Rosenqvist anda forte e crava última pole-position da temporada da F-E. À frente de Buemi, Di Grassi sai em 5º

A segunda sessão classificatória da F-E em Montreal, neste domingo (30), tornou a situação de Sébastien Buemi quase que insustentável na briga pelo título. Com um erro na volta rápida, Buemi parte apenas do 14º lugar e precisa por obrigação ser primeiro ou segundo colocado na corrida. Lucas Di Grassi, por outro lado, larga na terceira fila. Felix Rosenqvist é o pole

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

No que diz respeito à disputa pelo título, o treino do começo da tarde deste domingo (30), em Montreal, colocou a situação de Sébastien Buemi em dificuldade ainda maior. Um erro na primeira curva da volta rápida dificultou a vida do suíço, que foi caindo pelo grid até parar na posição onde vai largar no fechamento da temporada 2016/17 da F-E: o 14º lugar. Será uma corrida novamente em que Buemi precisa se recuperar. Se não ganhar ou for segundo, terminará o dia vice-campeão. Felix Rosenqvist foi quem conquistou a pole-position.

O sueco bateu Sam Bird no que é uma clara perseguição entre os dois para definir quem será o terceiro colocado do campeonato de Pilotos. Rosenqvist colocou 1min22s344 na tabela e teve até uma boa distância na liderança. Bird, em segundo, ficou exatos 0s215 atrás.
 
A segunda fila ficou composta por Jean-Éric Vergne e Nick Heidfeld. Lucas Di Grassi fez o bastante: classificar para a Superpole e não danificar o equipamento. Larga em quinto e extremamente feliz, visto que Buemi sai nove posições atrás e em meio à tradicional confusão perigosa do pelotão intermediário. António Félix da Costa e Robin Frijns, por exemplo, com que Seb brigou ontem, estão logo atrás do suíço.
 
Daniel Abt, Nicolas Prost, Tom Dillmann, Nelsinho Piquet e Stéphane Sarrazin fecharam no top-10. A largada está marcada para as 17h (de Brasília).
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' a decisão da temporada da F-E com a repórter Evelyn Guimarães.  
Felix Rosenqvist se colocou como o mais veloz na última sessão antes da classificação para a segunda corrida da F-E em Montreal (Foto: Mahindra)

Confira como foi a classificação em Montreal:

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Grupo 1 – Maro Engel, Adam Carroll, José María López, Loïc Duval e Sébastien Buemi

 
Enquanto Carroll quase tocou o muro, Buemi errou na primeira curva do traçado. Incrível, mas a situação psicológica do campeão da segunda temporada parece inteiramente afetada. Enquanto López e Duval fizeram voltas boas, embora nada espetaculares, o vice-líder do campeonato passou em terceiro apenas no primeiro grupo. Engel e Carroll passaram atrás.
 
Ao encostar o carro, Buemi sentou imóvel. Parado, com as mãos na cabeça e com a feição extremamente derrotada. A impressão neste momento era clara: o suíço parecia aceitar que as chances de ser campeão acabavam ali, mesmo antes da corrida.
 
Grupo 2 – Tom Dillmann, Felix Rosenqvist, Nick Heidfeld, Jean-Éric Vergne e Jérôme D'Ambrosio
 
Assim que abriu a volta rápida, Evans também escorregou na curva de abertura e mostrou que há uma certa preocupação com aquele ponto da pista. O piloto da Jaguar acabou longe das primeiras colocações. E, assim, encerrava-se a quantidade de pilotos nesta pista que foram pior que Buemi.
 
Rosenqvist voou. Cravou 1min22s051 e pulou para a ponta tirando absolutamente tudo da pista. Vergne não conseguiu tão rápido, mas pulou para o segundo posto. E, mostrando extrema superioridade do grupo dois, Dillmann e D'Ambrosio pularam para terceiro e quarto. 
 
Apenas metade do grid havia marcado tempo, mas Buemi já era o sétimo colocado e estava fora da Superpole.
Jean-Éric Vergne durante a classificação da F-E em Montreal (Foto: Reprodução)
Grupo 3 – António Félix da Costa, Nelsinho Piquet, Robin Frijns, Stéphane Sarrazin e Oliver Turvey
 
Mesmo ficando até de lado nas curvas durante a volta rápida, Félix da Costa ficou logo atrás de Buemi. Sarrazin, por sua vez, não foi tão rápido quanto o companheiro Vergne, mas pulou para o quinto lugar momentâneo, rabeira da Superpole. Piquet, melhor, anotou o quarto tempo e entrou na briga.
 
Bem pior que Nelsinho, Turvey colocou apenas o 12º tempo na tabela, enquanto Frijns grudou atrás de Da Costa e terminou neste ponto como o 11º colocado.
Grupo 4 – Lucas Di Grassi, Sam Bird, Daniel Abt, Nicolas Prost e Nick Heidfeld
 
Todos os olhos em Di Grassi, que saiu do pit-lane logo atrás de Prost. O francês fez boa volta, mas que Lucas superou instantes depois. O 1min22s459 colocou o líder do campeonato na grande decisão do treino e complicou o rival da Renault e.dams.
 
Atrás, Abt e Heidfeld também entraram no top-5, respectivamente atrás e à frente de Di Grassi. E então Bird: com 1min22s012 pulou para a ponta da tabela, tirou Abt da Superpole e esquentou a briga com Rosenqvist pelo terceiro lugar do campeonato de Pilotos.

Assim, a Superpole ficou com Bird, Rosenqvist, Vergne, Heidfeld e Di Grassi.

Superpole

Di Grassi saiu primeiro e mostrou extrema cautela para não ter problemas. Ao passo que Heidfeld e Vergne foram sendo um melhor que o outro, mas sem grandes voltas. Até que Rosenqvist arrepiou e cravou 1min22s344, quase 0s5 mais rápido que o francês. Faltava Bird: o inglês começou a volta mais rápido que Felix, mas não mateve. Cravou o segundo lugar, enquanto Rosenqvist ganhou o direito de partir da posição de honra.

F-E, eP de Montreal 2, Grid de Largada:

1 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:22.344  
2 SAM BIRD ING VIRGIN DS 1:22.559 +0.215
3 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 1:22.769 +0.425
4 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:23.041 +0.697
5 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:23.557 +1.213
6 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:22.694 +0.350
7 NICOLAS PROST FRA RENAULT 1:22.721 +0.377
8 TOM DILLMANN FRA VENTURI 1:22.822 +0.478
9 NELSINHO PIQUET BRA NEXTEV 1:22.972 +0.628
10 STÉPHANE SARRAZIN FRA TECHEETAH 1:23.057 +0.713
11 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:23.058 +0.714
12 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG VIRGIN DS 1:23.313 +0.969
13 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 1:23.337 +0.993
14 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT 1:23.372 +1.028
15 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI 1:23.635 +1.291
16 ROBIN FRIJNS HOL ANDRETTI 1:23.655 +1.311
17 OLIVER TURVEY ING NEXTEV 1:23.709 +1.365
18 MITCH EVANS NVZ JAGUAR 1:23.755 +1.411
19 MARO ENGEL ALE VENTURI 1:23.811 +1.467
20 ADAM CARROLL NIR JAGUAR 1:24.024 +1.680
CASO VÁ BEM EM TESTE, KUBICA DEVE VIRAR TITULAR DA RENAULT JÁ A PARTIR DO GP DA BÉLGICA"

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.