Rowland lidera TL2 atrapalhado por batida de Qing Hua. Massa é 2º
Oliver Rowland liderou um treino livre #2 quente e picado por bandeiras vermelhas, enquanto Felipe Massa terminou na segunda colocação. Antes, no TL1, Sam Bird liderara
Com direito até a uma nova câmera, a Fórmula E chegou a Santiago na manhã deste sábado (18) e contou com os treinos livres em boa temperatura e sem chuvas ou qualquer tipo de problema, mas o TL2 acabou sendo sem a parte das voltas rápidas, por conta de um acidente envolvendo Ma Qing Hua. Desta forma, foi Oliver Rowland quem ponteou o treino, mas Sam Bird, no TL1, vai para a classificação com uma volta quase que tão boa quanto.
Na realidade, o TL1 não contou com nenhum efeito que atrapalhasse demais os 45 minutos de tentativas e experimentos. A drivers' eye, nova câmera instalada no capacete dos pilotos, foi apresentada, enquanto, na pista, a marca era a igualdade: os 18 primeiros colocados terminaram separados por menos de 0s9.
A tabela do TL1 (Foto: Reprodução/FE)
Sam Bird liderou com o tempo de 1min04s914, ao passo que António Félix da Costa e Edoardo Mortara fecharam logo atrás, respectivamente com 0s150 e 0s182 de desvantagem. Lucas Di Grassi foi o quarto colocado, mas a melhor volta saiu na tentativa final, com a pista cheia de tráfego. De fato, o carro era rápido. O top-10 foi concluído por Nico Müller, Jérôme D'Ambrosio, Alexander Sims, Sébastien Buemi, Pascal Wehrlein e André Lotterer. Felipe Massa chegou a liderar, mas fechou em 21º.
Sem grandes percalços, mas ainda com confusões geradas pelo tráfego pesado e ritmo parecido. Numa das freadas mais fortes, Rowland não conseguiu evitar que o bico da Nissan atingisse a traseira de Günther. Nada muito sério porém, tanto que ambos seguiram na pista.
A batida de Ma Qing Hua (Foto: Reprodução/Twitter)
Já no TL2, duas bandeiras vermelhas. Inicialmente, porque a Dragon deixou ventiladores de resfriamento no carro após parada de Brendon Hartley, o que acabou parando na pista. Após alguns minutos, com bandeira verde novamente, Qing Hua acertou a barreira de proteção em cheio, o que causou uma quebra de toda a frente do carro: suspensão, asa e bico. Apesar do relógio ainda apontar quase oito minutos de treinos, nada de voltar à bandeira verde.
Com isso, apenas três pilotos fizeram voltas em ritmo de classificação. Rowland cravou 1min04s799, melhor volta da manhã, enquanto Massa foi o terceiro. Günther, Lotterer, Da Costa, Mortara, Oliver Turvey, Daniel Abt e Hartley fecharam o top-10. Di Grassi foi o 16º.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Fórmula E 2020, eP de Santiago, Chile, Treino Livre 2:
1 | O ROWLAND | Nissan | 1:04.799 | |
2 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:04.930 | +0.131 |
3 | M EVANS | Jaguar | 1:05.046 | +0.247 |
4 | M GÜNTHER | BMW | 1:05.120 | +0.321 |
5 | A LOTTERER | Porsche | 1:05.257 | +0.458 |
6 | A FÉLIX DA COSTA | DS Techeetah | 1:05.280 | +0.481 |
7 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:05.327 | +0.528 |
8 | O TURVEY | NIO | 1:05.398 | +0.599 |
9 | D ABT | Audi | 1:05.469 | +0.670 |
10 | B HARTLEY | Dragon Penske | 1:05.540 | +0.741 |
11 | N DE VRIES | Mercedes | 1:05.586 | +0.787 |
12 | P WEHRLEIN | Mahindra | 1:05.598 | +0.799 |
13 | J CALADO | Jaguar | 1:05.634 | +0.835 |
14 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:05.899 | +1.100 |
15 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:06.258 | +1.459 |
16 | L DI GRASSI | Audi | 1:06.283 | +1.484 |
17 | A SIMS | BMW | 1:06.349 | +1.550 |
18 | J D'AMBROSIO | Mahindra | 1:06.368 | +1.569 |
19 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:06.660 | +1.861 |
20 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:06.857 | +2.058 |
21 | S BUEMI | Nissan | 1:06.904 | +2.105 |
22 | S BIRD | Virgin Audi | 1:07.007 | +2.208 |
23 | N JANI | Porsche | 1:07.056 | +2.010 |
24 | M QING HUA | NIO | 1:08.364 | +3.318 |