Presidente da FIA diz que mudanças feitas para segunda temporada vão “aumentar estatura” da F-E

Jean Todt, presidente da FIA, sempre foi um dos incentivadores da F-E ao longo do desenvolvimento do campeonato nos últimos anos. Às vésperas do início da segunda temporada, ele vê a categoria crescendo mais no segundo ano

A F-E está em Pequim por inteiro e pronta para dar o pontapé inicial na temporada 2015/16 que começa neste sábado. Na quinta-feira (22), o presidente da FIA, Jean Todt, fez o discurso de abertura da temporada. Entre os muitos elogios que fez, afirmou que as mudanças promovidas pela categoria vão garantir o "aumento da estatura da F-E na segunda temporada".
 
Todt sempre foi um fervoroso defensor da categoria elétrica. Após ver o resultado da primeira temporada, Todt abriu mais espaço para a organização da F-E atuar da forma que acha melhor. A votação do FanBoost se estendendo para o início da corrida, por exemplo, Alejandro Agag já tinha dito que era uma ideia que FIA se opunha. Mas acabou acontecendo.
 
"A F-E pode ficar orgulhosa do que atingiu na primeira temporada; feitos estabelecidos num sucesso indubitável no ano de estreia. Desde o começo, o conceito da F-E era desafiar a convenção no mundo do automobilismo, tanto do ponto de vista tecnológico quanto do entretenimento – e o campeonato vai continuar forçando as barreiras na segunda temporada", disse.
Jean Todt (Foto: Getty Images)
"Não apenas as presenças do campeonato nas redes sociais e digitais atingem a audiência do século XXI, mudando a forma de como o esporte interage com seus fãs – por exemplo, enquanto puristas não gostavam do exemplo do FanBoost, novos fãs parecem amar ter uma influência real do resultado da corrida", seguiu.
 
"Depois de uma primeira temporada de sucesso, a F-E volta a Pequim como uma categoria nova, aberta, onde sete montadoras vão se confrontar e mostrar suas tecnologias dos trens de força. É especialmente correto que esse novo capítulo ousado na história do esporte a motor elétrico vai ser escrita em Pequim, na China", afirmou Todt.
 
"Os organizadores fizeram um trabalho fantástico com o Parque Olímpico na temporada passada, e estou confiante de que esse ano o evento vai de novo dar o pontapé inicial em estilo. A introdução dos novos trens de força e um calendário atualizado são garantias do aumento da estatura da F-E na segunda temporada", garantiu.
 
"Mais uma vez, devo agradecer à FEH e FIA, que estiveram à altura do desafio de fazer da primeira temporada um sucesso – e vão continuar, estou certo, a moldar o campeonato às suas visões, garantindo que a categoria continue engajando novos fãs", encerrou o presidente. 
 
Os carros enfim vão à pista pela primeira vez na sexta-feira com um teste coletivo de 30 minutos. No sábado, o programa normal será posto em prática, com as duas sessões livres, o treino classificatório e o eP de Pequim.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.