais que o motivo oficial da saída seja o conflito de datas, é inegável que Calado encerra o ciclo com resultados decepcionantes. O piloto somou 10 pontos, isso enquanto o companheiro Mitch Evans acumulou 65. O melhor resultado nos quatro primeiros ePs de Berlim foi um 15° lugar.

Blomqvist chega com alguma experiência, mesmo que ainda pouca: o piloto realizou seis corridas pela Andretti em 2017/18, tendo um oitavo lugar como melhor resultado. É importante que Tom siga evoluindo para ajudar uma Jaguar que caiu de terceiro para sétimo desde o começo da maratona de Berlim.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.