Rowland lidera TL2 atrapalhado por batida de Qing Hua. Massa é 2º

Oliver Rowland liderou um treino livre #2 quente e picado por bandeiras vermelhas, enquanto Felipe Massa terminou na segunda colocação. Antes, no TL1, Sam Bird liderara

Com direito até a uma nova câmera, a Fórmula E chegou a Santiago na manhã deste sábado (18) e contou com os treinos livres em boa temperatura e sem chuvas ou qualquer tipo de problema, mas o TL2 acabou sendo sem a parte das voltas rápidas, por conta de um acidente envolvendo Ma Qing Hua. Desta forma, foi Oliver Rowland quem ponteou o treino, mas Sam Bird, no TL1, vai para a classificação com uma volta quase que tão boa quanto. 
 
Na realidade, o TL1 não contou com nenhum efeito que atrapalhasse demais os 45 minutos de tentativas e experimentos. A drivers' eye, nova câmera instalada no capacete dos pilotos, foi apresentada, enquanto, na pista, a marca era a igualdade: os 18 primeiros colocados terminaram separados por menos de 0s9. 
A tabela do TL1 (Foto: Reprodução/FE)
Sam Bird liderou com o tempo de 1min04s914, ao passo que António Félix da Costa e Edoardo Mortara fecharam logo atrás, respectivamente com 0s150 e 0s182 de desvantagem. Lucas Di Grassi foi o quarto colocado, mas a melhor volta saiu na tentativa final, com a pista cheia de tráfego. De fato, o carro era rápido. O top-10 foi concluído por Nico Müller, Jérôme D'Ambrosio, Alexander Sims, Sébastien Buemi, Pascal Wehrlein e André Lotterer. Felipe Massa chegou a liderar, mas fechou em 21º.
 
Sem grandes percalços, mas ainda com confusões geradas pelo tráfego pesado e ritmo parecido. Numa das freadas mais fortes, Rowland não conseguiu evitar que o bico da Nissan atingisse a traseira de Günther. Nada muito sério porém, tanto que ambos seguiram na pista.
A batida de Ma Qing Hua (Foto: Reprodução/Twitter)
Já no TL2, duas bandeiras vermelhas. Inicialmente, porque a Dragon deixou ventiladores de resfriamento no carro após parada de Brendon Hartley, o que acabou parando na pista. Após alguns minutos, com bandeira verde novamente, Qing Hua acertou a barreira de proteção em cheio, o que causou uma quebra de toda a frente do carro: suspensão, asa e bico. Apesar do relógio ainda apontar quase oito minutos de treinos, nada de voltar à bandeira verde.
 
Com isso, apenas três pilotos fizeram voltas em ritmo de classificação. Rowland cravou 1min04s799, melhor volta da manhã, enquanto Massa foi o terceiro. Günther, Lotterer, Da Costa, Mortara, Oliver Turvey, Daniel Abt e Hartley fecharam o top-10. Di Grassi foi o 16º. 

Fórmula E 2020, eP de Santiago, Chile, Treino Livre 2:

1 O ROWLAND Nissan 1:04.799  
2 F MASSA Venturi Mercedes 1:04.930 +0.131
3 M EVANS Jaguar 1:05.046 +0.247
4 M GÜNTHER BMW 1:05.120 +0.321
5 A LOTTERER Porsche 1:05.257 +0.458
6 A FÉLIX DA COSTA DS Techeetah 1:05.280 +0.481
7 E MORTARA Venturi Mercedes 1:05.327 +0.528
8 O TURVEY NIO 1:05.398 +0.599
9 D ABT Audi 1:05.469 +0.670
10 B HARTLEY Dragon Penske 1:05.540 +0.741
11 N DE VRIES Mercedes 1:05.586 +0.787
12 P WEHRLEIN Mahindra 1:05.598 +0.799
13 J CALADO Jaguar 1:05.634 +0.835
14 S VANDOORNE Mercedes 1:05.899 +1.100
15 J.E VERGNE DS Techeetah 1:06.258 +1.459
16 L DI GRASSI Audi 1:06.283 +1.484
17 A SIMS BMW 1:06.349 +1.550
18 J D'AMBROSIO Mahindra 1:06.368 +1.569
19 N MÜLLER Dragon Penske 1:06.660 +1.861
20 R FRIJNS Virgin Audi 1:06.857 +2.058
21 S BUEMI Nissan 1:06.904 +2.105
22 S BIRD Virgin Audi 1:07.007 +2.208
23 N JANI Porsche 1:07.056 +2.010
24 M QING HUA NIO 1:08.364 +3.318
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar